Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

HAWKING

Stefhen Hawking, eis o nome de um dos maiores genios científicos da atualidade. Portador de uma  esclerose lateral amiotrófica, enfermidade degenerativa que o levou a uma cadeira de rodas e à condições de difícil comunicação, necessitando de instrumentos adaptados para tal, sem dúvida é um espírito de antigo representante das ciencias, novamente envolto na carne para auxiliar no entendimento do universo, sendo um dos mais qualificados físicos da atualidade. É o Einstein do momento.

Estou lendo um pequeno opúsculo sobre ele, "Minha breve história", em que, de maneira sintética, narra algo de seus caminhos na atual encarnação. Suas abordagens sobre "viagem no tempo", "buracos negros" e as várias dimensões do universo, representam uma aproximação da cultura academica para com o povo. Linguagem fácil, para que os pobres mortais entendam um pouco do muito que eles compreendem ( dentro das limitações dos seres humanos na Terra, claro).

De maneira indireta, muitos assuntos caros ao espiritismo aparecem, nas entrelinhas do raciocínio de Hawking. Me refiro às múltiplas dimensões do universo e ao interesse sobre a questão da análise do tempo. Me parece que o cientista não acredita no ser espiritual, embora só a reencarnação explique sua enfermidade e sua superação das limitações impostas ao seu corpo pela natureza. Imeginem se ele compreendesse a reencarnação! Creio que nunca se interessou pelo tema. Quer queira, quer não, embora milhares de cientistas tenham se interessado pela imortalidade do ser humano e feito investigações comprobatórias à respeito, o ambiente academico é ainda profundamente "fundamentalista" a esse respeito, dificultando, por formação, o simples despertar para esses temas, nem que seja para contestá-los.

Isso não impede, no entanto, que aqui e ali, Stefhen se defronte com os grandes enigmas do cosmos. Sua mente fervilha. Indagações e mais indagações pontificam nas suas reflexões. Penso que já deva ter conjeturado a respeito da "finitude" da vida física. Todo pensador, todo intelectual, por mais fuja da questão sempre se volta, em algum  momento, para o tema., ainda que anseie fugir dele. O poder de superação de sua vida, o fato de ter tido dois casamentos e gerado tres filhos, não deixa de estimular uma mente tão arguta sobre o suposto "final da vida". E quando ele partir, nosso mundo ficará mais pobre, sem dúvida alguma.

Quanto a nós, ler sobre sua existencia não deixa de nos fazer enxergar um plano sublime da evolução dessa alma. Verificar que o seu genio supera as limitações físicas representa uma mensagem para a humanidade que o poder do espírito é sempre mais amplo e maior que o da matéria. E que a vida na Terra é mais que ter o corpo perfeito, ou que se limite as lamentações tão de nosso cnhecimento. Hawking não lamentava sua condição física. E se dizia viver uma vida prazerosa. Parece-me que efetivamente ama a vida da forma como ela  e buscou vencer os empecilhos, não permitindo que estes lhe infelicitassem a existencia. Uma lição para todos nós, que temos, muitas vezes, um corpo relativamente saudável, condições físicas que facilitam certas aquisições, embora, óbvio, sem a genialidade do grande cientista. 

Se Hawking reconhece os valores positivos de sua vida, ainda que vitimado pela esclerose lateral 
amiotrófica, como devemos olhar a própria existencia, ainda que tenhamos, com justiça, devemos afirmar, dificuldades e obstáculos um pouco à nossa frente?

2 comentários:

  1. Cientistas descobriram o primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho semelhante ao da Terra e onde pode existir água em estado líquido, o que o torna habitável.

    A descoberta reforça a possibilidade de encontrar planetas similares à Terra na nossa galáxia, a Via Láctea, segundo uma equipe internacional de astrônomos liderada por um profissional da Nasa. O trabalho foi publicado na edição desta quinta-feira da revista científica americana Science.

    "É o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra encontrado na zona habitável de outra estrela", destaca Elisa Quintana, astrônoma do centro de pesquisas Ames, da Nasa, que ficou à frente da pesquisa.

    "O que torna esta descoberta algo particularmente interessante é que este planeta, batizado de Kepler-186f, tem o tamanho terrestre e está em órbita ao redor de uma estrela classificada como anã, menor e menos quente do que o sol, na zona temperada onde a água pode ser líquida", afirmou.

    Considera-se que esta zona seja habitável poque a vida como a conhecemos tem possibilidades de se desenvolver naquele ambiente, segundo os pesquisadores.

    Para Fred Adams, professor de Física e Astronomia da Universidade de Michigan, "trata-de de um passo importante na busca para descobrir um exoplaneta idêntico à Terra".
    ..

    ResponderExcluir
  2. Passando pra te dar um enorme abraço virtual, saudades enormes de ti.. Amo Hawking, tenho dele o universo numa casca de nós e partilho do mesmo pensamento que o seu. Beijos de luz ao meu amigo de tantas reecarnações!!

    ResponderExcluir