Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

EXPANSÃO DA CONSCIENCIA

Em meio a esse turbilhão de lutas e dores, em verdade, a consciencia do ser humano vai sendo instigada à expandir-se. É caminho natural. Lei do progresso. Claro que essa expansão não é uniforme, homogênia. Não, não é. Depende do grau de maturidade de cada alma. Os acontecimentos, no entanto, não permitem o ser humano permanecer indiferente no que tange as mutações aceleradas e os desafios cada vez mais incisivos à sua inteligencia.

Seja nas experiencias do dia a dia, seja nas buscas efetuadas nas várias escolas espiritualistas, ou seja ainda no campo das ciencias, a mente humana não para de sofrer estímulos para mudanças de paradigmas, para alteração na sua forma de encarar a vida, de ve-la e de interpretá-la. Recordamos uma frase maravilhosa de Albert Einstein, o magnífico físico da teoria da relatividade: " Quando uma mente se expande, não volta mais ao tamanho anterior".

A alma não regride. Esse postulado espírita está em sintonia com a frase do grande cientista. Expandir a mente, a consciencia, é ampliar sua visão do universo, seu olhar sobre si mesmo, e sua compreensão de Deus, ainda que, até mesmo, a pessoa afirme não aceitar Sua presença como Força Criadora. Quer aceite ou não, a medida em que nós crescemos, expandimos a consciencia, nos aproximamos da divindade. Não recordo agora qual foi o cientista que disse: " Pouca ciencia nos afasta de Deus, muita ciencia dEle nos aproxima". É fato.

Ao nos determos no desenvolvimento dos valores espirituais que nos compõe o ser, verificamos que, a medida em que o espírito avança na senda da evolução, mais se distancia de aparantos externos no que concerne às convicções religiosas. E mais patente para ele se torna que o ser vale pelo tanto que ama, que torna-se generoso, e não pelo templo que frequenta. Mais vale a espiritualidade praticada do que a religião apenas idolatrada, seja ela qual for. Estar em Assembleia num templo religioso é bom pois alimenta a alma com as vibrações dos que comungam de suas crenças, no entanto, mais alimenta a criatura a consciencia cada vez mais em harmonia para com as Leis universais, leis do Amor.


Um comentário:

  1. Você escreve tão bem sobre a espiritualidade,te admiro muito, você escreve em uma linguagem de fácil entendimento. Parabéns.
    Também gosto de suas palestra, não há dificuldade nas suas interpretações.
    Irmão você tem uma bela missão
    Catarina

    ResponderExcluir