Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

EDUCAR É, ESSENCIALMENTE, DESPERTAR

Educar é um ato de despertamento. Despertar para valores fantásticos que compõem a vida e a nossa realidade interior. Já se faz conhecida a definição de que educar é trabalhar caráter. Noutra definição, mais ao gosto do oriente, significa estimular o ser para que coloque o divino para fora.

Seja esta ou aquela definição, sempre temos compondo seu conceito a idéia de que trata-se de uma despertar. Até quando nos voltamos para a presença do sofrimento em nossa vida, lá está ele, o despertar. A dor vai abrindo clareiras, vai esculpindo o grande amanhã, vai sensibilizando a criatura.

Será que estamos, enquanto educadores , ajudando os filhos a despertar para suas potencialidades e para a presença do divino em suas vidas? Ou será que estamos apenas preocupados em conduzi-los de conformidade com o que queremos, sem que eles se deem conta de sua natureza e de seus objetivos grandiosos ante os planos de Deus?

Penso que não se pode discutir educação sem se levar em conta o fator do despertar, respeitando o indivíduo em toda a sua complexidade e atuais limitações. Educamos moldando para a vida ou para nós, para o despertar dos valores espirituais dos filhos, ou para vê-los à nossa imagem e semelhança? 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente! Despertar para o verdadeiro sentido da vida. Despertar para o amor ao próximo e para o respeito mútuo.

    ResponderExcluir
  2. Fred educar é um despertar para o futuro é o que repassamos para os filhos todos os dias agora resta eles acatarem o que não é muito fácil com a juventude que estamos vivenciando ultimamente.Temos que respeitar a individualidade de cada um como espirito em evolução com suas qualidades defeitos vontade própria sem interferirmos nas escolhas porque cada um tem seu livre arbítrio façamos nossa parte orientando aconselhando o resto é por conta deles. Fred parabéns pelo dia dos pais que este final de semana seja de alegria e amor junto á familia!!!! Beijos no coração !!!!! Deus conosco!!!!!

    Para Refletirmos!!!

    “..O segredo da felicidade imortal reside, exatamente, na capacidade de cada coração para os sublimes testemunhos do Amor, da Renúncia e do Trabalho...”
    ―Leon Tolstoi

    ResponderExcluir