Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PASSAGEM DO TEMPO

Pensei escrever mais uma crônica e desejava encontrar um tema que me fosse diretamente ligado e pudesse servir de interação com a vida de muitos. O que me veio, então ? a passagem do tempo. Sim, ele, o grande organizador das coisas, ainda quando ele, aparentemente, desorganiza. Ao me defrontar com o tempo, verifico o amigo que é. Agora com 53 anos de idade e percebendo as naturais alterações que estas décadas vividas na carne propiciaram, não apenas no que diz respeito ao corpo mas, sobretudo, no que tange à cabeça, sentimentos e emoções, observo o quanto de proveitoso podemos obter da experiência.

Os anos vividos vão abrindo sulcos na alma. Vão gerando uma certa serenidade, um certo domínio das inquietações próprias das idades mais novas. Desde que me entendo de gente que escuto ou leio sobre o fato de que saber envelhecer é uma arte. É verdade. Uma arte cujo aprendizado, por mais árduo que seja, é compensador. Claro que, com a idade que tenho presentemente, não sou um ancião. A reflexão é em torno daquele rapaz, quando, aos vinte anos iniciou suas atividades espíritas na presente encarnação. Não dá, já agora, para não recordar tantas emoções e experiências maravilhosas vividas. O que não foi bom, foi devido aos meu erros ou necessidades trazidas para o aperfeiçoamento de que tanto preciso.

Olho para trás sem perder o olhar  para frente. Creio que esta é uma técnica no aprendizado para viver sabiamente a passagem do tempo. Olho para trás para ver que valeu à pena e identificar o que deve ser modificado adiante ou agora, o que ficou de lição, o que deveria repetir e o que não deveria. E olho adiante para entender que a vida é dinâmica e não se deve parar no tempo, afinal, ele não pára em nós. Muitas coisas acontecerão, ainda. Muita emoção e situações a serem experimentadas.

Muitos amigos! Ah, eis a jóia mais preciosa destes anos todos. Amigos que atravessaram as épocas e se fixaram, definitivamente, no meu roteiro de vida. Almas que me ofertaram grande carinho e a grandeza de sua indulgência, por isso, conseguiram e conseguem me amar mesmo sendo quem sou, mesmo eles reconhecendo as imperfeições que trago.

Alguns desses corações já retornaram ao mundo espiritual. Voltaram ao grande lar. Deixaram em mim um grande vazio, feito de saudade mas uma saudade luminosa. Muitos nomes. Muitas vidas. Muitos que eu amo. Se eu pudesse rogar à Deus alguma coisa, apesar dEle me ofertar tanto, seria que me permitisse, ao desencarnar, reve-los de imediato. De um coração muito querido da minha adolescência até os que mourejaram comigo, me amparando na jornada espírita, desde os primeiros passos as recordações vibram em mim.

Mas não se resume à essa saudade a importância da passagem do tempo. O acúmulo de vivências, ainda que marcada pelos desacertos ou pelas amarguras, representam edificações na alma. Meus olhos me falam, diante do espelho, essas vivências. Minhas rugas e os cabelos grisalhos atestam o tempo e seu belo e seguro caminhar. A matéria se deteriora, o espírito, não. A não ser moralmente, porem, quando se corrige, rejuvenesce. Sinto-me com mais vida nesta quadra dos anos. Mais e muitas vidas. Mais vontade de amar. De aprender. Algo a arrepender? sim, não poderia ser diferente. Claro que sim. E não serei presunçoso ou soberbo de dizer que não. Algumas coisas deveria ter feito diferente. Outras, nem deveria ter feito. Penso, apenas, que a maioria das coisas faria de novo. E outras procuraria fazer melhor.

Essa é a doce inquietação, que considero importante, a fim de que a alma não se acomode e pense que já fez o que tinha de fazer. E o pior: que teria feito tudo certo, da maneira mais adequada. Somos humanos, porem, essa é a bela condição de ser humano. Não desejaria  perder essa condição. Claro que isso não implica não querer atingir o próximo estágio mas é que estamos muito distante de  atingir a plenitude da condição humana, não é mesmo ?

Bom, esse quase ancião já deve estar ficando chato para quem o lê. O tempo e sua sabedoria, no entanto, deve ser visitado. Ele nos visita, isso é certo. Evolução, esse o nome que ele, o tempo, deseja que alcancemos. E o faremos. Olhando para sua passagem em minha vida atual, sei o quanto, em todos os sentidos, ele me foi amigo. Sábio amigo. O tempo significa mensagem das leis de Deus, apontando para onde devemos ir, onde devemos chegar. É preciso, porem aproveitá-lo sabiamente.

2 comentários:

  1. Amigo o tempo é o nosso grande professor a vida é uma grande
    escola e nós somos os alunos em busca de aprendermos através
    dos ensinamentos que ele nos proporciona a todo momento e a
    todo instante temos que aproveitar da melhor maneira possível
    para que possamos ser pessoas melhores e evoluídas em nossa
    caminhada. Abraços e muita luz!!!!!

    Para Refletirmos!!!!!

    Cortar o tempo

    Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
    a que se deu o nome de ano,
    foi um indivíduo genial.

    Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

    Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
    Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente
    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Belíssimas palavras... Tomara que o amigo tempo seja um pouco generoso comigo. Não tanto quanto foi para você... mas que me ensine a aquietar o coração.

    ResponderExcluir