Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NATAL CONSUMISTA: ONDE ESTÁ JESUS ?

Neste período do ano um verdadeiro frisson toma conta da sociedade, infelizmente, não para cultivar o clima de fraternidade em homenagem ao aniversariante do mes e sim, para a busca desenfreada do consumo. A idéia de que natal é compra de presente é vigorosamente cultivada, distanciando mais ainda o ser humano de uma visão relacionada com valores mais altos, valores espirituais, os que são perenes,ao contrário de tudo aquilo que pertence à matéria.
Onde está Jesus no Natal da grande maioria ? Ainda bem que vem crescendo o número de pessoas que questionam o consumismo e tentam resgatar o objetivo do período : recordar o nascimento do Mestre dos Mestres e seus ensinamentos, priorizando a fraternidade. Vários movimentos surgem buscando a interação com a simplicidade dos primeiros tempos da grande mensagem. Grande corrente se faz, na época natalina, de apoio aos que mais padecem, socorrendo os mais fracos e marginalizados socialmente. Há quem critique as ações dessa natureza afirmando que quem tem fome sofre seus males nos outros períodos do ano. Estão com razão quanto ao fato da fome permanecer durante o restante do ano, no entanto, se equivocam quanto à não entender que o gesto nessa época tambem tem seu valor. Alem disso, tambem vem se desenvolvendo a construção de grupos que atuam durante todo o ano. O que precisamos é reforçar o trabalho de amparo aos mais desfavorecidos e clarear-lhes a mente, para que encontrem entendimento e caminho para o auto respeito de que tanto necessitam.
Onde Jesus passaria sua noite de natal, senão junto dos que mais padecem ou enfatizando a fraternidade entre todos ?! Reflitamos nisso.

3 comentários:

  1. Meu amigo, fiquei imensamente feliz, ao receber o folder do 39º MIEP e ver seu nome entre os expositores, mais uma vez. Que maravilha! O MIEP sem você, faltaria um pedaço.
    E sua presença na palestra de encerramento é melhor ainda, pois é certo que desfrutaremos de uma torrente de emoções juntos.
    Que Jesus continue a fortalecê-lo nesta tarefa, árdua, mas sublime.

    ResponderExcluir
  2. Fred.

    Tenho refletido muito sobre isso.Esse consumismo que bate a nossa porta nesse período do ano, que muitas vezes traz a desarmonia em alguns lares :Filhos querendo acompanhar a marca que a midia esta dizendo ser a ultima MODA, etc..
    Quantas mães aguardam esse dia de Natal para receber um abraço do filho que não veio durante todo o ano?
    Temos que deixar que Jesus nasça todos os dias dentro de cada um de nós .Vendo as nescessidades do nosso irmão como se fossem nossa.
    Por que comemorar com tanto Luxo o nascimento daquele que nasceu na maior simplicidade, mas trazendo o maior e mais sublime AMOR por todos nós?
    Deixaremos que brilhe dentro de cada um de nós as luzes do Amor e da solidariedade .Esse é o verdadeiro NATAL que o cristo nos pede.
    Meu amigo ; o que vc. escreveu resume tudo .Apenas quiz fazer meu pequeno comentário.
    Você é fonte de Amor e bondade. Te agradecemos por tudo que faz por nossos irmãos.

    Que as luzes do plano superior te irradie te fortalecendo de energia cada vez mais.
    Que Brilhe sobre você a Luz que nossa MÃE SANTISSIMA iluminava e guiava os caminhos do filho amado JESUS.
    Que recebas toda assistência dos Benfeitores espirituais neesa jornada de amor e caridade que desempenha.
    Muita paz...Bençãos...Saúde..Sempre.

    Ah! Veja que não só sou eu e meu Pedro que diz que MIEP sem Fred não é MIEP rsrsrs...

    Um Abraço Carinhoso.
    C.Grande-pb 14/12/11
    Gui (Ghh)

    ResponderExcluir
  3. Querido Fred e amigos,

    Sobre esta temática, escrevi um poema e postei na minha série de poemas de Natal.

    Para ler este poema basta clicar no link abaixo: http://www.merlaniomaia.com/2011/12/serie-poemas-de-natal-o-presente-de_18.html

    Beijo grande!

    Merlânio Maia
    Poeta/JPessoa/PB

    ResponderExcluir