Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 25 de março de 2012

SOBRE A EVOLUÇÃO DE JESUS

Nosso amigo Matheus Steffano solicita que eu poste algo sobre um tema que teria sido abordado pelo querido amigo e competente expositor, Haroldo Dutra, de Minas Gerais. Ele teria falado sobre os possiveis mundos em que Jesus teria desencadeado sua evolução e, de tão perdido nos tempos a pureza alcançada pelo Cristo, que estes mundos já nem mais existiria ( isso já é uma interpretação minha). Olha, não assisti a palestra em que o Haroldo teria dito algo á respeito, no entanto, Emmanuel, se não me engano, na sua obra O Consolador e, talvez em A Caminho da Luz, faz referncia ao fato de que Jesus teria feito sua evolução em linha reta, ou seja, existiriam espiritos que, mesmo passando pela fieira das encarnações ( como todas as almas ) usa seu livrio arbitrio da melhor maneira, não se comprometendo de maneira infeliz perante as Leis Soberanas da Vida, dessa maneira, livrando-se de um turbilhão de vidas expiatórias, como ocorre com a maioria de nós. O tema é tão transcendente que não me arrisco a ir alem, viu, Matheus...espero, pelo menos, ter clareado alguma coisa. Um abraço.

6 comentários:

  1. Fred, bom dia!!!! Sobre esse tema a Evolução
    de Jesus, eu no meu pouco entendimento acho
    que Jesus teve uma vida normal não como nós,
    + sim como um espirito evoluido que ele foi
    e continua sendo.Porque se formos olhar
    reencarnações de tantos outros espiritos
    que já tiveram aqui no nosso planeta, muitos cumpriram suas missões sem desviarem suas jornadas.Temos como exemplo Chico, que nunca
    trocou a vida espiritual pela material, se doou
    até o último instante de sua vida, amando o
    próximo, ajudando na caridade moral, e material.
    Fred, não sei se estou certa, se não tiver
    pode puxar as minhas orelhas!!! Abraços!!!Paz!!

    ResponderExcluir
  2. Está bem! Vou lendo mais e vou entendendo, realmente parece tão simples... mas quando paramos pra refletir, nossa! Abraço, continuo acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  3. Fred, caso você poste a respeito de sua palestra nesta quinta-feira no Grupo Espírita Seara de Deus, informe que sua alocução será transmitida para o mundo todo através do facebook do Seara de Deus, em forma de áudio, o que vem logrando êxito em diversos cometimentos. Além do mais, a palestra estará disponível posteriormente no próprio facebook do Seara, ok?
    Um abraço fraterno de um profundo admirador seu...

    ResponderExcluir
  4. A respeito de Jesus, cabe-nos salientar que há 4,5 bilhões de anos Ele já era o Cristo... será que podemos conjecturar acerca de Sua Grandeza? rsrsrs....difícil demais... um abraço meus saudosos confrades de lide espírita!

    ResponderExcluir
  5. O Sublime Peregrino - Ramatis
    PERGUNTA: — Alguns espíritas afirmam que a evolução de Jesus processou-se em linha reta. Podeis esclarecer-nos a esse respeito?

    RAMATíS: — Essa afirmação não tem fundamento coerente, pois a simples presunção de Jesus ter sido criado espiritualmente e com um impulso de inteligência, virtude ou sabedorla inata, constituiria um privilégio de Deus a uma alma de sua preferência! Isso desmentiria o atributo divino de bondade e Justiça infinitas do próprio Criador. Aliás,não há desdouro algum para o Mestre ter evoluído sob o regime da mesma lei a que estão sujeitos os demais espíritos, pois isso ainda confirma a grandeza do seu espírito aperfeiçoado pelo próprio esforço. Nenhum espírito nasce per¬feito, nem possui qualquer sentido especial para a sua ascese espiritual à parte; todos são criados simples e ignoran¬tes,com consciência ou "livre arbítrio" se manifesta atra¬vés do "tempo-eternidade", mas sem anular o esforço pes¬soal na escalonada da angelitude.
    E Jesus não fugiu á essa regra comum, pois forjou a sua consciência de Amor e Sabedoria Cósmica ao nível dos homens, lutando, sofrendo e aprendendo os valores espiri¬tuais no intercâmbio dos mundos materiais. Ele tornou-se um ente sublime porque libertou-se completamente das paixões e dos vícios humanos; mas não se eximiu do contato com as impurezas do mundo carnal! A sublimidade da flor não reside apenas na sua conformação formosa


    Ramatis explica de forma racional, que Jesus foi criado IGUAL aos outros Espíritos, ele foi criado simples e ignorante, e ele foi evoluindo como os outros espíritos, através de múltiplas reencarnações, sem favores e sem privilégios .
    Deus cria todos os espíritos iguais, simples e ignorantes, todos tem a mesma ORIGEM e o mesmo destino, todos evoluem pelo seu próprio esforço pessoal.
    Jesus já foi um espírito inferior, simples e ignorante.
    Os privilégios e os favores políticos e humanos só existe no plano terreno, no mundo invisível todos são iguais perante as Leis do Criador incriado, a grandeza moral de Jesus esta exatamente no seu esforço pessoal e na sua luta para conquistar a Ciência e as Virtudes Superiores, ele mesmo foi construindo a sua Evolução através de varias reencarnações.



    ResponderExcluir
  6. O Criador é Justo e Imparcial e suas Leis são iguais para todos os Espiritos, não existe privilégios e nem favores do Criador incriado, todos somos iguais perante as Leis naturais e imutaveis do Universo. Todos os Espiritos são criados iguais simples e ignorantes, sem Virtudes e sem Ciência, e eles vão Evoluindo gradativamente no campo Moral e no campo Intelectual, atraves de reencarnações sucessivas, até se tornarem Espiritos Puros ou anjos.Os Espiritos Superiores de hoje já foram no passado Espiritos atrasados sem conhecimentos e sem Virtudes e eles foram Evoluindo gradativamente, sem favores e sem previlegios, evoluindo pelo seu próprio esforço pessoal e sua luta. O Mestre Jesus, o Mestre Buda e outros Mestres, já foram Espiritos inferiores e atrasados, e eles Evoluiram como os outros Espiritos, pelo seu próprio esforço pessoal. Não existe Espíritos especiais, todos somos iguais perante as Leis do Criador incriado. A Evolução é Obra nossa, cada um deve construir a sua própria evolução pelo seu aprimoramento Moral e Intelectual, praticando o Bem e as Virtudes. As religiões deveriam estudar esses assuntos, por que, o ser humano é um Espírito encarnado no mundo terra para Evoluir, gostaria de conhecer os religiosos nessas questões, espero algum contato. Devemos promover o bem, as virtudes, o amor pelo próximo, o amor pelos animais, precisamos de Espiritualidade, nós somos filhos da Grande LUZ, devemos buscar sempre a LUZ e não ficar presso aos condutores da Luz.


    ResponderExcluir