Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A LINGUAGEM DE DEUS

O Dr. Francis Collins, um dos maiores cientistas da atualidade e considerado o pai do Genoma Humano, pelo fato de ter sido o cientista - comandante  das equipes que conseguiram mapear o genoma, escreveu um livro com o título que encima esta postagem. Nele, Collins fala de sua crença em Deus e que a sua ciencia avançada lhe fortaleceu a convicção no poder do Criador. Escrito numa linguagem agradável, de fácil entendimento, passeia o pesquisador sobre os conflitos entre conceitos religiosos, filosóficos e científicos de maneira extremamente interessante.

O autor narra que já fora ateu no início de sua jornada e descreve o que o levou de volta à convicção da força criadora divina. Informa, ainda, a existencia de uma instituição chamada Associação Academica Científica, localizada nos EUA, que agrupa, como o nome indica, MILHARES de cientistas que acreditam em Deus, dentre eles, biólogos, bioquímicos, físicos, engenheiros, etc. Isto mesmo, milhares de homens de ciencia que, do alto de suas averiguações científicas, não tem qualquer dúvida da presença da Mente Ordenadora da Vida.

Francis Collins entende que estudar o DNA é mergulhar numa Inteligência Ostensiva estruturando seus mecanismos. Na obra citada, ele fala ainda nos cientistas que seguem e defendem o chamado Design Divino. São cientistas que enxergam um desenho inteligente na constituição do Universo. Embora encontre alguns pontos falhos na teoria apresentado por este segmento científico, reconhece que possui bem mais consistencia do que o que apresenta os cientista ateus. No mínimo,. diz o pai dos estudos sobre o genoma humano, o ateísmo não tem como dizer que Deus não existe. Não possui escopo científico qualquer negativa sobre Deus dentro dos conhecimentos atuais do academicismo. Muito pelo contrário.

Em algumas colocações feitas pelo autor, encontramos diversas convergencias de suas idéias para com as concepções espíritas sobre Deus. Falta-lhe - e isto é evidente - o conhecimento do pensamento espírita, mas ele se aproxima de algumas concepções que conhecemos na doutrina dos espíritos. Lamentável o fato do espiritismo ainda ser pouco conhecido entre muitos cientistas do exterior. As idéias são próximas. Muitos cientistas enxergam já a força criadora divina mas eles não tem o auxílio do pensamento espírita. Estão, no entanto, chegando lá.

Recomendo, portanto, a leitura do livro " A Linguagem de Deus". Enriquecimento cultural e humanístico garantido, alem de espiritual, é claro.

Um comentário:

  1. Bom, venho aqui fazer algumas objeções ao seu texto referente ao livro de Francis Collins.
    O primeiro ponto que devo salientar é que Francis Collins é totalmente contra ao chamado Design Inteligente, ele sequer a considera uma teoria científica “Antes de tudo, o Design Inteligente não funciona como um modo fundamental de se qualificar como teoria científica” (A linguagem de Deus pg. 193), então sua afirmação “Na obra citada, ele fala ainda nos cientistas que seguem e defendem o chamado Design Divino. São cientistas que enxergam um desenho inteligente na constituição do Universo. Embora encontre alguns pontos falhos na teoria apresentado por este segmento científico, reconhece que possui bem mais consistência do que o que apresenta os cientista ateus.” não condiz com as opiniões reais do autor. Não existe nenhuma cosmogonia ateia, ou seja, nenhuma teoria sobre surgimento da vida ou do homem, na verdade existem teorias científicas como Big Bang e a evolução que obedecem as premissas metodológicas para serem classificadas como tais e que são adotadas por ateus (e também por muitos religiosos), e não necessariamente oriundas de seu posicionamento filosófico materialista. Francis Collins compartilha a mesma opinião dos ateus nesse sentido (fazendo uso dos seus termos), quanto a origem do universo e evolução biológica.
    Um conceito importante em epistemologia se refere a falseabilidade ( para uma asserção ser refutável ou falseável, em princípio será possível fazer uma observação ou fazer uma experiência física que tente mostrar que essa asserção é falsa.), sendo mais objetivo, deus ainda não pôde ser testado, experimentado em laboratório nem suprir todas as premissas do método científico, portanto, da mesma forma que não posso provar sua inexistência, não posso provar a inexistência de fadas, sacis, et’s e bruxas. Dogmatismo não deve existir na ciência, então, palavras como verdade e certeza, devem ser substituídas no linguajar acadêmico, prezando assim por uma retórica mais honesta com as propostas da ciência. Não pretendo entrar muito neste mérito, mas acredito que a fé resolve os questionamentos de quem crê, e a ciência é a via alternativa para os “espíritos” questionadores...
    Sem dúvida Francis Collins é uma cientista singular, fundamental no desenvolvimento do projeto genoma humano, a compreensão do seu posicionamento religioso é bastante interessante, sendo bem explicada pelo livro. Bom, espero não soar muito ríspido, gostaria apenas de salientar alguns posicionamentos como cientista, acredito que cada um pode manifestar suas crenças pessoais, mas o design inteligente, é uma tentativa desesperada por parte de alguns religiosos de refutar a evolução (a darwiniana) como mecanismo que rege os sistemas biológicos viventes.


    ResponderExcluir