Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O POUSO DE HELENA

Estive, após algum tempo ausente, no abrigo erguido pela abnegação de Helena, próximo à rua do Lima, área central de Recife. Teve câncer há muitos anos e resolveu socorrer os que sofriam do mesmo mal vindos do interior para tratamento e que não tinham onde ficar. Transformou aquela casa simples em um núcleo de fraternidade e é só leito, da entrada até os fundos, das duas residencias singelas. Apesar de enfrentar vários problemas de família, como uma filha bastante enferma, cuida com a mesma abnegação de antes daqueles infelizes que lá aportam, no abrigo para suas dores. Helena ainda adotou uma criança abandonada às suas portas. Pobre, a amiga se multiplica para obter recursos. Pobre, chorou ao me falar dos problemas com a filha e por escutar, de algumas pessoas, acusações que a ferem brutalmente. É sempre assim: algumas pessoas nem fazem e ainda criticam severamente aqueles que produzem. Não se pejam em ferir a dignidade das pessoas. Ainda é a Terra. Vai mudar, porem.
Hoje à tarde, ao chegar para ve-la, o grande cantor Emílio Santiago estava chegando para conhece-la. foi uma festa só. Logo que ele saiu, ela chorou um pouco, narrando suas amarguras. Bom, Helena vai prosseguir na tarefa que realiza em mais de trinta anos. Pobre, como sempre. pobre, como uma verdadeira franciscana. Jesus é sua riqueza. Aqueles que ela ampara são seus tesouros. É o bastante.

3 comentários:

  1. Fred

    Termino de ler essa linda estoria com lágrimas banhando a face.
    Essa mulher guerreira ,com tanto Amor e solidariedade para com nossos irmãos ,enfrentando outros problemas tão delicado com a enfermidade da filha ,ainda encontra quem a critique .Mas cada um dar o que tem.
    Tenho um carinho especial por pessoas portadoras de câncer.Meu Amado Pai e uma irmã desencarnaram vítimas dessa doença.
    Pode parecer maluquice, mas tirei muitas lições, foi um grande ensinamento.
    Meu pai foi de uma resignação encantadora.A fé sempre fora inabalável, mas durante sua enfermidade crescia cada dia.
    Essa amável Sra.Pratica o verdadeiro FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM.Que Deus vos ampare sempre Helena, como es rica de amor no teu coração.
    como dizia meu Pai: Nós não somos pobres ,temos poucos recursos ,Pobre é o de espirito.

    Que Jesus continue a nos Abençoar.
    Se fizermos pelo menos um pouco do que a amável Helena faz se doando e principalmente com o que tem de mais puro o AMOR, conseguiremos a Paz no Mundo.

    Seremos felizes porque Deus nos enviou para isso.
    Abraço .
    C.Grande 06/01/12

    ResponderExcluir
  2. Fred

    Essa vai para Helena

    Círculo de amor(do livro Sabedoria em parábolas do prof.Felipe Aquino)

    Ele quase não viu a senhora com o carro parado no acostamento,mas percebeu que ela precisava de ajuda.Assim,parou o seu carro e se aproximou.
    O carro dela cheirava a tinta de tão novinho.Mesmo com o sorriso que ele estampava na face,ela ficou preocupada.Ninguém tinha parado para ajudar durante a última hora. Ele iria aprontar alguma coisa?Ele não parecia seguro;parecia pobre e faminto.Ele pode ver que ela estava com muito medo e disse:
    Eu estou aqui para ajudar madame.Por que não espera no carro onde está quentinho? A propósito meu nome é Bryam.
    Bem tudo que ela tinha era um pneu furado,mas,para uma senhora,era ruim o bastante.
    Bryam abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro.Logo ele já estava trocando o pneu.Mas,ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos.
    Enquanto ele apertava as porcas da roda ela abriu a janela e começou a conversar com ele. Contou que era de St.Louis e só estava de passagem por ali. Disse que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda.Bryan apenas sorri,enquanto se levantava.
    Ela Perguntou quanto devia(qualquer quantia teria sido muito pouco para ela).Já tinha imaginado todas as terríveis coisas que poderiam ter acontecido se Bryan não tivesse parado.
    Bryan não pensava em dinheiro.Aquilo não era um trabalho para ele.Gostava de ajudar quando alguém tinha necessidade.Este era seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outro modo.Ele respondeu:
    Se realmente quiser me reembolsar,da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para aquela pessoa a ajuda de que ela precisa.E acrescentou: e pense em mim.
    Ele esperou até que ela saísse com o carro e também se foi.
    Tinha sido um dia frio e deprimido, mas ele se sentia bem, indo para casa,desaparecendo no crepúsculo.Algumas milhas abaixo a senhora encontrou um pequeno restaurante.Ela entrou para comer alguma coisa.Era um restaurante um tanto sujo.A cena inteira era estranha para ela.
    A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar o cabelo molhado e lhe dirigiu um doce sorriso.Um sorriso que, mesmo depois de um inteiro de trabalho com os pés doendo,não pode apagar.
    A senhora notou que a garçonete estava com quase oito meses de gravidez,mas ela não deixou a tens~so e as dores mudarem sua atitude.
    A senhora ficou curiosa em saber como alguém que tinha tão pouco na vida podia tratar tão bem a um estranho.Então se lembrou de Bryan.
    Depois que terminou a refeição,enquanto a garçonete buscava troco para a nota de cem dólares,a senhora se retirou.Já tinha partido,quando a garçonete voltou.A garçonete ainda queria saber onde a senhora poderia ter ido quando notou algo escrito no guardanapo,sob o qual tinha mais 4 notas de cem dólares.
    Havia lágrimas em seus olhos quando leu o que a senhora havia escrito.Dizia:Alguém me ajudou uma vez e da mesma forma eu a estou ajudando.Se você se você realmente quiser me reembolsar,não deixe este círculo de amor terminar em você.
    Bem.Havia mesas para limpar,açucareiros para encher e pessoas e pessoas para servir.
    Aquela noite,quando foi para casa e deitou-se na cama,ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixara escrito.
    Como pode aquela senhora saber o quanto ela e o marido precisavam disto?Com o bebê para o próximo mês, como estava difícil.Ela virou-se para o preocupado marido que dormia ao lado, deu-lhe um beijo macio e sussurrou:
    Tudo ficará bem meu amor .Eu te Amo Bryan.

    Fazer o bem sem olhar a quem:eis a chave segura para quem deseja colaborar com Deus em todas as circunstâncias .
    Considerando que todos somos filhos do mesmo pai,irmãos, portanto,devemos ajudar sem condições.
    Assim, vale a pena ajudar sempre na medida das nossas possibilidades,sem impor condições, conforme ensinou Jesus.
    O amor desinteressado, nas suas manifestações fraternas, converte os braços em asa da caridade para o vôo ao apogeu da vida .
    O Bem é uma questão de escolha.

    Boa noite a todos, amigos do blog.
    Campina Grande 06/01/12

    ResponderExcluir
  3. Fred

    Como fiquei encantada com Helena !
    Que existam muitas Helenas em nosso planeta.
    Precisamos tão pouco pra fazer alguém feliz, e as vezes deixamos passar as oportunidades tão pertinho de nós.

    Vejamos esse texto:

    Uma Janela para a vida

    Dois homens, seriamente doentes, ocupavam o mesmo leito de um hospital.

    Um deles ficava sentado em sua cama por uma hora todas as tardes para conseguir drenar líquido de seus pulmões. Sua cama ficava próximo da única janela existente no quarto.O outro homem era obrigado a ficar deitado de bruços em sua cama por todo tempo.

    Eles conversavam muito.Falavam sobre suas mulheres e suas famílias,suas casas,seus empregos,seu envolvimento com o serviço militar,onde eles costumavam ir ás férias.

    E toda tarde quando o homem perto da janela podia sentar-se ele passava todo o tempo descrevendo ao seu companheiro todas as coisas que ele podia ver através da janela.O homem na outra cama começou a esperar por esse período onde seu mundo era ampliado e animado pelas discrições do companheiro.

    Ele dizia que da janela dava pra ver um parque com um lago bem legal.Patos e cisnes brincavam na água enquanto as crianças navegavam seus pequenos barcos.Jovens namorados andavam de braços dados no meio das flores e estas possuíam todas as cores do arco-íris.Grandes e velhas árvores cheias de elegância na paisagem,e uma fina linha podiam ser vista no céu da cidade.

    Quando o homem perto da janela fazia suas descrições,ele o fazia de modo primoroso e delicado,com detalhes e o outro homem fechava seus olhos e imaginava a cena pitoresca.

    Uma tarde quente,o homem perto da janela descreveu que havia um desfile embora não pudesse ouvir a música,ele podia ver e descrever tudo.

    Dias e semanas passaram-se.Em uma manhã a enfermeira do dia chegou trazendo água para o banho dos dois homens,mas achou um deles morto.O homem que ficava perto da janela morreu pacificamente durante seu sono á noite.Ela estava entristecida e chamou os atendentes do hospital para levarem o corpo embora.Assim que julgou conveniente,o outro homem pediu a enfermeira que mudasse sua cama para perto da janela.A enfermeira ficou feliz em podre fazer esse favor para o homem e depois de verificar que ele estava confortável,o deixou sozinho no quarto.Vagarosamente,pacientemente ele se apoiou em seu cotovelo para conseguir olhar pela janela.

    Finalmente ele poderia ver tudo por se mesmo.Ele se esticou ao máximo,lutando contra a dor para poder olhar através da janela e quando conseguiu fazê-lo deparou-se com um muro todo branco.

    Ele perguntou á enfermeira o que teria levado seu companheiro a descrever-lhe coisas tão belas,se pela janela só dava pra ver um muro branco?

    A enfermeira respondeu que aquele homem era cego e não poderia ver nada mesmo que quisesse.Talvez ele só tivesse pensando em distraí-lo e alegra-lo um pouco mais com suas histórias.

    Há uma tremenda alegria em fazer outras pessoas felizes, independente de nossa situação atual.Dividir problemas e pesares é ter metade de uma aflição, mas felicidade quando compartilhada é´ter o dobro de felicidade.

    Muitas Bençãos para todos .
    Que jesus permaneça conosco sempre .
    Que possamos abrir sempre uma janela para alegrar a vida de alguém .

    ResponderExcluir