Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A FORÇA DA IDÉIA

Certa feita, uma mulher com sensitividade, dissera a Kardec que os seus olhos eram olhos de pensamento. Interessante essa observação da senhora ante o pensador criterioso e original como fora o codificador. Certa ocasião, Kardec, diante dos ataques deferidos contra o espiritismo, fez referencia ao furor com que atacavam a doutrina. Era o atestado, a comprovação da força da idéia trazida pelos espiritos. "Não se usa picareta para arrancar uma pequena erva daninha", colocou muito bem o apóstolo de Lyon. A verdade não pode ser detida. Ela deve ser apresentada na hora adequada, quando o terreno está amadurecido. Aí, a idéia é invencível. Quando falamos invencível não devemos associar em sucesso imediato. O exemplo vem do próprio cristianismo. Após 2000 anos, ainda está sendo construída a nova Terra.


Os defensores do materialismo imprecaram contra o pensamento e os fatos espiritas. Apesar de sua agressividade, não conseguiram segurar a mensagem e esta atravessou seu primeiro século e avança no segundo se consolidando paulatinamente. Os adversários religiosos do espiritismo utilizam de um sofisma, dizendo que a doutrina não vingou na Europa, nem mesmo na terra de Kardec. Ora, digo que é um sofisma porque ela não observa o contexto onde os fatos se
desenrolam. Primeiro, não é verdade que o espiritismo não cresceu na Europa. Cresceu e muito rapidamente, ao ponto de, em pouco tempo, se contar aos milhões seus seguidores em diversos países. E muitos nomes expressivos do saber filosófico e científico cerraram fileiras no movimento. O problema é que, após duas grandes guerras mundiais, desencadeadas na Europa e focada no velho continente, com sérias acusações pesando sobre a participação da igreja, fizeram com que os europeus se afastassem de qualquer movimento relacionado com religião.É só verificar como as igrejas católicas vivem vazias, funcionando, hoje, como museus.

Para os que ainda se apegam ao declínio dos profitentes do espiritismo na Europa e seu crescimento especialmente no Brasil, para combater a força da filosofia espirita, recordo a estes que o mesmo fato ocorreu com o cristianismo. Onde surgiu Jesus ? no Oriente. Onde ganhou vigor como religião poderosa ? na Europa, tornando-se religião oficial de vários países. O que restou do cristianismo nas terras onde Jesus vivera ? Quase nada. E nem por isso o que criticam a direção tomada pelo espiritismo se se avivar no Brasil tem a mesma postura de dizer que a verdade do Senhor é questionável pelo fato de não ter vingado em sua terra.

Nós sabemos que os fatos históricos tem sua dinâmica. E os planos de Deus não seguem a "sabedoria" dos homens e nem seu senso imediatista. O plano é de longo prazo e sabiamente conduzido para que em cada época produza conforme cada estágio alcançado pela sociedade. Concluo lembrando o pensamento de Victor Hugo: " Nada mais poderoso do que uma idéia lançada no tempo apropriado"







2 comentários:

  1. Fred

    Passei pra dar meu Alô ,pois sinto que está faltando algo no meu dia quando não posso visitar o blog para deixar meu recadinho.

    Quero pedir ao Mestre Jesus que te Auxilie mais uma vez nas tarefas que desenvolves .
    Ó Mestre Amigo que nos sustentas em todos os momentos. Ampara nosso Fred e toda sua Equipe:
    Encarnados e Desencarnados que assistem nossos irmãos que ali chegam em busca de socorro.
    Mestre devo-lhes toda Energia doada em Forma de Amor.Para que voltando aos seus Lares encontre a Paz e o Amparo nos braços de Maria que espera o filho cançado para da o Bálsamo, envolvendo seu corpo físico e espiritual no mais puro e sublime Amor de Mãe.

    Tenha uma Boa Noite com Muitas Bençãos .
    Que o dia te Aguarde cheio Luz e Esperança.
    Agradecida Estou ao Criador por nos Permitir estarmos "juntos" como Irmãos .
    Guia
    Campina Grande 28/12/11

    ResponderExcluir
  2. “O espiritismo caminhará com os homens, sem os homens e apesar dos homens…" Wantuil de Freitas.

    Ao amigo Fred e a todos do blog os meus votos de um Feliz 2012. Muita paz, saúde e muito trabalho.

    ResponderExcluir