Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O SOFRIMENTO DO POVO DA VENEZUELA

Os estudantes e uma parte do povo da Venezuela encontram-se nas ruas das principais cidades daquele país irmão. Protestam contra a crise em que vive o país. Crise econômica e social. O problema é que os protestos estão sendo reprimidas de maneira brutal, esmagadora, terrível. Estudantes estão sendo mortos e até tiros de canhão são disparados contra a multidão. A imprensa brasileira, com raras exceções, não divulga mais amplamente o que está ocorrendo por lá.

Os defensores do governo de Nicolás Maduro dizem que estão procurando manter a ordem. Não me parece ser verdadeira a colocação. As poucas imagens que nos chegam através de gravação de celulares, mostram passeatas pacíficas e a violência com que são rechaçadas pela polícia e pelo exército. A Venezuela já é uma ditadura. O atraso de todas as conquistas sociais e políticas que temos na democracia. Se o governo estivesse mantendo apenas a ordem, por que censurar a imprensa local para que não se divulguem notícias e muito menos imagem da repressão? o que se precisa ser feito às escondidas não pode ser coisa boa.

Quando se tenta censurar a imprensa é sinal de que as intenções não são boas. Toda ditadura censura a imprensa. A treva não gosta da claridade da luz, óbvio. E o que me entristece é o silêncio do governo brasileiro sobre o massacre a que se submete os venezuelanos. Pior: o Mercosul, que se transformou, apenas, em núcleo de países alinhados com a mesma ideologia, emitiu nota de apoio à ditadura de Maduro contra os estudante

Sempre, em minha vida, defendi a liberdade em todos os sentidos. De expressão, de crença, política, etc. Nunca consegui acreditar em algo que precise de usar a força para ser aceito. Quando o Brasil viveu o chamado regime de exceção (período militar ), caracterizado como ditadura exatamente porque calou o congresso nacional e a imprensa, mesmo jovem, ao lado de minha família e amigos, na cidade do Cabo, escrevia artigos, peças, poemas, para que nosso país alcançasse a superação dessa página e a democracia fosse vitoriosa. Ainda não estava no meio espírita  embora já fosse espiritista. Tinha por volta de quatorze, quinze anos de idade. 

Não me prendo a rótulos para mim limitadores e sem sentidos como direita ou esquerda. E não entendo pessoas que combatem ditaduras da chamada direita mas apoiam ditaduras  da chamada esquerda. Quem ama a liberdade e o respeito ao indivíduo não o faz pela metade. Ditadura é um mal em qualquer espectro político, de direita ou esquerda. Cuba é a mais longeva ditadura da América Latina, parada no tempo e com pessoas presas por não comungar dos ideais de seus governantes. Na África, ainda existem ditaduras militares, tão nefastas ao povo quanto esta de Cuba ou da Venezuela. O ser humano livre, vivendo numa sociedade que respeita as buscas de cada ser, com seus administradores empenhados no progresso da sociedade, comandadas por leis humanísticas e o mais próxima possível das Leis de Deus, eis o objetivo que devemos buscar.

O povo da Venezuela precisa de solidariedade. O Brasil sempre primou pela solidariedade. Agora, o silencio ensurdecedor. Mas, daria mesmo para esperar algo diferente? Que a paz chegue à Venezuela e que mais sangue derramado seja evitado no país irmão.

Um comentário:

  1. AMIGO FRED.
    Me preocupa esse silêncio do Brasil, será que estamos atolados em uma Ditadura de Esquerda, que compra através de esmolas os votos para se perpetuar no poder.
    Assino em baixo toda sua matéria, vamos em busca da paz através de consciências livres.
    Abraço Fraterno
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir