Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

SOBRE O ATEÍSMO

Estou tendo a felicidade de psicografar páginas de um espirito valoroso, que deu sua contribuição difusão da imortalidade, com sacrifícios terríveis à sua tranquilidade. Trata-se do Fernando de Lacerda, que foi médium portugues, tendo residido no Brasil ao final de sua encarnação. Possivelmente, se for permitido pelo Alto, estas páginas serão transformadas em livro. Considero muito interessante as abordagens desse amigo espiritual. Vamos dar "uma palhinha" de uma dessas mensagens. Ela nasceu de uma reflexões que eu fazia à respeito do ateísmo. O amigo desencarnado, então, esteve conosco e fez referencia  ao tema. Vamos a mensagem :

"Indaga voce sobre o ateísmo. Sim, muitos na carne se entregam à descrença em um Criador por razões, diria, até compreensíveis, quando lhes falta o senso intimo proporcionado pela maturidade espiritual ou pelo volume de situações que parecem negar a presença de um Deus na experiencia humana ( pelo menos, o Deus da concepção usual dos homens ).

Tenho um grande amigo aqui, na dimensão onde me situo presentemente e ele foi ateu um bom tempo na Terra. Não conseguia entender algo que não tivesse tido um início. Como conceber alguma coisa que sempre existiu, sobretudo, com tanto poder ? E o "caos" que caracterizava, aos seus olhos, o universo ? Como pode ter surgido o que nunca surgiu ? essas indagações afloravam em sua mente durante a juventude e levou-o à descrença. Só aos quarenta anos de idade teve início a sua retomada para a aceitação de Deus. Foram os fatos transcendentes que lhe venceu a resistencia intelectual. Primeiro, teve visões de espectros que, de início, o induziu a crer que era vítima de alucinações, porem, a multiplicação dessas visões abriu clareiras imensas em sua descrença. Dedicou-se a estudar os fenômenos espirituais e obteve comprovações inequívocas sobre a imortalidade do ser. Após seu desenlace, permanece sem entender Deus, embora ciente de Sua existencia. Compreende que, o fato de não entender algo, não fará com que este mesmo algo deixe de existir.

Ah, muitos podem achar estranho que o amigo permaneça sem compreender Deus, ainda que residindo no mundo dos espiritos. Ora, a morte não nos presenteia com as respostas de todos os enigmas do infinito. Pelo menos, não em nosso estágio de evolução atual. Não será, nunca, a morte, um passe de mágica. Será uma desilusão para qualquer um que acreditar encontrar-se, depois da sepultura,  com todas as respostas prontas. Continuamos a estudar, perquirir, investigar. Para terem uma pálida idéia à este respeito, os cientistas aqui continuam a buscar compreender os fenômenos da vida, conquanto em condições bem melhores que na Terra. Eles analisam, levantam teses, constroem aparelhos ( inclusive, instrumentos com objetivo de falar com os humanos, sem a utilização dos médiuns )... enfim, continuam desafiados à levantar os véus do conhecimento, agora, no entanto, com a presença de Deus.

Este meu amigo, antes ateu,  me falou que há uma alegria extasiante quando o descrente " redescobre" Deus muito maior que o entusiasmo naquele que tem a fé. Pelo menos, foi assim no seu caso e de alguns que, como ele, viviam alheio à presença de um Criador.

Feliz o que encontrar alguma nesga dessa verdade. A insistencia de alguns setores religiosos em apresentar um Deus em vestimenta infantil produz, ainda, novos ateus. Falo isso sem querer menosprezar qualquer crença, até porque elas se coadunam, em suas variadas expressões, às condições de entendimento dos seus seguidores. Faço, apenas, uma análise dos fatos. Para mim mesmo, seria difícil crer no Criador como se nos apresenta o conceito usual nas várias escolas religiosas.

E, pelo sim, pelo não, ateu que é ateu mesmo, procura fazer o bem para a sociedade. penso que talvez, lá no fundo, ele diz :  Vai que há, realmente, um Ser Supremo...? "


                                              FERNANDO DE LACERDA


Aproveito esta postagem, já um tanto longa, para recomendar aos amigos, a leitura ( e estudo ) da magistral obra do grande cientista frances, o astrônomo Camille Flammarion, Deus na Natureza. É  fantástica a maneira como o maravilhoso pesquisador dos céus prova a presença do Criador na natureza.

2 comentários:

  1. Fred, belíssima mensagem do nosso irmão Fernando de Lacerda desatando laços e conceitos que muitos espíritas esperam encontrar no além-túmulo. Interessantíssimo sabermos que no mundo espiritual a ciência existe e com dedicação, buscando sempre a evolução. Só confirma a teoria evolucionista do Universo, todos temos que progredir e não devemos ficar inertes e parados no tempo, buscando nos aperfeiçoarmos em busca do progresso e da vida celestial. Impressionante uma consciência no mundo espiritual ainda tentar negar a presença de Deus e continuar descrente. Concluímos que a mudança de consciência só depende da reforma íntima de cada um, mesmo que tudo ao seu redor lhe dê provas do contrário, mas quando se quer ser cego diante da luz apenas o próprio amaurótico pode modificar isso.

    Continue nessa missão, esse livro tem tudo para nos trazer mensagens novas e conhecermos mais do que nos aguarda no futuro.

    Um grande abraço.

    Leonardo Paiva

    ResponderExcluir
  2. Fred, estava hoje procurando um pouco sobre como são os outros países, prática que realizo constantemente, muito por não me adaptar ao jeito brasileiro e muito por não me sentir verdadeiramente vinculado ao país.
    Nessa busca de hoje, estive lendo sobre a Dinamarca e verifiquei que este é um dos países com mais ateus no mundo. Também pude verificar que os países mais desenvolvidos tem a maior quantidade de ateus. Fiquei pensando como seria possível que mesmo sem acreditar em Deus, esses são os países com maior igualdade social, menores taxas de violência, etc. Fui criado no espiritismo e nunca duvidei da existência de Deus, então fiquei me questionando se esse não acreditar deles seria em não acreditar em um Deus humanizado como nós espíritas ou não acreditam em nada realmente.

    Gostaria de saber se existe alguma obra ou se você mesmo poderia me esclarecer um pouco essa dúvida.

    Muita Paz!

    ResponderExcluir