Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ONDE JESUS PASSARIA O NATAL ?

Bom, eu disse que tiraríamos alguns dias de férias do blog, não foi? voces sabem, não é?, isso aqui vicia....rsrsrsr.... não resisti. Ontem realizamos nosso projeto de Natal, que há doze anos ocorre na véspera. Caravana enorme. Amigos de várias casas espíritas vieram compartilhar conosco, da Casa do Caminho, a emocionante experiencia. Até de Limoeiro, um tanto distante do Cabo. Aliás, vários anos que o pessoal participa conosco. Tres comunidades foram visitadas, sendo que duas programadas e uma terceira, não prevista, em que levamos algumas das cestas que não foram entregues porque sempre temos algumas extras. Barracos e dificuldades. Começamos à tarde, sol forte. Muitos dos casebres com uma temperatura quase insuportável. Encerramos as visitas por volta das dezenove e trinta horas.

Na última comunidade encontramos condições de moradia lamentável. Todas são mas algumas mostravam o quanto sofre famílias inteiras em condições sub humanas, indignas ao extremos. Uma só definição: miséria. E muita. Crianças em plena lama, misturadas com fezes e esgoto a céu aberto. Encerramos numa casa em que a senhora, D. Eliane, se emocionara bastante enquanto orávamos rogando a benção dos céus para o seu lar. Ela então expressou a causa de tal emoção pois era seu aniversário tambem. Ao lado de uma das filhas, Ellen, uma simpatian de criatura assim como a mãe, reside com mais quatro pessoas, totalizando seis moradores naquela condição lamentável. Fizemos uma tremenda festa para d. Eliane. E creio que a deixamos muito feliz. Pelo menos, naquele instante. Voltaremos lá depois desse período de comemorações.

Onde Jesus passaria o natal? Imaginem onde, prioritariamente, Ele iria para comemorar seu nascimento entre nós....

4 comentários:

  1. Essa é uma boa pergunta: “Onde Jesus passaria o Natal?
    Além de ler as suas colocações sobre um dos trabalhos de assistência social realizado através de um projeto da Casa do Caminho, essa pergunta fica limitada apenas as suas colocações vivenciadas mediante as visitas as comunidades. Mas, é fato que a realidade da falta de infraestrutura e a carência dos representantes governamentais se espalham por todas as regiões locais, regionais, nacionais e global. A meu ver esse é um fato que se um erra os demais de pouca conduta moral também querem fazer o mesmo, e isso contamina. Mas, se um que tenha conduta moral estiver ocupando certo cargo de decisão e agir de maneira ética e com dignidade, este poderá mudar poucos e esse pouco grupo conseguirá mudar outros e assim por diante.
    O fato do trabalho social e dos projetos que beneficiam a comunidade carente e marginalizada auxiliar e amenizar a situação, este também chama a atenção dos agentes governamentais para a ação realizada. E, quando este trabalho social é realizado por grupos que traz na sua essência a religião, além da assistência material vem à assistência espiritual porque muitos são carentes e descrentes da fé e da palavra pronunciada com fé, esperança e amor. E, vem a sua pergunta: “Onde Jesus passaria o Natal?”.
    Mediante as suas colocações ele passaria ao lado daqueles que são descrentes da fé, do sofrimento, da solidariedade, do perdão, da esperança, daqueles que luta pelo seu sonho, de uma palavra amiga, da simplicidade, do humilde, e principalmente daqueles que buscam a superação das dificuldades moral, material e espiritual. Além disso, Jesus o maior guia da humanidade, também, esteve presente através das atitudes realizadas pelo grupo que acompanhou e por aqueles que foram solidários com o trabalho social. Em outra situação poderia elencar muito mais.
    Um Feliz Natal para você e todos de sua família! E, tenho certeza que através dos espíritos enviados por Jesus, este também estava ao seu lado.
    Abraço no coração, Ana Cândida

    ResponderExcluir
  2. Amigo muito bom o trabalho que vcs fazem com os nossos irmãos
    a felicidade fica registrada em cada rostinho e em cada coração.
    Olhando as fotos o que me chamou atenção foi o Papai Noel
    tenho a impressão que conheço se for ele amei!!!! Maravilha!!
    Identifiquei pelo óculos.rsrsrs
    Parabéns pra ti e toda equipe Jesus agradece e com certeza fica feliz e que todos sejam abençoados!!!! Abraços!!!!
    Beijos no coração!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fred querido irmão.
    Sei o quanto dói.E sei também que o Pai assim havia determinado.
    Que Ele ilumine sua saudade,com a luz preciosa da certeza de um reencontro.No tempo de Deus....
    Quero também aproveitar para agradecer á você e á todos pelas orações,vibrações positivas durante o período difícil.
    Que Deus possa não nos livrar dos problemas,mas nos dar forças,sabedoria e sensibilidade pra lidar com eles,percebendo em quais entrelinhas Ele escreveu a lição preciosa.
    Um abraço imenso pra você,pra Lú e pras meninas.

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Fred,

    "Mudam-se os anos, mudam-se os capítulos da nossa vida, mas a beleza desta história está nas personagens, como você, que se mantêm sempre presentes iluminando essa jornada. Feliz Ano Novo!" Abraços beijos no coração!!!!! Saudades!!!!

    Pra ti e todos os amigos que fazem parte deste Blog de luz e amor!!!

    Adeus, ano velho!
    Feliz ano novo!
    Que tudo se realize
    No ano que vai nascer!
    Muito dinheiro no bolso
    Saúde pra dar e vender!

    ResponderExcluir