Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

UMA TESE

Vamos levantar uma tese. E tese ja´diz: é uma construção hipotética nascida de algumas observações e análise pessoal. Não é resposta sobre algo. É reflexão sobre um tema. Feita esta colocação que considero necessária, vamos ao que proponho.



Assistindo esta manhã ao filme "Dom Juan De Marco", com Marlon Brando e John Deep, uma parábola sobre questões da psique masculina e sua relação com a mulher, além da exaltação do universo feminino, fiquei pensando com meus botões sobre as duas polaridades de que é composto o espirito, a masculina e a feminina. Conforme encontramos na codificação e em outros livros de conteúdo elevado, a alma para atingir a plenitude necessita passar por experiencias nos dois campos das polaridades. Implica dizer que experienciamos em ambos os sexos. Bom, essa não é a tese pois está muito claro nas informações espirituais confiáveis tal informação. O que desejo colocar é que, se estagiamos em ambos os sexos, por que há casos em que existe um nítido conflito entre a polaridade predominante no ser e o seu corpo? parece-me que a imensa maioria passou pela troca de polaridade sem maiores dificuldades pois percebemos uma certa naturalidade e sintonia entre as almas e os corpos que estão utilizando. Ou será que a explicação para essa "normalidade" está no fato da maioria de nós estagiar demoradamente num sexo antes de passar para outro? ou será que a questão da aceitação do espirito antes de reencarnar não seria determinante quanto ao conflito ou não entre o corpo e a mente?



Assisti esta semana um programa em que um rapaz fez cirurgia para delinear melhor sua imagem feminina. Após a intervenção cirúrgica, o rapaz, agora ela", disse: " agora vão poder ver minha alma, ver como sou". Expressou uma realidade de sua mente. Me parece um caso ( como outros existentes ) de não aceitação de suas necessidades de inversão da polaridade. Diversos são os motivos para essa inversão. O problema é essa reação de alguns enquanto uma boa parcela parece lidar bem com o processo. Tudo nessa área é maravilhosamente complexo, profundo e delicado, parecendo querer nos impulsionar ao campo do entendimento e tolerância, humildade e generosidade para com a diversidade da experiencia humana, afinal, estamos em aprendizado para ficar sintonizado com a grande lei universal.

O conflito dessas almas em não aceitar a mudança esbarra com o motivo da alteração antes do reencarne. E deverá trazer possíveis retardamentos no processo de evolução embora a lei tire proveito para que a alma avance sempre mais. Temos aí material para reflexão, e muito.

4 comentários:

  1. Prezados,

    Em defesa da Tese...

    Acredito sinceramente no "sentimento de rebeldia" de ter que enfrentar e viver uma outra polaridade. Acredito na sabedoria divina que utiliza estas "experiências" para que possamos vivênciar: o respeito, a tolerância, o amor ao próximo. Muitas pessoas apesar de seus conflitos teem muito amor para doar, muitas pessoas confundem este amor com outras práticas e tantas outras pessoas teimam em conservar-se numa posição de supremacia, de superioridade, malbaratando a oportunidade de conviver com a diversidade, aguçando ainda mais o ato de rebeldia.

    (a tarefa de representar graficamente nosso pensamento é um tanto quanto ingrata, espero ter-me feito entender)

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. O QUE É UM COMPORTAMENTO DE SUPREMACIA? HÁ TANTOS HÉTEROS LEVANDO UMA VIDA PROMISCUA...
    FICO A ME PERGUNTAR O QUE É SER SUPERIOR OU INFERIOR NA RAÇA HUMANA. EU SIMPLESMENTE NÃO SUPORTO ESSA MANIA DOS ESPÍRITAS FICAREM CLASSIFICANDO TAL OU TAL COMPORTAMENTO DE SUPERIOR OU INFERIOR. EU ACHO QUE QUEM DEVE JULGAR É DEUS. SÓ ELE SABE O QUE SE PASSA NO CORAÇÃO DE CADA FILHO. QUE DIREITO O GUSTAVO TEM DE COLOCAR ASPAS EM ESSAS "ESPERIENCIAS", COMO SE ESSAS ESPERIENCIAS NÃO VALESSEM DE NADA NA CONTABILIDADE UNIVERSAL NA CONSCIÊNCIA DOS QUE VIVEM O DRAMA DE SER APENAS DIFERENTE?
    EU TENHO CERTESA QUE É ESSE TIPO DE OPINIÃO DESCARIDOSA E ESTERIOTIPADA QUE AFASTA NOSSOS IRMÃOS HOMOSEXUAIS DAS CASAS ESPÍRITAS. PORQUE LÁ SÃO CONSIDERADOS INFERIORES,VIVENDO UMA VIDA QUE NÃO OBEDECE AOS PADRÕES DOS "NORMAIS" DE ESPIRITOS "ELEITOS".
    É PRECISO MUITA REFLEXÃO MEEEESMOOOOO!
    SÓ ISSO.

    ResponderExcluir
  3. Querida Carol (permita-me chamar assim) e Prezado Amigo Fred,

    O termo "experiência" é no sentido de "experiência de vida" de alguns irmãos. Meus melhores amigos da casa espirita que frequento, são homossexuais. E o que você chamou de opinião esteriotipada, na verdade foi minha visão das pessoas preconceituosas, que não sabem conviver a diversidade (e também é um preconceito, prejulgamento de minha parte), perdoe-me se não me fiz entender, mas também coloque entre ( ), este meu temor. Ao demais, irei refletir bastante nas suas palavras

    Forte Abraço Fraterno

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  4. Fred,

    Penso que a troca de Polaridade não causa nenhum trauma para espíritos em equilíbrio. A inaceitação do corpo seja quanto a sexualidade ou a cor da pele ou a outro fator qualquer, são fruto da condição mental do reencarnante e do seu nível de maturidade espiritual. Podemos lembrar que o inesquecível astro Michael Jackson não aceitava a cor negra e tanto vez que mudou a tonalidade da pigentação da pele. A transição em experiências variadas são indispensáveis a evolução do ser, outras vezes, são determinantes no processo de resgate/expiação e nestes casos observamos muitas vezes um índice de dificuldade maior. A questão da inaceitação do corpo não se restringe a sexualidade, porém também a muitos outros fatores. O que achas?

    Abraços,

    Cléo

    ResponderExcluir