Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CONTRA A AÇÃO NA CRACOLÂNDIA ?

Li agora há pouco que vários estudantes e militantyes políticos fizeram um protesto, durante as comemorações ao aniversário de São Paulo, contra a ação da prefeitura da capital paulista na chamada cracolãndia. Chamaram até o prefeito de assassino. Sinceramente, creio que aprofunda-se a inversão de valores na questão. O crack, assm como outras drogas, vem acabando, destruindo muitos jovens e famílias inteiras. A ação deve ser em duas frentes: reeducativa e repressiva. Até porque o dependente alimenta a violência, seja enriquecendo os traficantes, seja ele mesmo partindo para assaltos e assassinatos a fim de obter recursos para alimentar a dependencia química. Não se deve ser hipócrita ao ponto de acreditar que só a ação educativa vai resolver a situação. E deixar de cultivar a visão de que o usuário é simplesmente o coitadinho que deve ser tratado como simples usuário. A questão é mais complexa. A experiencia de Nova Iorque deve ser assimilada mesmo levando em conta a realidade de cada localidade. Houve ação repressiva, educativa e de alteração ourbanística. Revitalizar as áreas degredadas é fundamental mas, para que não ocorra apenas a mudança de endereço do problema, fundamental intervenções interdependentes entre diversas secretarias, governos, empresas e sociedade.

Será que os interesses eleitoreiros vem guiando essas manifestações ? Ofertemos às vítimas das drogas o apoio, o amor de que necessitam mas para que eles tenham mais forças para lutar pela pró´ria melhoiria, ofertar oportunidade de consciencia do quanto sua não batalha para vencer o vício compromete sua saúde, destrói toda a família , corrói o tecido social e alimenta a violência.

O poder público tambem necessita fazer sua parte no processo. E a família é chamada a rever vários de seus elementos, tais como as relações dentro do lar e a ausencia de religiosidade como indutores para que o mal das drogas ali se instale. A sociedade brasileira ( mas em outros países tambem ) vem assistindo a proliferação das devastadoras drogas. E o medo de que ela bata à porta de sua casa apavora inúmeros pais. A união de diversas áreas da experiêcia humana é essencial : religiosidade, educação avançada, espiritualidade nos valores, poder público exemplar, que combata a corrupção ( droga mortal em muitos governos ), setores das artes, das ciencias, cientistas sociais, etc. A conjugação dos esforços trará maior possibilidade de êxito. E não será com gritos "ideológicos " equivocados que se vencerá esse grande mal.

2 comentários:

  1. Fred, mais uma vez você muito feliz nas suas colocações. Da mesma forma que o poder público tem a obrigação para com a população de manter uma sociedade quantos aos aspectos políticos e econômicos, cada um de nós devemos ter a consciência da necessidade de melhoria contínua. É a busca incessante da reforma íntima que faz o bom cidadão e consequentemente, uma sociedade que a vive a "moral" e a "dignidade" como lema, nos aproximando de Deus a cada dia.

    Muita Paz !!!

    Edson Leite - Maceió/AL

    ResponderExcluir
  2. Forte Abraço, amigo...

    Exatamente, se pelo menos 1 (uma) pessoa da cracolândia for recuperada do flagelo Querido amigo...

    Exatamente, se pelo menos 1 (uma) pessoa da cracolândia for recuperada deste flagelo, o crack, a ação do Governo paulista já valeu.


    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir