Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A MÚSICA DOS MUNDOS

Fitando o céu, não podemos deixar de tecer exaltação à força criadora divina. Poetas das estrelas como o astrônomo Flammarion ou o escritor Léon Denis muito bem descreveram a grandiosidade celeste. Afirmam as grandes almas, sensíveis ao concerto do Universo, que a música, linguagem de Deus, atinge beleza incomparável na movimentação dos sóis e planetas, em seu deslocamento no infinito.

Na verdade, cada mundo como que representa uma nota musical. O influxo de seus movimentos aparentemente ocorreria em silêncio, mas não! Ao invés de barulho ensurdecedor, música poderosa e suave invade as esferas. Beethovem escrevia as partituras de maneira febril, tentando, segundo ele, ser o mais fiel possível à melodia que percebia quase em êxtase. O mesmo ocorria com Bach e Mozart.

Deus se expressa na perfeição matemática do Cosmos e encanta na sinfonia eterna dos astros. A matemática rege a perfeição de toda a natureza mas ela tambem tem sua música, seu ritmo sublime. Quantas humanidades, quantos irmãos nossos desenvolvem suas potencialidades nessas esferas que mal adivinhamos! Quem sabe se suas vozes não sejam harmonia musical  ? E quem sabe seus movimentos não sejam primores da arte estética, suave música da mais encantadora virtuose da dança suprema?

Ah, a música dos mundos! quanto precisamos nos desvencilhar da matéria, de suas paixões asselvajadas, para escutá-la em sua plenitude e beleza indescritível! Quanto necessitamos avançar no território de nós mesmos, na superação das tendências infelizes, a fim de que a natureza que nos pertence se revele na imponente beleza e na felicidade que não podemos conceber! Pobre que ainda somos na ilusão das mesquinharias que não pertencem à alma!

Lancemos o olhar ao infinito e, observando as estrelas, conquanto os seus brilhos representem o passado delas, entendamos que elas expressam nosso futuro radioso. Sublime futuro nos aguarda. Maravilhoso amanhã nos espera. O Reino de Luz e amor que está em nós, deverá, um dia ser acessado a fim de que, o mais breve possível, essa magnífica realidade se concretize. Na verdade, depende exclusivamente de nós, a velocidade com que isto se dará.

Vasculhar o mundo interno à procura das deficiências que nos obstaculam a sublime ascenção. Modificar disposições infelizes por determinação ao bem. Vencer a si mesmo. Renovar-se constantemente, tal a lei e a ação que devemos efetuar para que alcancemos o grande objetivo: a evolução para mais perfeição, mais beleza e felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário