Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

UMA SOCIEDADE ACESA

Toda instituição ou sociedade que não permita a diversidade de idéias, que não se enriqueça com a multiplicidade de visão, tende, naturalmente, a petrificar-se, "emburrecer". Congelada numa só percepção das coisas, essa postura mediocriza a sociedade e solapa o poder transformador de tudo, e que tudo deve possuir e utilizar. Allan Kardec apresenta, inclusive, em seus escritos e na maneira em que organizou suas pesquisas e conclusões, toda uma efervescência nesse sentido. Ao colocar que a primeira palavra fora dada mas não a última no que tange ao espiritismo, estava o codificador traçando a postura científica e estimuladora com que o ensinamentos dos espiritos superiores deveriam ser observados. Até mesmo quando ele coloca, em um dos números da Revista espírita, que o espiritismo sofreria, naturalmente, uma diversidade de maneira para ser compreendido ou assimilado, conforme aspectos culturais de cada povo, o que não quer dizer que teria que ser desnaturado. Não, as diretrizes, as bases seriam as mesmas, no entanto, fatores da sociedade e de cada região dariam as características da maneira como seria assimilada a prática espírita. E vemos isso ocorrer pois na Europa temos elementos que difere a percepção dos europeus e do sentir deles , da maneira que um brasileiro percebe e sente.

Bom, mas não desejaria tratar, apenas, da questão espírita nessa abordagem. O objetivo é enfocar que uma das características de uma sociedade que se pretenda avançada está na diversidade e inteligencia das percepções, e na participação dos indivíduos junto ao corpo coletivo de uma nação ou, até mesmo, de uma instituição social, religiosa, filosófica, etc. Para usar uma expressão atual, a democracia favoreceria esse aspecto enriquecedor. O pensamento único, sobretudo no estágio moral e intelectual em que nos situamos presentemente, é impossível de dar certo. Daí, seguir-se a torrente de um pensamento único ser extremamente danoso a construção de uma sociedade amadurecida.

Detendo-me, agora, especificamente, numa casa espírita, muitas vezes, atrelando-se a dificuldade que temos de viver a grandeza do evangelho, junta-se algumas questões a dificultarem o desenvolvimento de uma instituição. Confundir-se opinião diferente com indisciplina, por exemplo. Ou quando um componente defende com firmeza seu ponto de vista ( desde que não seja arrogante ou virulento ) e é taxado como desagregador ou "obsidiado ". Sempre tenho oportunidade de contactar casos dessa natureza ao longo de minhas viagens. Lamentavelmente, encontramos muitas casas, servidas por idealistas, com certeza, mas que trazem enorme dificuldade para conviver e enriquecer-se com a multiplicidade de idéias e percepções. Isso não é contrário à união tão desejada e imprescindível ao bom funcionamento de uma casa espírita. Quanto mais coesão entre seus componentes, mais fortalece a sustentação dada pelos espíritos nobres. essa harmonia pode existir ainda que haja idéias diferentes sobre determinadas ações desenvolvidas na instituição. tudo depende de nossa educação espiritual.

Devemos evitar, sim, contendas, sobretudo inúteis. Evitaremos, ao máximo, desunião ou antipatias que surgem devido ao orgulho exarcerbado que nos caracteriza, ainda, a personalidade. Jamais enveredar pela arrogância e presunção, elementos desagregadores em toda a parte onde vicejam. Agora, numa instituição onde é estimulada a participação de seus membros, onde as idéias são estudadas pensando no melhor para a causa e onde cada participante confia no outro, no seu amor à causa, então, esta casa torna-se produtiva, realizadora. Dinâmica e serenidade, calma e atividade. Sociedade acesa e produtiva. Mentes que cultivam o fundamental hábito do estudo e que se dedicam a atitude, tornando concreto junto à comunidade, os postulados estudados. 

Ampliemos o quadro para um país. Uma população educada, culta, moralmente mais elevada, idealizadora de uma sociedade justa, irmanada e harmoniosa. Enriquecida pela capacidade de pensar de seus habitantes. Leis que se cumprem. População instruída. estrutura social amadurecida. E completando-se com valores espirituais, teremos uma sociedade que brilhará, resplandecerá. Mensagem viva de paz  à todas as outras nações. Este será um ensaio de um planeta emancipado, um mundo edificado e feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário