Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O ESPIRITISMO E O POVO

Conquanto entendamos porque o espiritismo ainda será, por um bom tempo, minoria na sociedade planetária, tambem compreendemos que a doutrina veio para o povo. E compreendemos isto não porque vemos a ação como que para converter à todos em espiritas e sim, como sendo a presença da benevolencia junto à grande massa, colocando, ainda, ao alcance de quem o desejar, o conhecimento que nos arrebata a existencia. Não podemos prender o espiritismo em uma torre sofisticada e elitizada. Isso seria desfigurar algo de sua alma.

Falo isso porque sabemos que há os que não aceitam as atividades espiritistas nas periferias, sobretudo para a entrega de sopa e alimentos outros. Falam de assistencialismos e que não seria essa a função do ideal. Calro que sabemos, todos nós, a função emancipadora da mensagem, porem, em suas entranhas, o espiritismo veio reviver Jesus e nada melhor do que se aproximar dos mais carentes, de suas mais comezinhas necessidades. Aos que podem dar mais que um prato de sopa, como, por exemplo, um emprego, ótimo. Dê o emprego. Mas os que não tenham condiçao para isto, dê, pelo menos, um pedaço de pão, uma sopa reconfortante e um apoio dos próprios ombros. Assim aprendi com os nossos orientadores espirituais e daqueles que nos antecederam, os grandes pioneiros da mensagem.

Abramos eventos e espaço para discutirmos o temas mai palpitantes do ideal, doutrina rica de valores culturais extraordinários mas não nos esqueçamos de ir até a dor escondida nas misérias sociais e nas expiações e provas escabrosas que atingem bilhões em todo o mundo. Ficar indiferente à essa terra de esquecidos seria como que, de alguma forma, retirar Jesus do espiritismo. Sua alma se perderia. Sua seiva feneceria. Seu consolo seria omisso.

Alguns dizem que é tarefa dos governos cuidar para atender a essa massa de indigentes. Sim, nossos administradores trazem esta tarefa, porem, o que nos autoriza, enquanto eles não conseguem, ficar indiferente à dor de milhões de crianças, idosos, mulheres, adultos nas mais variadas condições de sofrimento ? O que nos faz crer que não ligar para tanta miséria, tanta fome, é atitude mais correta quando bebemos na fonte de águas extremamente generosas, a nos dizer que somos irmãos e que a caridade é a atitude que mais nos aproxima da nossa natureza real ?

O espiritismo veio para ir ao encontro do povo, de todas as condições sociais, iluminando consciencias, enriquecendo mentes mas, tambem, saciando toda a sede e fome e aquecendo o coração.

2 comentários:

  1. Aos que ainda teem duvidas da Missão do Espiritismo e do papel dos espiritas...


    Capítulo XV - Evangelho Segundo Espiritismo
    O de que precisa o Espírito para ser salvo

    Fala de quando o filho do homem vier e reunir diante dele todas as nações...

    Forte Abraço,

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo Frederico!

    Como sempre esclarecendo-nos profundamente a mensagem da Doutrina Espírita.

    Infelizmente por sermos minoria de pensamentos conscientes do trabalho que cada um de nós devemos cumprir em nossas vidas, porém somos grandiosos em levar para nossos familiares e amigos a importância de ajudar o nosso próximo.

    Como você abordou perfeitamente: ''Alguns dizem que é tarefa dos governos cuidar para atender a essa massa de indigentes. Sim, nossos administradores trazem esta tarefa, porem, o que nos autoriza, enquanto eles não conseguem, ficar indiferente à dor de milhões de crianças, idosos, mulheres, adultos nas mais variadas condições de sofrimento ? O que nos faz crer que não ligar para tanta miséria, tanta fome, é atitude mais correta quando bebemos na fonte de águas extremamente generosas, a nos dizer que somos irmãos e que a caridade é a atitude que mais nos aproxima da nossa natureza real?''

    A Doutrina Espírita nos fazem retornar ao cristianismo primitivo, com a fé humilde e simples.

    Muitas Paz, fique com Deus!

    ResponderExcluir