Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 10 de agosto de 2014

MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO

Essa frase da música de Roberto Carlos define bem minha percepção daquele que foi, nesta minha encarnação, meu velho pai. Ah, que saudade, querido poeta, meu velho amigo! Embora o dia dos pais seja algo da convenção humana, sempre é bom ter um dia em que se volta para reverenciar a figura do pai. Claro que devem ser todos os dias essa reverência. Mas, que saudade...! Lembro de seu olhar acolhedor e sua fisionomia quase sempre com um ar de riso a despontar, luminoso, na face. Sua voz cheia de leveza e seu coração quase sempre calmo ainda hoje me faz uma grande falta.

Seus passos firmes, apesar dos setenta anos, sua inteligência suave, seus poemas que nos dava para ler...recordo os domingos com os tios, irmãos, parentes diversos, a casa cheia como cheio vivia seu coração, voltado à todos nós, seus nove filhos. A lembrança avança, desenhando, novamente, o dia de seu sepultamento, a emoção de cidadãos de várias classes sociais, alguns falando, entre lágrimas, dos benefícios que o senhor lhes fez e que nunca dissera para nós. 

O comércio homenageando a passagem de seu corpo e as lágrimas de pessoas nas janelas, que eu não sabia que sentiam tanto sua partida para o mundo espiritual. E que dizer do meu tio Amaury, doente, na porta da casa do meu irmão, acenando com lenço branco e o rosto contristado pela dor da saudade, sem poder acompanhar o féretro....inesquecível!

Pai, meu pai, receba, mais uma vez, uma torrente de meu amor, de minha gratidão. Sei que é o pensamento de todos os meus irmãos. E finalizo dizendo o quanto abre-se um largo sorriso em meu rosto só de pensar no mu retorno ao Grande Lar, onde irei lhe abraçar novamente e novamente lhe beijarei o rosto e as mãos, como antes. Não haverá como descrever minha alegria, mesmo felicidade, em poder lhe escutar que tem poemas para me mostrar, que tem coisas para me ensinar, guiando, como na Terra, meus primeiros passos no além, após mais esta etapa na carne.

Obrigado por tudo, meu querido, meu velho, meu eterno amigo. Beijos, e peço , como de costume na terra, sua benção.

2 comentários:

  1. Parabéns a você Fred, e a todos os Papais deste blog!!! Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Fred muito bonito as suas palavras em relação ao seu papy infelizmente não tive o prazer de conhecer o meu pai nem de conviver quem sabe na próxima encarnação eu creio. Bem amigo passando para te desejar um inicio de semana de muita paz e luz!!!! Abraços beijo no coração!!!!!! Saudades!!!!!

    Para Refletirmos!!!!!

    Ao Amor Antigo
    O amor antigo vive de si mesmo,
    não de cultivo alheio ou de presença.
    Nada exige nem pede. Nada espera,
    mas do destino vão nega a sentença.

    O amor antigo tem raízes fundas,
    feitas de sofrimento e de beleza.
    Por aquelas mergulha no infinito,
    e por estas suplanta a natureza.

    Se em toda parte o tempo desmorona
    aquilo que foi grande e deslumbrante,
    a antigo amor, porém, nunca fenece
    e a cada dia surge mais amante.

    Mais ardente, mas pobre de esperança.
    Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
    e resplandece no seu canto obscuro,
    tanto mais velho quanto mais amor.
    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir