Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NOVAS FRENTES DE DIVULGAÇÃO

Um dos elementos que mais me enche de entusiasmo na propagação da mensagem imortal é o contato com instituições, pessoas, cidades que ainda não tive a oportunidade de o fazer. E voltar à algumas cidades em que já estive e sei da luta heróica dos confrades para  divulgar o espiritismo tambem serve de grande estímulo para a jornada. Por exemplo: numa das excursões de divulgação que terei até o final deste ano, encontram-se cidades como Piaçabuçu ( será o primeiro evento na cidade que tem um grupo recente de estudiosos da doutrina ), Picuí, no interior da Paraíba, cidade onde nunca estive e estou ansioso para o contato com os corações daquela localidade ; além de retornar à Coruripe, litoral de Alagoas, distante cerca de uma hora e meia de Maceió, Parelhas e Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte e Frei Martinho, na Paraíba.

Momentos de grande felicidade vivi quando estive em cidades como Colônia Leopoldina, interior de Alagoas, alem das cidades de Milagres, no Ceará, Boaventura ( PB ), Araruna ( PB ), Itapororoca e Itaporanga, tambem no interior paraibano, e tantas outras cidades pequenas, onde encontrei verdadeiras lições de apostolado e renúncia, abnegação e sacrifício em prol da mensagem que nos aquece o coração e enche a alma de esperança. Claro que cidades maiores tambem possuem seus apóstolos do amor e me trazem grande felicidade quando as visito na tarefa de divulgação, no entanto, faço questão de citar as condições de se propagar o espiritismo em ambiente completamente adverso, onde ainda impera forte preconceito e, em alguns casos, até perseguição, embora esta triste prática tenha diminuído consideravelmente.

Certa feita, conversando com um amigo, este me falou , chateado, que um confrade dirigente de uma casa espírita na periferia de Recife, comentou que nunca havia conseguido me levar à instituição em que trabalha pois, quando conseguia falar comigo, eu não tinha mais agenda disponível. Chateado, disse para o meu amigo que eu só deveria falar em centros espíritas grandes ou eventos em Centro de Convenções. Fiquei perplexo, a princípio mas, depois, entendi que ele não devia conhecer a trajetória da maioria de minhas palestras. Se ele conhecesse, com certeza, não faria tal comentário já que perceberia que mais de 80% das palestras que efetuo ou seminários que realizo são em instituições pequenas, localizadas nas periferias das grandes cidades ou em municípios pequenos, que muitos confrades nem sabem que existem. Há lugares que os amigos de lá só acreditam que estou indo quando chego ( rsrsr ).  E isso é uma escolha pessoal pois, alem da grande admiração que nutro pelos espíritas dessas localidades, creio firmemente que é ali que devemos envidar mais esforços na difusão do pensamento espírita. E falar para o povo simples é tarefa que Jesus o fez e deseja, com certeza que o façamos. O espiritismo tem que chegar ao povo, falar as mentes e corações da gente simples. E de todas as condições.

Estou convicto de que os benfeitores espirituais desejam o mesmo. Sempre me incentivam a priorizar os locais mais remotos. Claro que procuro atender as capitais e os grandes eventos. Propagar sempre a mensagem, no entanto, ir aonde as almas quase não tem acesso aos grandes eventos é o mínimo que podemos fazer para dizer à estes dedicados corações do bem: "estamos com voces". Quando alguns deles me falam que não estão acreditando que aceitei seus convites, enfatizo que não devem pensar nisso e pergunto-lhes onde Jesus estaria se peregrinasse no mundo atualmente. Outra coisa importantíssimo que nós, os expositores do evangelho e espiritismo devemos ter em vista: quem tem que brilhar é o evangelho, Jesus e a mensagem dos nobres mentores da humanidade, não os "carteiros", que somos nós. Se em um evento eu me destacar mais que o conteúdo ou a mensagem do Mestre, algo não está nos trilhos. O personalismo nunca é bom companheiro, não é mesmo? Isso soaria como um comentário em que alguem dissesse "ele fala bonito mas não entendi nada".

Bom, perdoem-me passar tanto tempo falando disso mas foi uma maneira de colocar para os que me honram com sua presença neste nosso espaço de luz e entendimento um pouco de mim, sobre o que penso à respeito. E externar para voces o quanto estou contente pelos convites que recebo para visitar estes locais mais distantes. Peço, até, desculpas aos amigos do sudeste e sul do país por estar restringindo minhas idas àquelas regiões. O motivo é que acho que eles tem mais opção de expositores muito bons, qualificados e tudo mais. Aqui, no Norte e Nordeste, as dificuldades são maiores. Estive há pouco na região sudeste, indo até o sul de Minas, no entanto, corações generosos e dedicados de Franca e região dos lagos, no Rio de Janeiro, bem como do Espírito Santo aguardam que eu possa atender novos convites para suas cidades. Sou grato pelos convites e espero, em breve, poder estar aí com voces. Blumenau tambem me honrou com um carinhoso convite para sua semana espírita mas não tive espaço na agenda. E minha querida Jusselma, grande oradora, que aguarda minha ida à Belo Horizonte? Quem sabe no próximo ano?

A verdade é que priorizo, sim, nossas cidades mais interioranas e menores. Sei que os amigos compreenderão isto. E me conforto dessa maneira. Contar com o entendimento dos amigos do sul e sudeste por não ter tanta frequencia em suas cidades é uma benção. Voltarei em breve à São Paulo e Minas Gerais. E espero retornar ao Rio de Janeiro, atendendo, finalmente, os amigos da região dos Lagos. Tudo está nas mãos do Alto. O meu querido amigo Alamar Régis, que tanto admiro e anseia minha ida para um tempo mais longo pelo sudeste, vai ter um pouquinho de paciência com este coração que o tem em grande consideração. Confiemos em Jesus.





7 comentários:

  1. E como estamos ansiosos e felizes por sua vinda!
    Próximo dia 28 e 29, Coruripe e Piaçabuçu estarão em festa.

    Deus te ilumine sempre em sua jornada.

    ResponderExcluir
  2. Realmente amigo o nosso povo do Norte e Nordeste precisam desta fonte de conhecimento através da
    Doutrina Espirita porque ela abre o caminho para
    novos horizontes fazendo com que nós saibamos o
    porque e pra quer de estarmos aqui neste planeta
    de tantas dores sofrimentos sem falar dos
    momentos felizes em que somos agraciados porque
    faz parte da nossa jornada evolutiva. Tenho
    certeza que o povo do Sul vai entender tudo isso
    que vc falou porque o nosso povo interiorano
    precisa muito deste acolhimento espiritual a luz
    da Doutrina Espirita pessoas simples humildes que apesar das dificuldades nos recebem com
    tanta alegria que só faz bem ao nosso coração
    e que muitas vezes nos serve de lição. Que a
    Doutrina Espirita seja divulgado aos quatro canto do mundo e que vc amigo possa fazer este
    trabalho divinamente com muito amor carinho
    como vc bem sabe fazer!!!!! Abraços!!! Muita luz!!!!! Bejin!!!

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo, nós de Frei Martinho, estamos eufóricos, e, o pessoal de Picuí, é pura ansiedade. Ficamos muito felizes em saber que desejas continuar dividindo essa sua missão(espalhar estrelas) com este interior maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Estramos muito felizes pela sua vinda à Picuí -PB, pois a nossa região acarenta de uma palestra espírita.Nossos corações contenta com a sua presença para enchermos de amor,através do evangelho de Jesus Cristo.Que a paz e a luz te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  5. Seja bem-vindo a nossa querida Picui -PB.Ao sabermos da vinda de Vossa Senhoria, nossos corações estão radiantes de felicidades.

    ResponderExcluir
  6. Seja bem-vindo a nossa querida Picui -PB.Ao sabermos da vinda de Vossa Senhoria, nossos corações estão radiantes de felicidades.

    ResponderExcluir
  7. Fred. Esperança te espera, por coincidencia dia 01 de Dezembro, é o dia da Emancipação política da cidade, Você será bem vindo, suas palavras serão um presente para nossa acolhedora gente.
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir