Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O FRACO DESEMPENHO DO PAIS NOS JOGOS OLIMPICOS

Me emociona os jogos olimpicos. É uma grande festa de amizade entre os povos. O brilho nos olhos dos atletas reflete, a meu ver, o anseio desse mundo melhor. As nações superam suas diferenças, pelo menos nas mentes dos atletas. Fico encantado com os jogos.
 Analisando, porem, a parte competitiva, verificamos o desempenho pífio do Brasil, até agora pior do que nos dois jogos anteriores, e sou levado a abordar uma questão básica: os países que se destacam são aqueles, em sua generalidade, que investem bem em educação. Com raríssimas excessões, os atletas são forjados nas escolas e universidades. É algo mais amplo, integral. Nosso país tem potencial de crescer nos jogos. Não consegue e, coincidencia ou não, acompanha o desempenho dos resultados de nossos alunos nas provas internacionais de matemática, ciencias e línguas, onde ocupamos os últimos lugares. Não que o atleta teria que ser o genio dessa ou daquela matéria. Me refiro a estrutura, o desempenho no campo educacional como um todo.Vejam só: onde se localiza as melhores escolas e universidades, é onde encontramos os melhores desempenhos olímpicos. Isso tambem serve para o desempenho científico, claro. No topo do quadro de medalhas, lá estão os EUA, a China ( que investe intensamente em educação ), Gra Bretanha, Austrália, Coreia do Sul, etc. Há, sim, relação entre desenvolvimento socio econômico, com ênfase na educação, e desempenho nas Olimpíadas. Tudo nos traz lição. E digo isso não pela ânsia de ser primeiro lugar, não. Não acho isso o mais interessante. As Olimpíadas já me encantam pelo congraçamento das nações, verdadeira mensagem de paz. Refiro-me a isso para mostrar que a educação está na base do verdadeiro desenvolvimento das nações, de todos os povos e da civilização. Aguardemos os dias melhores que virão trabalhando na melhora a partir de hoje.

P. S. - O Brasil acaba de ganhar sua segunda medalha de ouro no exercício das argolas, com o atleta Zannetti. Que bom !

Um comentário:

  1. Frederico, o rendimento olímpico brasileiro, se comparado à nossa renda per capita (lá pra 50º lugar mundial), é muito, muito bom. Estamos na frente da tabela com relação a México, Argentina, Chile, Colômbia, Bélgica, Suíça, Noruega, Finlândia, Espanha, Índia … (isso não é divulgado pelos que repetem o coro do 'baixo rendimento').
    As olimpíadas ainda não acabaram, mas temos chance de chegar ao final com um número de medalhas bem parecido a Pequim, nossa melhor olimpíada, já que alguns times do Brasil estão classificados para as finais, com medalha certa (ouro ou prata) e ainda podemos ganhar alguma medalha em esportes individuais. Criticar antes do tempo às vezes 'queima a língua' ...

    ResponderExcluir