Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O FATOR ESPIRITUALIDADE

Um amigo me enviou um texto lindo do Walter Borges sobre espiritualidade. Dentre outras pérolas, ele escreve que ter espiritualidade é trazer brilho nos olhos e luz nas mãos. Achei fantástica esta colocação. muitos confundem espiritualidade com regras religiosas. É algo muito mais profundo. Trata-se de essência, da natureza do ser e das experiências em que nós mais nos aproximamos do que somos.

O cultivo da espiritualidade proporciona um enlarguecer de horizontes. Segundo nos falam os que a vivem, é como que uma expansão de consciência que não pára. Os valores dos que a cultivam promovem um estado de saúde inusitado e uma natural alegria de viver. Os erros transformam-se em alertas para a corrigenda, sem a convencional condenação, introduzindo um profundo respeito da pessoa à sua condição de Filho da Luz. Renovar-se passa a ser a palavra chave.

Quando se opta pela espiritualidade, ainda nos ensinam os que a cultivam, opta-se pelo amor. A alma fica mais tolerante e fraterna, mais indulgente e amiga. A beleza da vida se destaca e cada detalhe desta, cada minudência do viver recebe uma coloração, um brilho todo especial. Quando nos momentos de dor ou provação, ainda aí, encontra-se beleza, riqueza e oportunidade de crescimento. E nos momentos de felicidade, o buscador espiritual encontra  razão para uma imensa gratidão.

Quase todo mundo conhece o que é o sintoma da depressão ou do medo. Pois bem, espiritualidade em nossa vida nos auxilia a não vitalizar esses sintomas e a retirá-lo do nosso arcabouço existencial. A presença de Deus torna-se mais palpável e isso desencadeia enorme sensação de segurança. Há um comando sábio no universo e a construção de um destino feliz pertence a cada espírito, na utilização de seu livre arbítrio. Precisa-se algo mais para termos o entusiasmo alimentado para vencer os obstáculos?

O fator espiritualidade é decisivo para a saúde das almas e sua felicidade. Um dia, em definitivo, isso irá entrar nas cogitações da ciência e da medicina. Nossos cientistas se tornarão, tambem, educadores de seus pacientes pois entenderão as causas das enfermidades como relacionadas ao equilíbrio das emoções, dos pensamentos e das escolhas efetuadas pela criatura. Eis o fator X para a civilização terrestre encontrar sua finalidade e sua natureza, sua gloriosa destinação, e, por fim, a paz tão ansiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário