Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

AINDA SOBRE A MEDICINA DOS ESÍRITOS E DOS HOMENS

Wandir, participante do blog, postou um comentário indagando se eu tinha estudado a medicina espiritual e o fez num tom como se não tivesse ficado satisfeito com algo que eu havia colocado à respeito. Voltei à postagem para reler e verificar se havia colocado algo que ferisse ou transmitisse alguma coisa contrária ao que os bons espiritos falam sobre o tema. Sinceramente, Wandir, não fiz qualquer colocação negativa e nem mesmo contrária à medicina dos espiritos. Fiz apenas referencia a certos locais que trazem perturbações e práticas "estranhas" , alem de outras dificuldades, coisa que qualquer pessoa com alguns anos de atividades no meio espirita sabe que existe. Coloquei, apenas, que se tivesse o devido cuidado. Sou favorável à medicina dos espiritos agindo por caridade e ampliando os estudos cientificos dos homens. Até mesmo, em nossa casa, temos algo nessa direção. Creio que não me fiz entender e, consequentemente, fiquei sem entender o comentário do participante. Gostaria que escrevesse novamente para o devido esclarecimento, certo ?

11 comentários:

  1. Fred, acho que o nosso irmão não entendeu é preciso que ele releia o texto, pois o mesmo
    cometeu um grande equívoco infelizmente. Pelo contrário do que ele falou vc foi bem claro
    sendo a favor, só que tivesse cuidado quando
    fosse em busca da solução, para que fosse numa fonte segura, porque existe muita enganação e disso o mundo está cheio.
    Amigo vou cuidar, porque mais tarde estarei no centro,buscando minhas melhoras fisica,e
    espiritual.
    Amigo, que o dia de hoje seja só de bençãos!!!!
    Abraços!!! Beijos!!! Saúde!!! Paz!!! Felicidades!!! Saudades!! FELIZ NATAL!!!

    ResponderExcluir
  2. MENSAGEM NATALINA!!!!

    PARA TODOS!!!!!!


    Que não façamos do Natal de Cristo, o mercado da fé. Que não sejamos tão profanos em nossas comemorações para que não esqueçamos dos cantos de louvor, de dividir as orações, de sermos ouvintes fiéis de todos os humildes, tal como era Cristo, sua família. Mesa farta não traduz coração feliz, alma encantada. Que em todas as casas, ricas ou pobres, esteja presente a nossa esperança em Cristo, nosso Salvador. Nosso guia. A porta aberta da nossa verdadeira morada. Que ele seja lembrado como o verdadeiro significado de todas as luzes de todas as cidades. De todos os símbolos do Natal. De todas as cores de todos os presentes. De todos encantamentos de todos os presépios. Que sejamos justos, enfim, para merecermos as bênçãos de todos os céus. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Frederico,
    Já que foi postado o nome do participante como centro da questão, sinto-me no direito de fazer uma inferência que julgo pertinente. Não preciso atear fogo na fogueira porque, em primeira instância, tudo que se expõe em redes vale refletir. Acompanhei a postagem e a subseqüente pergunta do Sr. Wandir: “Senhor Frederico Menezes quantas vezes o senhor estudou medicina espiritual para julgar o que está certo ou que está errado?”
    Analisando, como leitora, percebo em sua colocação: “existem, e escrevo com pesar, casas que se dedicam à "medicina Espiritual" com uma série de posturas desajustadas, predominando personalismo de médiuns e procedimentos que ferem o bom senso e a razão”. Neste caso, utilizando da ética, deverias especificar que tipos de procedimentos seriam mais apropriados. Pois, quando não o fez um tom “irônico” ficou registrado e que fere a imagem ao que concerne a medicina espiritual desenvolvida especificamente em hospitais. Acredito que por isso gerou a pergunta chave que poderia também ter sido- Você pratica a medicina espiritual desde quando?(Por exemplo). Pelo menos, percebo que a postura do Sr. Wandir não conotou ironia ou irritabilidade no sentido de pertubação, mas percepção enquanto prática da medicina espiritual, onde médicos e mentores espirituais e não médiuns atuam dentro da seriedade e não do personalismo de médiuns citado por você. E porque falo isso, acompanho vídeos, blog, site e palestras proferidas por médicos espirituais em redes como Youtube, onde o médium que se pronuncia é apenas um instrumento. Se você visita, visitou ou acompanha compreenderá as ações que são realizadas percebo que a questão não é só teoria tem que ter prática. Imagine se eu como pesquisadora vivesse só de teoria, como ficaria meus orientandos? Compreendes o que falo?
    Analiso ainda mais, se em sua postagem anterior você tivesse colocado o que postou agora: “Sou favorável à medicina dos espíritos agindo por caridade e ampliando os estudos científicos dos homens”. Com certeza estarias mas respaldado em sua argumentação. Entendes?
    É isso que percebo enquanto exposição online. Falo isso por experiência em redes, como mencionei em postagem anterior ao perceber o texto produzido por você, pois sou pesquisadora da área e sei exatamente os percursos éticos, estéticos e morais. As formas que lançamos algo são ainda mais “perigosas” com o que poderá gerar. Sempre oriento meus alunos pesquisadores que Informações em redes devem ser analisadas, reavaliadas criticamente em sua amplitude. E, penso que deves saber bem mais até pelo fato de seres palestrante; lembremos que aquilo que geramos na voz ou escrita aos tímpanos ou olhares podem ser construtores ou destruidores, tudo vai depender da forma da exposição. De repente você nem tenha percebido, mas para quem leu e se pronunciou tudo bem, mas para os que calaram é aí que mora o perigo. Fica a dica para refletir.....
    Muita Paz!

    Josivânia Freitas.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo! Olha esse tipo de casa espírita eu já vi sim... casa que manda você tomar banho disso cheirar vapor daquilo... isso eu confesso achar muito estranho, e quando vejo algo assim fico logo com um pé atrás e outro na frente. Esse tipo de procedimento é correto Fred?

    ResponderExcluir
  5. Então é natal!
    Então é natal né? Presentes, Papai Noel, comida... Não esqueça do mais importante:
    Jesus! Que dividiu a nossa história, que foi a caridade e o amor ao próximo na terra e que nos guarda guia e nos ajuda até hoje e por todo sempre no mundo maior.
    Então é natal né? Que tal dar um presente a Jesus?
    Vestir quem está com frio, dar de beber ao sedento, dar de comer ao faminto, dar carinho aos que precisam, escutar quem precisa desabafar, dar um abraço amigo e dizer, filho levanta, segue em frente muitos olham por ti, não estás sozinho.
    Faça aos outros o que gostaria que te fosse feito.
    Ame.
    Porque cada vez que você ajudar um pequenino, será também Jesus que você estará ajudando.
    Feliz natal pra todos os meus amigos, familiares, conhecidos, irmãos pelo pai maior... Que todos possamos refletir e nos melhorar mais um pouquinho, para Jesus ficar feliz.
    Abraço a todos!
    (Matteus Sthefano)

    ResponderExcluir
  6. Fred
    Temos que ter cuidado mesmo com Práticas que existe em alguns locais sem o devido conhecimento.
    É como a Medicina dos Homens que tambem devemos nos cercar de cuidados em relação alguns Profissionais.
    Mas quero mesmo é deixar uma mensagem para nossos Amigos do Blog.Estou trabalhando mas não esqueci de mandar minhas vibrações ,como de costume.

    Natal é tempo de contemplar o Menino Jesus e Sua Mãe, e envolvermo-nos em Silêncio Orante. É Tempo de Agradecer as Manifestações de Deus e deixarmo-nos extasiar por esse Divino Amor que,na Fragilidade de uma Criança,nos Braços de Maria, veio iluminar nossa Fé.Que neste Natal a Luz do Menino venha Iluminar A VIDA E O LAR de cada UM. Deus Nos Abençoe Hoje e Sempre.
    Beijos no Coração.
    Felicidadeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!
    Guia
    Campina Grande-pb 25/12/11

    ResponderExcluir
  7. Fred.

    Claro que não fizeste qualquer colocação negativa.
    Quero dizer para nosso amigo Wandir,que ficamos grato pela sugestão de procurar-se ajuda para a jovem pelo tratamento Espiritual.Mas querido a colocação de Fred é muito importante , pois para quem conhece a Doutrina e sabe diferenciar um tratamento sério é viável, do contrario muitas das vezes complica .
    Isso não nos impede de interceder por esta criatura fazendo nossas vibrações .Com certeza Ela está sendo assistida.
    Me informei sobre seus familiares, infelismente é uma família muito desajustada (Não tem conhecimento algum e nem estrutura psicológica para tocarmos num assunto desse)Entendes? Por sinal hoje fiquei sabendo que o quadro dela Agravou. Continuaremos pedindo a Jesus que se faça o melhor, pois ele é o Médico dos Médicos.
    Obrigado Wandir por participar conosco de assuntos tão Importantes. Nossa Misericórdia pelo próximo é uma forma de praticarmos a Caridade.
    Se não Entendesse o que Fred explicou tentas novamente .Só Assim podemos crescer juntos. Nem Sempre estamos totalmente certo e nem totalmente errado.
    Como trabalho em Hospital Sempre me Deparo com Fatos dessa Natureza .Alguns nos envolvemos mais. Hoje mesmo estava trabalhando e me encontrei com familiares de um paciente de quem Admiro muito sua resignação em vários Anos de tratamento de Câncer de Próstata ,ele está na UTI .Mas pediu para que não reclamassem ,pois Deus foi muito bom com ele por permitir viver tantos Anos com Eles.Me Relatava a esposa e uma irmã.Abracei-as e tentei dar um pouco de conforto.
    São essas coisas que nos fazem esforçarmos mais para sermos um pouco melhor.

    Que Sejamos companheiro de blog,trocando idéias e pedindo a Deus que nos Ajude entender melhor seu Evangelho de Amor .

    Ah!Fred passei uma Noite de Natal maravilhosa,Pois Pedro faz parte do Coral Infanto Juvenil A Caminho da Luz, se Apresentou na casa Espírita de mesmo nome como também o Semearte e depois assisti uma Palestra Riquíssima com nosso Sábio Zaneles .Depois de tudo isso só posso dizer :Obrigado Senhor.......
    Um dia terás a oportunidade de conhecer esse Coral .mais um belo trabalho de todos que fazem aquela Instituição.

    Boa Noite . Que Deus nos Abençoe.
    C.Grande25/12/11
    Guia.

    ResponderExcluir
  8. Prezado e Querido Amigo,
    Desejo um natal, de renascimentos dos conceitos de fraternidade, paz e amor incondicional, na acepção própria e verdadeira da palavra NATAL.
    Estes dias estive ausente dos comentários, mas sempre atendo as suas postagens.
    Neste caso especifico, permita-me:
    As pessoas precisam entender que a Medicina dos Espíritos precisa encontrar disposição do “doente” para fazer o efeito tão desejado e esperado.
    As pessoas depositam suas esperanças em todas as mãos, menos nas suas próprias mãos e em seus esforços em assimilar a ciência da alma que reflete no físico as anomalias que trazemos conosco de nossas sucessivas existências e enganos. O que seria a “cura”?
    “Nem todos os que foram curados, voltaram para agradecer!” e ai vem à necessidade de não curar-se, mas de carregar consigo, de forma resignada os sinais de que nossos enganos devem servir de alertas para nossas mudanças de conduta e comportamentos, não seria isso a CURA?
    Hoje vivemos perfeitamente aliados e alinhados às ciências humanas, que diariamente trás ao mundo, novas (antigas) e reveladoras verdades infinitas aos olhos dos homens, os quais teimam em agarra-se ao tradicionalismo e práticas antigas.
    Os grandes exemplos que passaram pelo mundo, servem apenas para adornar palestras e conversas, quando deveriam servir de fonte inspiradora a novos e reais exemplos, “... tudo que eu fiz vocês também podem fazer...”
    Mostrar a mudança, que deve acontecer de dentro para fora com as práticas externas e os amuletos é tão ineficiente quanto os novos métodos, que as mesmas pessoas do passado, tentam instalar hoje nas casas espíritas com novos e rebuscados nomes.

    Lembrem-se:
    “... Eu sou o caminho, a verdade e vida...”

    Forte Abraço e Muita Paz

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  9. Carissimo Fred,

    Li as postagens e, sinceramente, nada encontrei que dificulte o entendimento do que ali está posto; concordo com as colocações feitas não porque você as fez, mas por expressarem a fidelidade a Doutrina que esposamos e o conhecimento da realidade de algumas casas que sabemos, ainda realizam "práticas estranhas". Não esqueçamos que a verdadeira cura nasce no ser eterno que somos, quando buscamos a vivência da tolerãncia, da indulgência, da solidariedade e da caridade.
    Abraço a todos os que participam deste blog, rogando que o Divino Rabi nos inspire a caminhada.
    Abraços fraternos a você Fred, com minha gratidão pelos momentos reconfortantes que suas palestras, livros e textos nos ofertam. Que Jesus te abençoe e a tua família.

    Cibelle Flávia
    Campina Grande, Paraíba.

    ResponderExcluir
  10. Olá Frederico,
    Entendi a que vc se refere na postagem e concordo que se deve ter cuidado. pois não so mediuns podem ficar fascinados como a propria casa e utilizar essa medicina que nos é tao valiosa de forma não adequada. Acredito que cuidados , deveria ser uma pratica de constante valorização, poispodemos ser iludidos. Com isso nao estou dizendo que a medicina espiritual nao existe, de forma alguma, é uma ferramenta de trabalho muito positiva porem o proprio Kardec nos orienta sempre a pesquisa. Pois o capitulo 21 item 10 do evangelho nos orienta a ter muito cuidado sempre. E isso é necessario em qualquer pratica espiritual.

    ResponderExcluir
  11. Caros irmãos,somos espíritas lutando pelo mesmo ideal,então deixemos de lado os comentários desnecessarios colocando em jogo a seriedade da Doutrina dos espiritos que tanto nos esclarece,somos livres para seguir o que achamos certo,seja em um Hospital espiritual ou em um Centro Espirita,alias em qualquer outra religião,por que somos todos filhos do mesmo Pai.Pelo o que entendir o nosso irmão Fred não fez nem uma observação que pudesse causar algum transtorno a alguém ou a alguma casa,apenas que tomassemos cuidado quanto aos tratamentos que são oferecidos por ai,prejudicando ao invés curar.fiquemos alerta!

    ResponderExcluir