Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

OS PAIS AMARGURADOS E AS DROGAS

É cortante a cena de um pai ou uma mãe ostentando no olhar toda a dor, toda a amargura que lhes banha a alma ante um filho escravizado à avalanche das drogas. A dependencia química de um ser amado, particularmente um filho, caracteriza-se como uma das maiores aflições a garrotear os pais. As causas são as mais diversas. O que leva alguem à dependencia química, quando o problema já está instalado, passa a não ter maior importância e sim,o que fazer para que a drogadição seja superado pelo filho querido.

As lágrimas amargas de uma mãe, o desespero muitas vezes contidos de um pai, não podem ser descritos convenientemente por qualquer escrita. Ah, a devastadora ação das drogas, diluindo esperanças, trucidando famílias e matando sonhos ! É necessário que corações amigos ofertem possibilidades de reconforto e esperança à essas criaturas devastadas por tão rude prova. Fundamental mover-se forças para que apareça uma luz ao final do túnel para essas vidas atordoadas pelo problema. O espiritismo oferece bálsamo esclarecedor e elemento indutor de recuperação da paz perdida. O Evangelho é torrente de alívio e sustentação, capaz de oferecer recursos de sustentação, apontando caminhos de esperança e refazimento. Nunca será demais, quando possível, nossas oficinas de amor ofertar o atendimento a estes casos. A mais lídima caridade. O mais profundo humanismo. O maior significado da solidariedade. Se fôssemos nós a viver tal chaga?

2 comentários:

  1. Fred

    Me corta a alma de ver pais distruidos junto com seus filhos, é uma avalanche que passa esmagando todos da família .
    É doloroso ver jovens escravo dessa maldita droga e muitas vezes tentam libertar-se e não conseguem pela dependência química e também pelos fornecedores.
    Quantas vezes criticamos em vez de ter misericórdia e procurar ajudá-los .

    Fico angustiada só de pensar que tenho um filho de 11anos exposto a esse perigo, pois nenhum de nós estamos livre. É o assunto que mais converso com meu filho, lógico que tem muita coisa boa acontecendo os jovens estão abraçando o mundo em busca de conhecimento, nunca se viu tanto jovem se especializando :mestrado,Doutorado,desenvolvendo projetos em fim....e procuro mostra-lo os dois lados.

    Tem uma coisa que considero indispensável é o direcionamento religioso, graças a Deus o meu é muito dedicado a Doutrina espirita por escolha, mas apoiaria em qualquer uma que ele frequentasse.

    Concordo com tudo que escreveste muito claro despena comentário, apenas desabafei um pouco, esse é um assunto que me bota medo.

    Amigo querido Jesus seja teu Guia e Luz sempre...
    Mais uma vez obrigado por nos ofertar com belos textos. A virgem Maria te abençoe....

    Abraço fraterno...........
    Campina Grande pb

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fred.
    Realmente é questão das drogas tem sido um drama para muitas familias, tenho acompanhado de perto a muitos anos casos dessa natureza.
    Bem gostaria de comentar sobre a questão de como ta sendo enfrentado esta questão pelo nossos governantes.
    As unidades criadas pelo governo para acompanhamento aos viciados os trabalhadores tem se esforçado mas infelizmente ainda não tem estrutura adequada como as particulares. Os trabalhadores dessas unidades tem se esforçado, mas falta por parte do governo um investimento maior tanto no trabalho socio educativo nas comunidades quanto nas postos atuais.
    Hoje muitas mães tem levado seus filhos a postos mas como disse não há estrutura adequada e em alguns casos a agressividade do dependente quimico vai aumentando e estamos tendo casos de agressões aos pais muitas vezes idosos que estão se dirigindo a delegacia do idoso.
    E que vai se gerar um processo junto a outro orgão e o caso será analisado por uma psicologa e posteriormente levado a um Juiz.
    Certa vez conversando com esta psicologa ela me contou o seguinte, olha aqui é um orgão da justiça podemos tentar conseguir um tratamento mas o ato praticado pelo filho que agrediu o pai ou mãe encaminho ao Juiz e ele podera aplicar leis e isso pode ocasior em penalidades para o agressor. Ou seja na falta de orgãos mais estruturados que so podem ser pagos por quem tem condições financeiras melhores, muitos não aguentando mais estão se dirigindo a justiça, e será que a prisão do mesmo vai ser a solução do problema?
    Será que quando esta pessoa sair vai ser reintegrado facilmente na sociedade?
    Outra dica para as mães e pais dita por um dependente químico do crack, certa vez me disse renato se uma mãe quser saber se o filho ta viciado em crack ela pode cheirar as narinas dele enquanto tiver dorimindo porque normalmente fica o cheiro de plástico queimado.
    Tão forte é a química usada nesta droga que tem um poder destrutivo enorme e de uma dependencia enorme.
    Então fica ai meu apelo para que nossos governantes, procurem investir mais para melhorar as unidades de acompanhamento ao dependente e também da familila que passa por esta situação.
    Muita paz

    ResponderExcluir