Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

AO THIAGO LEITE

Nosso estimado participante Thiago Leite postou comentário  no texto referente à economia que escrevemos, ontem, fazendo veemente defesa de suas convicções, inclusive, deixando claro sua simpatia pelo PT, partido que está no comando de uma grande coalizão à frente do governo do país. Dentre suas colocações, alem de referencias históricas concernentes ao triste período da ditadura militar no Brasil, fez uma colocação que, a despeito de ser convergente com sua opinião quanto ao período obscuro daquele momento, discordo quando ele diz que foram os militares que acabaram com a educação. Fui, na minha juventude, pela redemocratização do país e sou contrário, veementemente, contra qualquer ditadura, seja de direita ou de esquerda ( se é que isso ainda existe), por representar a agressão a um bem que não tem preço ao ser  humano: a liberdade. Agora, recordo que as escolas públicas no militarismo eram melhores que hoje, inclusive, estudei em uma delas. O fato citado pelo Thiago, ao nosso ver, não corresponde à realidade, embora tambem não fosse grande coisa.

Já deixei claro aqui minha posição referente aos descalabros que verificamos. Não foi o atual governo quem inventou ou iniciou a corrupção no nosso país mas, sem dúvida, a questão não é de ser atualmente mais denunciado, como a colocação sua, amigo, deseja fazer  crer. A coisa é mais complexa. É o inverso daquilo que os que comandam diziam que iriam fazer antes de chegar ao poder. Não posso concordar com o excesso de marcketing e manipulação de números, alem de acobertamento e estratégias de proteção aos males produzidos no erário público. Não posso concordar com o aviltamento da transparencia e com as repetidas ações para legalizar o aborto, enfim, com tudo o que vem ocorrendo , devidamente difundindo nos meios de comunicação.

Citei acima que não concordo com qualquer ditadura, seja de espectro político ideológico que for, e especifiquei isto pelo fato de ver pessoas que combateram a ditadura militar no Brasil ( o que foi um acerto ) defenderem ou calar-se quanto à Cuba ou Coreia do Norte. Não acho que ditadura boa seja a de esquerda. Mata até tanto quanto  às de direita. Desrespeita do mesmo modo os valores humanos.

Minhas abordagens críticas à atual situação poderiam ser colocadas à qualquer partido que estivesse no poder e agisse como estes agem. Não sou vinculado a nenhum deles e minha afinidade é com o evangelho. Ter posição consciente sobre o que diz respeito a sociedade onde estou inserido não acho que tem haver com deixar de fazer reforma íntima. O cristão, para ser cristão, não precisa ser alienado da realidade que o cerca. Essa idéia foi a que levou Karl Marx a dizer que a religião era o ópio do povo. Damos um desconto porque ele não teva a alegria de conhecer o espiritismo.

Não nos afetemos, caro irmão, com críticas ao seguimento político que, por ventura, simpatizemos. Nosso compromisso maior é outro. O mal deve entender que há mentes que procuram não só resistir à ele como busca acender uma luz que o dilua. E a corrupçaõ ceifa vidas, empobrece e adoece milhões, enquanto poucos se nutrem do mal feito. Repito: independente de quem esteje no poder, deve ser rejeitado. Enfatizo isso pelo fato de que, sempre que lguem critica a situação atual, colocam o nome do ex presidente FHC, como se um trauma ou algo que não se sabe explicar, desencadeasse uma certa raiva. Não tenho procuração do ex e nem sou ligado ao seu partido ou coisa similar. Erros passados não devem justificar os atuais, assim como os fins não podem justificar os meios.

Está publicada a respeitável posição de nosso Thiago e fica aqui mais um esclarecimento do que escrevi sobre a questão. Não há unanimidade sobre nada. A beleza é respeitarmos e entendermos a diversidade de opiniões que retratam maturidade e crescimento.

Ah, e especifico que  as colocações que faço diz respeito à uma linha de atuação e não, relacionado ao indivíduo em si, pois, como eu, são almas em evolução, na dura e difícil conquista de si mesmo, possivelmente detentores de qualidades morais e valores mais amplos do que alguns possíveis que eu tenha alcançado. Grande abraço, Thiago, e continue nos enriquecendo com sua valorosa participação.

6 comentários:

  1. Sabe aquele personagem das estórias infantis? O Robin Hood que roubava dos ricos para dar aos pobres (no sentido real, era um nobre que ajudava aos pobres e fazia justiça aos mais desfavorecidos). Na minha juventude, foi essa a ideal que fiz do PT, os homens bonzinhos que mudariam a triste realidade da opressão e trariam luzes aos cenários obscuros da recente historia do Brasil. Triste, muito triste engano. Recebi o email abaixo, leiam e reflitam:

    SAUDADES DELES
    A todos que enxergam mais longe, e infelizmente hoje somos reféns desta falsa democracia, implantada por eles, que não sabia administra o Pais.
    Que DEUS nos proteja de toda maldição que assola este pais.

    Os 5 Generais Presidentes - Autor : jornalista renomado da TV Brasileira.

    "Erros foram praticados durante o regime militar, eram tempos difíceis. Claro que, no reverso da medalha, foi promovida ampla modernização das nossas estruturas materiais. Fica para o historiado do futuro emitir a sentença para aqueles tempos bicudos."
    Mas uma evidência salta aos olhos: a honestidade pessoal de cada um!

    Quando CASTELO BRANCO morreu num desastre de avião, verificaram os herdeiros que seu patrimônio limitava-se a um apartamento em Ipanema e umas poucas ações de empresas públicas e privadas.

    COSTA E SILVA, acometido por um derrame cerebral, recebeu de favor o privilégio de permanecer até o desenlace no palácio das Laranjeiras, deixando para a viúva a pensão de marechal e um apartamento em construção, em Copacabana.

    GASRRASTAZU MÉDICI dispunha como herança de família, de uma fazenda de gado em Bagé, mas quando adoeceu precisou ser tratado no Hospital da Aeronáutica, no Galeão.

    ERNESTO GEISEL, antes de assumir a presidência da República, comprou o Sítio dos Cinamonos, em Teresópolis, que a filha vendeu para poder manter-se no apartamento de três quartos e sala, no Rio de Janeiro.

    JOÃO FIGUEIREDO, depois de deixar o poder, não agüentou as despesas do Sítio do Dragão, em Petrópolis, vendendo primeiro os cavalos e depois a propriedade. Sua viúva, recentemente falecida, deixou um apartamento em São Conrado que os filhos agora colocaram à venda, ao que parece em estado de lamentável conservação.

    OBS: foi operado no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro.

    Não é nada, não é nada, mas os cinco generais-presidentes até podem ter cometido erros, mas não se meteram em negócios, não enriqueceram nem receberam benesses de empreiteiras beneficiadas durante seus governos. Sequer criaram institutos destinados a preservar seus documentos ou agenciar contratos para consultorias e palestras regiamente remuneradas.
    Bem diferente dos tempos atuais, não é?
    Isso é real, isso num é fábula...
    Pois é... O pior é que ninguém faz nada!


    Abraços

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Verdade amigo, concordo plenamente assino em baixo e ainda reconheço firma.Esta politica que nós estamos
    vivenciando é só: primeiro eu ,segundo eu , terceiro eu
    e o resto que se vire, então cabe á nos eleitores tomarmos posição de revertermos o quadro e colocarmos
    politicos responsaveis, e que queram trabalhar com
    dignidade, para termos um país, e um estado digno do
    nosso povo tão sofrido e humilhado. Vamos eleger
    politicos novos, porque esses que ai estão,já fizeram
    a parte deles certo ou errado,cabem a eles, por isso
    vamos votar consciente,e fazermos a nossa escolha
    da melhor maneira possivel. Muita paz!!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente meu voto vai em direção ao partido dos trabalhadores, não nego isso, e sei que muitos à esquerda optam por um radicalismo pré-histórico do século 19, o que desaprovo também. Reconheço, também, uma arrogância de muitos que a esquerda se arvoram de saber mais do realmente sabem, não nego isso. Além do aborto claro. Porém, o regime de 64 foi uma tragédia pra educação do país e isso é fato Fred. O que é triste é ver seus leitores preferirem militares no governo a um regime eleito democraticamente. Castelo Branco foi herói da segunda guerra contra os alemães e depois virou algoz do Brasil ao derrubar um governo legitimamente eleito. Ou seja, virou aquilo que combateu - uma ditadura. João Goulart serviu de exemplo para o Brasil pois podia ter pego em armas por ter tido o seu cargo roubado, mas optou por evitar uma guerra civil e foi, inclusive, morto pelo governo desses 5 generais.
    Sei que não há má intenção dos seus leitores Fred, mas pra mim está cada vez mais claro a dificuldade que o brasileiro tem de viver em democracia. A própria veneranda Joana de Angelis, assim como Frei Caneca, morreram tentando transformar o Brasil num país mais livre e democrático, mas isso só foi possível depois de 170 anos.

    ResponderExcluir
  4. Fred, eu temo pelo nordestino e lamento a fragilidade que nós temos em relação ao que vem poraí. É triste ver menções elogiosas a generais no poder. Um militar não entende de política pois a lógica militar é a força e não o acordo. No mundo militar a hierarquia é muito rígida e frases de ordem são muito utilizadas. São mundos muito diferentes e é por isso que termina resultando em tragédia. Democracia é diálogo, alianças e acordo. Na Itália o partido comunista e o democrata cristão se odeiam, mas vivem fazendo alianças entre si pq faz parte do jogo político e isso não é negociata ou acordo espúrio isso é política.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto cristão o que eu puder fazer pra ajudar os 5 generais a pagarem a sua dívida espiritual eu vou fazer, mas é preciso separar o joio do trigo. Existe um parlamentar chamado Jair Bolsonaro que apoia a prática de tortura. Fala da família, da moral dos bons costumes e diz que 'marginal' tem que ser agredido pra poder rachar o bico - ou seja entregar o jogo. Essa é a lógica militar. O pensamento militar tende a ser assim: inimigo ou amigo, bons ou maus. Querem fazer guerra a tudo. Guerra ao tráfico, guerra aos maus, guerra a isso a aquilo etc etc e etc. Terminam caindo na barbárie da pior espécie e só se dão conta do que fizeram no mundo espiritual.

    ResponderExcluir
  6. Só para complementar o comentário, segue um link:

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/08/escolas-militares-se-destacam-entre-30-melhores-do-pais-no-ideb.html

    Edson Leite
    Maceió/AL

    ResponderExcluir