Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ORDEM E HARMONIA

Para nós, almas que vivemos no turbilhão da mente em desalinho, a vida parece ser governada pelo caos. Esta percepção, essa visão caótica representa, na verdade, a realidade interior que trazemos. Cada vez mais a ciência vem percebendo uma ordem implícita em todos os fenômenos da natureza. Os cálculos apontam uma harmonia e uma espécie de consciência para que os elementos configurem a vida. Erwin Laszlo elaborou a teoria de tudo, mostrando a coerência explícita no universo.

Não pode existir, no entanto, ordem produzida pelo acaso. Ordem implica em intencionalidade, esta resulta em organização, ordenamento. A idéia de Deus vai se impondo para os cientistas através da própria sede de conhecimento desta. Acaso produz aleatoriedade, jamais ordenamento. O que não tem inteligência não consegue produzir planejamento, coerência. Segundo alguns astrofísicos, desde o início, o universo parecia saber que nós, seres humanos, estávamos vindo. As forças manifestas  na natureza estão embasadas em milimétricos cálculos para a combinação de elementos constitutivos tanto da realidade microscópica quanto no mundo macro.

Se a força de expansão dada pelo Big Bang fosse uma tanto mais forte, as galáxias não se formariam e, em consequência, as estrelas e os planetas. Se fosse um tanto mais fraca, o universo colapsaria em si mesmo, densificado. A vida não se produziria. Tudo parece perfeitamente equilibrado. Para cada  partícula de matéria, formou-se uma de ante matéria, que se anulam. Para que a vida se manifestasse, uma tanto mais de matéria teria que se produzir a amais que o seu correspondente de ante matéria. Foi o que ocorreu. Ordenamento, planejamento, intencionalidade. Eles só não dão o nome de Deus. Não importa. O nome é o de menos.

Até é compreensível o afastamento da ciência dos conceitos tradicionais de Deus. Sem dúvida que, em muitos pontos, a ciência está correta quanto a visão de um Criador humano, antromórfico, característico das religiões tradicionais. Cada vez mais a ciência vai se aproximando da concepção de Deus conforme o espiritismo apresenta para a humanidade.

Ordem e harmonia: aí está Deus se revelando à inteligência dos seres humanos. E quanto mais buscarmos a harmonia interior mais sentiremos Deus vibrando em nossa intimidade.


2 comentários:

  1. Fred também concordo que na natureza tudo é harmonioso e tem uma razão de ser, onde o acaso não existe.
    Gostaria que você por favor falasse um pouco mais sobre a conquista da harmonia interior, que muitas vezes a ansiedade com o presente e/ou com o futuro atrapalha tanto.
    Muito obrigada e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo Fred... Perfeito nas linhas e entrelinhas! Obrigada meu amigo querido! Bjs de luz

    ResponderExcluir