Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CRÔNICA PARA A LEVEZA DA VIDA. PONHA FÉ.

Estive refletindo hoje pela manhã sobre as lutas que, quase sem tréguas, se abateM sobre o ser humano. Umas batalhas são mais simples e outras, mais complexas. Muitas vezes fazemos das simples, situações exageradamente complexas, e nas mais difíceis, o impossível de superação. Na Casa do Caminho, aprendemos a lidar com essas circunstâncias, característica do estágio espiritual em que se situa o planeta que habitamos.


Tem hora que ansiamos a beleza, o carinho, a leveza da vida. Uma existência em que nos situamos seguros e mais acolhidos. E somos. A percepção é que, tomada pelo pesos das provas, se embota. E nossos ombros se assemelham as casas preparadas para a neve do inverno europeu, curvada sobre si, aguentando um peso colossal. É aí que esperamos ouvir uma balada de Roupa Nova, a música romântica e suave, ou quem sabe, dançar ao som de Jorge Vercillo ou, até, escutar Sinatra cantando New York, New York.


Li um livro, certa feita, e até assisti ao filme baseado neste, cujo título representou, para mim, um poema épico: "A insustentável leveza do ser". Recorrendo apenas ao título da obra, penso que essa leveza é o que buscamos, seja pela espiritualização de nossas aspirações, proporcionando a sutileza do corpo espiritual que, por sua vez, reflete a limpidez da alma, seja pela ânsia de respirar melhor quando tudo parece pesar demasiadamente. O ar, muitas vezes, parece não ser composto de oxigênio e sim, de chumbo. Já experimentaram isso ?


Mas tenho escutado os espíritos afirmarem que o amor proporciona leveza à nossa vida. Ele antecipa a vivência nos ares mais rarefeitos das esferas mais evoluídas do infinito. E tem a magia de nos dá a sensação exata do valor que tem nossa vida. Ele nos faz alcançar as estrelas ( me permitam essa licença poética ). É preciso termos coragem de dar leveza à própria vida ainda que estejamos sob o peso de desafios mais amplos e amargos. E isso conseguimos com a melhor compreensão de que nossas dores não são ameaças de Deus para nossa condição de pecador e sim, recurso que se abre nos caminhos, gerando possibilidades de fundamentais aprendizadoS. É a alma podendo adquirir sabedoria.


Ouvindo e vendo tantas dores em nosso entorno, e verificando os diferentes graus de lutas, nada mais posso imaginar senão o futuro mais feliz que chegará à essas vidas angustiadas, e o tesouro enclausurado nas entranhas dessas existencias acicatadas pelos aguIlhões, pelos espinhos do aprendizado. Por mais pese nossa vida no momento, podemos escolher dar à existencia um pouco de leveza, o que nos permitirá vencer todos os desafios. E estes, com certeza, serão superados. Ponha fé.

Um comentário:

  1. amigo Fred neste momento estou sentido a necessidade da leveza , dores, batalhas incansaveis, muitas delas compartilhada junto a voce a toda equipe da Casa do Caminho, . Meu caro amigo venho agradeçer pela oportunidade deste encontro... Preciso muito te falar sobre nossa irmã Sirlene.Que brilhe vossa luz!

    ResponderExcluir