Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SEM MEDO DE MUDANÇA

Natural, no ser humano, uma certa resistência à mudança. Isso conspira, em certo nível, contra as transformações que o processo evolutivo propõe. A chamada zona de conforto, representando a acomodação das pessoas a maneira como se vive, propicia a manutenção de estágios que parecem fixar-se renitente na vida do espírito. O que Jesus falou há dois mil anos ainda apresenta-se como um desafio para todos nós.

Fácil verificar como é difícil remodelar os próprios caminhos. Fácil observar como temos dificuldade para ressignificar a própria existência. Mantemos, em muitas encarnações, posturas que nos vinculam à retaguarda. Não conseguimos dar um salto mais expressivo na jornada. Isso explica porque, em geral, o progresso se dá tão lentamente. Parece que, de alguma forma, temos medo da mudança. É como se, inconscientemente, tememos o que virá se resolvermos modificar os valores e os comportamentos. Até dizemos acreditar que seria uma mudança para melhor mas  o passado parece exercer uma força fascinante sobre o ser.

Em todos os ângulos da vida humana mudar parece tumultuar os corações.Isso se verifica na política ( quantas razões, por exemplo, não tem o brasileiro para desejar dar uma nova direção ao país? ), na família ( quantos embates desgastantes não ocorrem, produzindo sofrimento no lar, e se perpetuam pela ausência de mudança nos hábitos? ), no trabalho, quando ficamos infelizes na atividade profissional e tememos confiar numa mudança de "ares" e atividades, obviamente, após analisar e ponderar com serenidade todos os aspectos que envolvem tal transformação...

A natureza, representando a força da grande lei da evolução, exerce, então, seu poder de deslocamento do ser. A carga de sofrimento, a frustração profunda, as angústias ante provações amargas, tudo isso popde impulsionar a alma a sair de sua zona de conforto. De imediato não entendemos a finalidade de certos abalos emocionais, verdadeiros terremotos morais, no entanto, com o tempo, os efeitos aparecem. A alma se desloca. A vida muda. E novos horizontes despontam, novas claridades iluminam os caminhos. Assim, o espírito cresce. Sem medo de mudar...

Um comentário:

  1. Muito bom! O medo é um grande obstáculo que nos impede de evoluir e que precisamos de alguma forma superá-lo, pois se não dominarmos o medo, ele nos dominará.

    ResponderExcluir