Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A FANTÁSTICA EXPERIENCIA DE VOLTAR PARA CASA

Esse texto surgiu de uma conversa que tive, ontem à noite, com um amigo. Ele viaja muito, assim como eu. Falávamos sobre vivencias em comum quando ele, com um sorriso suave, me disse: Por melhor fosse o lugar onde estivéssemos, nada se compara à emoção de voltar para casa. O foco dessa colocação era a saudade que sentimos dos filhos e do lar. Quantas vezes estava feliz pelo trabalho realizado em um Estado distante de Pernambuco e pelo afeto recebido dos confrades destas localidades, mas uma saudade insinuante me fazia antever os sorrisos das minhas filhas, seus carinhos e o grito que elas davam ( quando pequeninas ) "painho!"no momento em que eu despontava na porta de casa...É indescritível a a natureza da emoção e da alegria que sentimos. A importância que sentimos ter ante a demonstração de felicidade delas por nosso retorno é impagável.

Várias vezes, com o avião sobrevoando as luzes do Recife, me peguei sorrindo aparentemente sem motivo, tentando advinhar como seria a reação delas com a minha chegada. Em diversas ocasiões, lá estavam elas, acompanhadas de minha esposa, no saguão do aeroporto, me fazendo uma surpresa. Era mais que uma compensação pela saudade que sentia dos companheiros que eu havia deixado nos locais das palestras.

Ah, voltar para casa! A  parábola da volta do filho pródigo serve para termos uma idéia mais ampla dessa "religação" ( e tem que ser entre aspas pois nunca, na verdade, nos desligamos dos corações queridos quando estamos longe. Parece que eles se tornam mais presentes ainda). Os beijos, os sorrisos, o olhar de satisfação, o cheiro próprio do nosso canto. Lembro quando passei cinco dias em São Paulo e ao retornar, os lençóis pareciam "vivos", como que estivessem em festa pela minha volta. Certa feita, retornando de uma jornada em Salvador, Bahia, após uma semana fora, o travesseiro tinha um perfume que, em minha alegria da volta, parecia não ser desse mundo ( dá para ver como sou exagerado com as figuras de linguagem ).

Sou muito feliz nas viagens pregando a mensagem espirita e do evangelho. O carinho extremo dos tantos amigos de cada local, a atenção afável e generosa dos que me recebem, as gentilezas e cuidados dos anfitriões, tudo forma uma onda paradisíaca que torna muito ameno o serviço pela causa que abraçamos. Ameniza a saudade da família, qualquer cansaço que surja na viagem, as dificuldades com temperaturas díspares e alimentação diferente...porem, não há como não valorizar aquele instante em que sentimos, por antecipação, os braços acolhedores dos nossos amados, ainda na estrada ou nos céus do país. Não há como não desenhar, na mente, a geografia do nosso espaço de casa, onde cada coisa está, onde nossas vibrações estão impregnadas.

É, sem dúvida, uma fantástica experiencia essa, de voltar para casa.

4 comentários:

  1. Fred verdade amigo, concordo plenamente voltar para o lar é muito bom, por + que a viagem tenha
    sido boa, o aconchego dos amigos tenha sido
    maravilhoso + o nosso verdadeiro lugar é a nossa
    casa junto aos familiares!!!! Abraços e muita
    paz!!!! Beijos!!!! Saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Fred você já percebeu que nós tentamos copiar o mundo espiritual sem nos dar conta? Sabemos que a rede social FACEBOOK é uma das maiores que existem, mas não nos lembramos que a maior rede social do planeta é a composta por todos os espíritos nos dois planos da existência, e esta sim consegue alcançar todas as criaturas do planeta devido aos laços do pensamento que nos ligam uns aos outros sem exceção. Sem a tecnologia dos dias de hoje, caso houvesse uma pane mundial, quem sabe aqueles que não suportam os seus vizinhos teriam que dobrar seu orgulho e pedir um pouco de açúcar para adoçar seu café e talvez sua vida! Teriam que pedir auxílio para as pequenas e importantes coisas do dia a dia, e mostrar sua face aos outros e não somente pelo computador e telefone, mostrando suas fragilidades, necessidades e aspirações.

    ResponderExcluir
  3. E é aí onde entra seu grande mérito por renunciar a tantos finais de semana de descanso com os seus, para proporcionar alegrias indizíveis aos locais distantes por onde andas, espalhando as sementes luminosas do teu verbo.

    Que Jesus continue a lhe dar muita paz no seu lar, sempre que voltares para ele.

    ResponderExcluir
  4. Como é caloroso vê vc falar de família. Gostei muito faz parte do amor e suas dimensões como vc mesmo abordada em suas palestras. Parabéns!Isso mobiliza as pessoas a cuidar carinhosamente de suas famílias. Muita Paz.

    ResponderExcluir