Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

CARENCIA DE CIVILIDADE

Tenho postado aqui em nosso espaço de reflexão, a preocupação que me invade quanto aos caminhos que o Brasil vem trilhando. Os níveis de ausencia de civilidade são alarmantes. Temos uma sociedade extremamente violenta, com altos níveis de assassinatos e depredações. Mata-se com grande frieza e pessoas que deveriam dar exemplo como líderes, defendem como algo "progressista" os rolezinhos violentos, anárquicos, agressivos. Afirmam os que alimentam os confrontos sociais que estas posturas representam a mente aberta. Aberta para o que?

Não há país que funcione sem observância de leis, leis estas que sejam cumpridas e sirvam para todos. Todos as nações que deram certas, que alcançaram alto nível de equilíbrio e civilidade, são atadas às leis, a educação, a correção, a justiça. O Rio de Janeiro, que será sede das olimpíadas em 2016, foi palco ( mais uma vez) de uma cena de bárbárie terrível, com o rapaz de 15 anos sendo acorrentado em praça pública, despido, pelo furto que havia feito. E como não lembrar da menina Maria Clara, queimada pelos atos selvagens no Estado do Maranhão?

Outras atitudes dos governantes produzem sensação de desrespeito e impunidade, tais como os "passeios " da comitiva presidencial que, ao retornar de Davos, na Suiça, fez uma parada "técnica" em Portugal, justificativa esta desmentida pelo próprio governo portugues. As autoridades brasileiras faltaram com a verdade ao dizer que foi uma parada de última hora, inesperada mas, segundo o governo lisboeta e a direção do restaurante onde a presidente jantou com sua comitiva, já havia sido feito a reserva dois dias antes da chegada das nossas autoridades. Ou seja, foi uma parada programada, com gastos elevadíssimos num dos hoteis mais luxuosos de Portugal - diárias de cerca de 27 mil dólares. O problema, alem dos gastos excessivos, é  a atitude de negar ou dizer algo que não corresponde à realidade. Quando os "líderes" mentem, o que esperar de grande parte dos liderados?

Na esteira do grande desconforto, perfazendo uma sociedade atabalhoada, explodiu a notícia da implantação de um porto em Cuba, governado ditatorialmente, pelos irmãos Castro há mais de 50 anos. Foram mais de um bilhão de reais investidos no porto cubano, enquanto nossos portos convivem com falta de estrutura adequada, temos infraestrutura nao só portuária mas de estradas, aeroportos, etc, precária. O dinheiro empregado em outro país, que alem do mais, é uma ditadura longeva, faz falta para muitas carências que temos em nosso país.

Sem educação, saúde, segurança e respeito não sairemos da barbárie em que nos situamos. Por mais que esta colocação nos cause desconforto, lamentavelmente, é a realidade. O caminho que trilhamos, repito, espiritualmentye, é perigoso.

2 comentários:

  1. Parabéns , disse tudo, gostei muito e concordo com a narrativa.

    uma abraço
    Catarina

    ResponderExcluir
  2. Fred a carencia do nosso amado Brasil é total infelizmente vivemos
    no País que falta tudo por inconpetência nossa por não sabermos
    escolher os nossos governantes espero que nesta próxima eleição
    estejamos pronto para votar o problema são os replay que o povo
    adora por isso ou por aquilo recebeu aí tudo bem quando é depois
    vem a reclamação aí eu acho é tome eu mesmo não repito.Eu mesmo tenho medo de viajar tenho medo de tudo porque aqui
    em Maceió a violência está grande demais cruz credo. Espero
    que este quadro mude porque do jeito que se encontra não dar
    para continuar Afffffffffff!!!!!!! Amigo um inicio de semana de muita
    luz paz e prosperidade!!! Beijos no coração!!!!

    Vamos que Vamos!!!

    Feliz mais esse dia que esta se iniciando, junto com uma semana prometendo glorias e muitas conquistas!!!
    Levante a cabeça respire fundo e sinta como é maravilhoso viver. Paz e Bem a todos.
    Celso Ricardo Marabisa

    ResponderExcluir