Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DIVERSIDADE E SEMELHANÇA

Há poucos anos, o Dalai Lama fez um discurso extraordinário, quando de sua premiação do prêmio Nobel da Paz. Enfatizou o grande líder budista que podemos ter a cor da pele diferente, falar línguas diferentes, professar crença diferente, se vestir diferente porem, somos seres humanos e guardamos as mesmas aspirações no sentido geral: desejamos ser feliz e ser uma criatura saudável. Essa idéia, se levada em consideração, proporciona o respeito à diversidade das pessoas no planeta, favorecendo a indulgência e o respeito que desejamos para nós mesmos.

A chamada globalização não deixa de ser uma ação do tempo provocando a consciencia de que somos, tanto como nações, quanto como indivíduos, interdependentes. Ninguem é uma ilha. Cada vez mais as circunstâncias vão empurrando o ser humano para a noção de que deve superar o egoísmo, rumando para o altruísmo. Essa tomada de consciência provoca um exercício de humildade. Cada vez mais amplia-se o sentimento de que nenhuma escola do pensamento ou segmento religioso pode se arvorar em ser detentor de toda a verdade. A arrogância e a presunção favorece o surgimento do fundamentalismo. O fanatismo nasce da presunção de sermos possuidores de todas as verdades. E os preconceitos, facilmente, aí se instalam, multiplicando segregações e violência.

Claro que existem ambientes ( escolas de pensamento ou religiões ) que podem receber maior cota de aprofundamento dessas verdades. Creio nisso exatamente por cultivar o pensamento de que os espíritos superiores traçam estrategias sábias para dosar, homeopaticamente, o conhecimento mais elevado. Tudo de acordo com a maturidade e as condições de cada alma. A evolução nos impulsiona para um grande senso coletivo mas sem perder o sentido de que a individualidade não desaparece. A evolução espiritual é um processo de natureza individual, desencadeando o progresso coletivo.

Somos seres diferentes mas com os mesmos anseios de todo ser humano. Isso deve nos proporcionar mais indulgência, maior nível de tolerância nas nossas relações sociais. Respeitaremos a diversidade e identificaremos as semelhanças. Dessa forma, o preconceito será superado. A paz será a luz a irradiar-se desses novos caminhos arquitetados pelo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário