Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SELVAGERIA

Confesso que uma indignação intensa me envolveu o coração ao assistir a sanha selvagem de torcedores do Atlético paranaense e do Vasco da Gama, em verdadeiro confronto da mais completa barbárie, em um estádio de futebol de Joinvile, Santa Catarina. Um rapaz já abatido, sem forças, agredido covarde e vilmente por uma turba ensandecida. Essa a cena mais forte. O que está acontecendo com a sociedade brasileira? A violência explode em números assustadores. Ano passado, mais de 50 mil pessoas morreram por atos de violencia, sem falar nos feridos por armas e socos. Drogas dilaceram milhões. Um amigo me perguntava como conceber que estamos a caminho da regeneração com tanta estupidez do comportamento humano...

A resposta, procurei efetuá-la, estava no fato de que a sociedade brasileira realmente não nos anima a acreditar na melhoria tão apregoada nos meios espiritualistas. Talvez fique mais compreensível a colocação do espírito Humberto de Campos na sua obra psicografada por Chico Xavier, "Brasil, Coração do mundo, Pátria do Evangelho". Era necessário muito evangelho para domar tanto descaso numa sociedade. Não seria apenas porque difundiríamos a Boa Nova para o mundo como o fazemos. Pelo menos, cheguei a essa conclusão. Alem do mais, temos sociedades no planeta em que essa selvageria não mais existe, embora estas tenham suas dificuldades ainda não superadas. Países que funcionam, que não aceitam desvios éticos e que primam pela luta por uma sociedade cada vez mais igualitária. Países onde o índice de violência é quase desprezível. Não podemos julgar as transformações do planeta em função de como está nosso país. Não por acaso, é aqui que o espiritismo possui o maior número de adeptos. Creio que é para colaborar na pacificação dessa terra querida.

Trabalhemos para que a selvageria que ainda campeia em nosso país possa desaparecer o mais breve possível. A educação, a modernidade, os avanços de uma sociedade que progrediu possa dar um fim nessa insanidade.

2 comentários:

  1. Tomara amigo que esta violência tenha fim um dia, assim como as
    drogas porque do jeito que está não pode continuar vivemos num
    País do medo seja dentro de casa no trabalho na rua sei não de
    repente me bate uma tristeza não sei se é pecado + já pedi muito a
    Deus para dormir e não me acordar infelizmente cheguei a este ponto + ele não atendeu meu pedido acho que é porque ainda
    tenho muito que cumprir aquela palavrinha que se chama missão
    então vou pela fé porque a mesma é quem me mantém de fé.
    Abraços e muita luz!!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade que a sociedade brasileira não nos anima, mas outras sociedades já nos exemplificam, - e pode-se ver nas transmissões de partidas de futebol em alguns canais, o comportamento dos torcedores, que aplaudem boas jogadas ou quando um gol é perdido, jogadores substituídos deixam o campo sob os aplausos de reconhecimento dos torcedores e no próprio campo onde a partida está sendo disputada, raras são as faltas cometidas pelos atletas; creio que isso aponta para o momento em que nosso esporte será apreciado pelos torcedores como um espetáculo, onde se comemora a beleza e a alegria da partida, não a vitória ou derrota de determinado clube; somos muitos trabalhando para que a selvageria desapareça; episódios como esse nos diz que devemos trabalhar com mais vigor; afastar o desanimo e seguirmos adiante! "A PAZ é o caminho!"

    ResponderExcluir