Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

JOVENS DESEQUIPADOS E A FAMÍLIA

A grande turbulência que envolve os lares merece de especialistas, profissionais da área de psicologia, pedagogos e médicos, alem de religiosos, uma atenção aguda face as consequencias advindas dos conflitos desencadeados dentro deles. O grande número no aumento de crianças e jovens vitimadas pela depressão tem acendido o sinal de alerta na sociedade e nas academias. O que estaria ocorrendo para um fato tão doloroso como este devastar famílias inteiras?

A presença da drogadição crescente é outro sintoma de que não podemos esquecer de devotar um olhar epecial sobre a família. Ela é estrutural na conquista da paz e da saúde emocional dos seres humanos. Lamentavelmente, as famílias atuais, com as execções de praxe, vem se esquecendo de colocar Deus nos arcabouços de sua intimidade. As crianças estão substituindo, por exemplo, a oração pela internet antes de dormir. E os tablets vem ocupando cada vez mais espaço na vida das "relações", se é que estas ainda se mantem. Muitos jovens já não dialogam entre os familiares e, até mesmo, aquelas amizades maravilhosas que tínhamos anteriormente, vão desaparecendo, construindo-se as amizades virtuais que, na verdade, não são amizades.

Este final de semana, um amigo narrava sua angústia e frustração pelo fato de uma pessoa que ele havia admitido como amigo em seu face book, todas as vezes que o encontra no mundo real nem mesmo lhe cumprimentar. Estava chateado, dizendo que o iria excluir do rol dos "amigos" (?). Nossas crianças e jovens, cada vez mais desequipados de Deus, desprovidos de valores de profundidade, estão crescendo sem saber lidar com a afetividade e, tambem, com as perdas. E não há experiencias reencarnatórias dem aquilo que chamamos de perda.

Muito da depressão que infesta a vida de milhões nasce da ausencia de valores mais amplos e superiores, dessa desequipagem emocional para superar desafios e dessa consciencia de Deus. Os jovens, cada vez mais prisioneiros da superficialidade, da comunicação rápida e imediatista dos tablets, alimentados por falsos valores de sucesso material e sem aquele campo de proteção da família, cada vez mais separada pelas múltiplas atividades profissionais, se entregam à dependencia emocional de "coisas", sejam eletrônicas ou qualquer outro material. Não sabem lidar com as dores, os dissabores, os desafios. São como frágeis flores sem poder de reistencia ante um vento mais forte, quanto mais uma tempestade provacional.

Claro que este texto não é uma apologia ao atraso, um combate às conquistas da tecnologia. São conquistas magistrais e que, se o ser humano souber utilizar, tirará proveito para a evolução da Terra, materialmente falando. O problema é quando achamos que isso pode substituir aquilo que compoe nossa natureza. Somos espíritos e enquanto essa realidade não conduzir as aspirações humanas, conviveremos com essas inúmeras tragédias emocionais que vitimam grande parcela da humanidade.

A família é fundamental para o processo evolutivo da alma. Observamos que algumas idéias políticas e  filosóficas minam a idéia da importância da família. E a existencia voltada apenas para o "ter" solapa o tesouro familiar. Onde o afeto não pontifica, em forma de respeito ao outro e de acolhimento, voce tem feridas emocionais profundas e fragilidades psicológicas de grande magnitude. Almas em frangalhos desde o berço se candidatam à adultos atormentados, inseguros e infelizes, cheios de temores e conflitos. O magnetismo do outro no seio de uma família que valoriza o sentimento e insere Deus em seus valores, é algo indescritível, enchendo de bem estar e estímulos confiantes os seres, auxiliando na superação dos desafios.

Valorizemos a família, estudando-a em seus fundamentos sagrados, compreendendo sua força de amparo e norteamento. E equipemos nossos filhos com a presença do Criador. Não nos arrependeremos disso e entregaremos à sociedade um ser humano mais ajustado, capaz de colaborar para uma civilização mais rica de conteúdo moral. Teremos a certeza de que nossos filhos estarão equipados com o amor para vencerem a si mesmos, ajudando a civilização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário