Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SABEDORIA

"Quando somos enfrentados por um inimigo, uma pessoa ou um grupo de pessoas tentando nos prejudicar, podeos ver isso como uma oportunidade para desenvolver paciencia e tolerância. Precisamos dessas qualidades; elas nos são úteis. E a única ocasião que temos para desenvolve-las é quando somos desafiados. Assim, desse ponto de vista, nosso inimigo é nosso guru, nosso professor. Independentemente da motivação deles, do nosso ponto de vista, os inimigos são benéficos, uma benção." - Dalai Lama.

Essa maneira de pensar, eminentemente espirita, eminentemente cristã, era adotada por Chico Xavier, quando definia os que lhe perseguiam como sendo seus intrutores espirituais. Como avaliar o que já adquirimos senão em contato com aquilo que confronta o que somos ou achamos ser? Identificar as próprias carências é fundamental para o nosso crescimento e a forma mais eficiente é quando aparece alguem para nos fazer ver o que não desejamos ou o que os amigos, por generosidade, não desejam mostrar.

A adversidade, pois, significa poder de aferição, capacidade de avaliação sobre si mesmo, alem de possibilidade de efetuar conquistas definitivas ante os desafios enfrentados.

Um comentário:

  1. Ô Fred, como é difícil pensar e agir sempre assim diante de tantas dificuldades. Um abraço Meu Querido Amigo.

    ResponderExcluir