Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ESPAÇO PARA OS JOVENS

Creio ser de grande interesse para a dinâmica das casas espiritas que os jovens tenham uma atenção toda especial. Por natureza, eles tendem a dar um ritmo cintilante às atividades. Claro que tudo dentro dos cuidados e ponderações que ajustem sua ânsia de inovação aos postulados que abraçamos. Mas encontramos algumas casas que não oferecem oportunidades de trabalho aos jovens e outras permanecem com uma abordagem,nos estudos, inadequadas para o novo momento, para o contexto atual. Imprescindível um olhar atualizado na pedagogia de nossos grupos de estudo junto à juventude afim de proporcionar à eles o manancial maravilhoso próprio do espiritismo.

A instituição que possui uma mocidade ativa apresenta um brilho especial. As artes se destacam e o sorriso aberto forma uma aura especial em torno da movimentação das atividades desenvolvidas. Tudo com imensa responsabilidade. Tenho visto esta realidade nas casas que tenho visitado em vários estados brasileiros. Por outro lado, nas instituições que esquecem os jovens ou que, pelo menos, não se empenham para conceder-lhe o espaço para funcionar, verificamos que apresentam um ar quase que "envelhecido", se arrastando, como que a instituição estivesse se "despedindo" do movimento. Claro que estou usando uma imagem literária para ressaltar a diferença de clima e de perspectiva entre as duas realidades.

No novo momento do planeta, qualquer eforço iluminativo necessita ter uma atenção especial para com a juventude, ofertando os recursos para atender a estes que chegam com a tarefa de contribuir na implantação do mundo melhor que aspiramos. Não dá para dispensar a mente fresca e a alegria própria deste universo. O sopro renovador passa por eles. Pensemos nisto.


Um comentário:

  1. Concordo plenamente com seu pensamento. Na casa que participo estou tentando implantar um grupo de jovens adolescentes na verdade. Mais é muito dificil levar adiante tudo sozinha.Quanta a pedagogia que se deve utilizar ... realmente precisa ser sim revista dentro do que sempre abordamos. Uma necessidade de evolução constante na forma de abordar aos jovens. No nosso grupo abordamos os temas de uma forma leve e atraves de videos, levando eles a pensar sobre seus atos e como agir e como ver ao seu redor as pessoas. Motivador essa sua postagens.

    ResponderExcluir