Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

A LINGUAGEM DE DEUS 2

Tivemos, na área de comentários referente à postagem "A linguagem de Deus", a colaboração excelente do Edivaldo Júnior, e ele enfoca algumas questões que ali postei sobre Francis Collins. Primeiro, gostaria de dizer ao Edivaldo a satisfação de sua participação e minha gratidão pela felicidade de suas colocações. Segundo, é possível que eu não tenha colocado bem a posição do cientista quanto ao design divino. O que voce colocou é o que ele expressa no livro., sendo que o que escrevi foi que ele fez referencia à existencia dos seguidores do desig divino. Collins faz menção dos que defendem a ideia, embora não compactue com este seguimento como um todo. Apenas  mantenho o ponto de vista de que ele acha, sim, que, ao falar de uma força inteligente,,ele acha que é o ponto positivo, embora discorde do modelo como um todo.

Outra coisa importante é que, tanto Collins quanto o pensamento espírita, são favoráveis a Teoria da evolução e a atual visão da ciencia sobre o surgimento do universo. O espiritismo segue a ciencia e ela, até agora, não é causa de qualquer alteração em nossos postulados. A ciencia é evolução e muita coisa que ela defendeu no passado sofreu correção. Estudando as leis naturais, aproxima o ser humano da grande realidade. Fora do design divino há associações de cientistas, como a que Collins faz parte, voltada à análise do universo sob o enfoque deísta. Alem disso, muitos cientistas que estudaram os fenômenos espíritas e psíquicos, adquiriram sólida convicção quanto á imortalidade da alma e a presença de Deus. Recomendo aos leitores as obras já citadas neste espaço:" A física da alma", do Amit Goswami; "A biologia da crença", de Bruce Limpton e " A Grande Aliança", de gary Schartz, só para citar estes.

Como voce colocou muito bem, Edivaldo, a questão de Deus ainda não faz parte das "certezas" da ciencia oficialmente mas, por outro lado, não há como nega´-Lo. Existem cientistas céticos mas não a ciencia. Aliás, gostaria de colocar que, ao contrário da ciencia, muitos cientistas tomam posição fundamentalista quanto à questão, semelhante ao fundamentalismo religioso, ao ponto de parecer que a palavra final fora dado pela ciencia quanto à imortalidade da alma, por exemplo. A própria história da ciencia deveria colocar em estado de ponderação estes pesquisadores que esquecem da própria circuspecção científica.

Cremos que não só a física mas outras ciencias vem "sutilizando" seus conceitos. As proximas décadas irão trazer vastos progressos não apenas no que tange aos estudos da natureza material mas, tambem, quanto aos fatos psíquicos e transcendentais. Na psicologia transpessoal, na biologia moderna e na parapsicologia teremos novidades muito interessantes. Aguardemos.

Espero novas participações suas , Edivaldo, enriquecendo, como o fez, nosso espaço. Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário