Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NILSON E SUA MONOGRAFIA

Fui contactado pelo participante deste blog, o Nilson, de Olinda, que me solicita indicação bibliográfica referente à consciencia como algo independente do cérebro, já que ele fará sua monografia ( é estudante de psicologia ) voltada para esta temática. Olha Nilson, um prazer poder lhe ajudar nesse sentido. Creio que seria interessante voce pesquisar os livros do Dr. Amit Goswami, relativos à fisica quântica. Citaria, por exemplo, A Física da Alma e O Universo Auto Consciente. Alem de Amit, recomendaria a pesquisa nos livros de EQM ( fenômeno de quase morte), tais como o livro do Dr. Sam Parnia, "O que acontece quando morremos", o dr. Raymond Mood Jr, "Vida alem da Vida" e outras obras de pesquisadores como Keneth Ring, Melvim Morse, Elizabeth Kubler Ross. Recomendaria, ainda, que desse uma olhada nas obras da parapsicologia e, como absorção de mais informação, os referentes a projeciologia, alem, claro, das pesquisas sobre reencarnação e os livros científicos relativos às comunicações dos espiritos, como os de Willian Crookes, Cesar Lombroso, Oliver Lodge, Ernesto Bozzano, etc. Afinal, se os espiritos se comunicam e demonstram vontade própria, isso indica que a consciencia persiste, ainda que o ser não tenha mais cérebro físico. Espero que estas dicas lhe seja útil. Um abraço e êxito na monografia.

3 comentários:

  1. Fred, um contemporâneo de Joana Angélica de Jesus(Joana de Angelis na época da independência da Bahia) foi Frei Caneca, sendo ele citado no livro "Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho". Por isso eu lhe pergunto Frei Caneca tem participado de alguma forma da doutrina espírita? Ou participado de alguma forma no plano espiritual brasileiro?

    ResponderExcluir
  2. Ôh Fred, muito obrigado pelas referências. Estou certo de que serão de grande valia. Tais bibliografias serão, na verdade, meu principal aporte teórico. Muito muito muito muito muito obrigado. Vou utilizar, certamente, cada um dos nomes que me trouxeste.

    Estava debruçando-me sobre as páginas do livro “O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR – LEON DENIS”, e encontrei na parte relativa ao tópico “O problema do Ser”, página 78, a seguinte citação:
    “Buisson escrevia: Se existe alguma coisa que possa demonstrar a independência do ‘eu’, é com certeza a prova que nos fornecem os pacientes submetidos à ação do éter. Nesse estado, as suas faculdades intelectuais resistem aos agentes anestésicos”.

    Leon Denis trouxe semelhante pensamento porque no parágrafo anterior ele referiu-se ao que diziam os psicólogos contemporâneos à sua época: que os sentidos são o único veículo físico da alma, porquanto a suspensão dos primeiros implicaria o desaparecimento da outra.

    No entanto, notamos que o estado de anestesia, cuja sensibilidade encontra-se temporariamente suspensa, não elimina a ação da inteligência.

    Um grande abraço meu amigo. Que Jesus, nosso Mestre e Senhor, seja convosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilson,

      A lista dada pelo Fred é muito boa, mas te indico um outro autor de enorme valor: Hermínio Miranda. Os livros são Alquimia da Mente, O Estigma e os Enigmas, Condomínio Espiritual e Arquivos Psíquicos do Egito.

      Também sou estudante de Psicologia e me interessa enormemente este tema. Estou lendo Condomínio Espiritual atualmente e gostando muito.

      Se quiser trocar alguma ideia, é só acessar meu blog analisesespiritas.blogspot.com e copiar meu e-mail ali inserido.

      Abração.

      Excluir