Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TÔ LIGADO - O BEM E AS PROFISSÕES

Nosso jovem Matheus nos escreveu indagando sobre utilizar a profissão para promover o bem e alguem de seu convívio falou-lhe que as duas coisas precisam esar separadas: profissão e caridade. Olha, o que deve ser entendido, Matheus, é que o trabalho da caridade é, sim, voluntário mas isto não quer dizer que, na profissão, não possamos estar a fazer o bem. Medico faz o bem. E pode, em certas condições, até faze-lo em plena atividade profissional sem nada receber. Mas, ainda que voce esteje apenas no campo pofisional, somos parte de uma engrenagem que deve visar a elevação da humanidade. Jamais ser mercenário e pensar só em tirar proveito finaceiro...exageros, extremos. Um profissional nobre, ganha a vida e ajuda a humanidade. E tem sempre tempo para ser útil fora de sua profissão, sem nada cobrar. Se formos honestos em nossa atividade profissional, com humanidade e respeito, já estaremos contribuindo com um mundo melhor, entendeu ?

5 comentários:

  1. Entendo, mais uma vez obrigado!
    Que Deus nos abençoe e até o MIEP.
    Matteus S.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fred,

    Que Jesus te envolva em vibrações de paz, amor e saúde!
    Li a tua resposta e fui em busca da postagem do Matheus e espero sinceramente que o companheiro que o advertiu busque refletir sobre tuas palavras; precisamos espiritualizar nossas vidas e nossas condutas e, neste sentido, não dá para sermos espíritas na casa espírita e fora dela termos outra conduta... não vejo incompatibilidade na prática da caridade - em seu sentido mais amplo, com qualquer atividade profissional; também praticamos a caridade quando ouvimos atentamente o outro, quando acolhemos, usamos de expressões cordiais com os companheiros de jornada, até um sorriso pode ser um gesto de caridade... quando o Espiritismo começa a nos mobilizar para o bem - fazendo essa alteração de valores em nosso Espirito, torna-se impossível dissociar de nossas atividades a luz, mesmo que bruxuleante, que começa a iluminar nosso ser. Lembro agora de uma frase de Emmanuel pela psicografia do nosso Chico "espírita deve ser a tua conduta, o teu caráter, o nome do teu nome". Não desista Matheus de ser um médico ou que profissão decidires seguir, e mais ainda, não desistas jamais de espiritualizares tua vida. Em qualquer campo de ação podemos - e devemos- estar a serviço de Jesus.
    Abraço fraterno,

    Cibelle

    Campina Grande, 06/01/2012

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo!!! Estou passando para te desejar um bom dia, e um ótimo final de semana, com muita paz , saúde!!!!!! Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  4. Feliz domingo para todos!!!!

    Saudade

    Saudade é solidão acompanhada,
    é quando o amor ainda não foi embora,
    mas o amado já...

    Saudade é amar um passado que ainda não passou,
    é recusar um presente que nos machuca,
    é não ver o futuro que nos convida...

    Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

    Saudade é o inferno dos que perderam,
    é a dor dos que ficaram para trás,
    é o gosto de morte na boca dos que continuam...

    Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
    aquela que nunca amou.

    E esse é o maior dos sofrimentos:
    não ter por quem sentir saudades,
    passar pela vida e não viver.

    O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.
    Pablo Neruda

    ResponderExcluir
  5. Prezado Frederico Menezes,

    Como saber o local e data de suas palestras. Você possui alguma agenda?

    Fraternalmente,
    Aymar Jr

    ResponderExcluir