Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CHICO XAVIER NO CARNAVAL

Já está um frisson o fato veiculado na imprenssa concernente à homenagem que a Viradouros, escola de samba carioca, pretende fazer à Chico Xavier no carnaval. Vamos ser objetivo em nosso pensamento: Primeiro, estamos em um país livre. Se desejam homenagear o Chico não existe qualquer lei que proíba e nem acho que cabe ao movimento espirita, por ter sua visão do carnaval, se sentir ofendido e, com uma atitude fundamentalista, tentar coibir o gesto da escola de samba. Segundo: Isso não muda nossa reflexão sobre a problemática do carnaval que, embora muitos achem simples extravasar de alegria, traz riscos muito próprios de toda sorte de excessos cometidos durante o período de Momo. São problemas de alcoolismo, drogadição, desequilibrio sexual, alto índice de violência e perversão do bom senso e da civilidade na sociedade. Claro que existem aqueles que brincam sem nada disso mas é uma super minoria. Alem disso, estes ficam expostos à atmosfera psíquica turbulenta e sombria, oriunda do nível de desajustes dos encarnados e da turba de desencarnados que aguardam, ansiosos, estes dias para mais facilmente agir sobre as paixões e o entorpecimento moral próprios da época. Lembramos, ainda, as consequencias pós- carnaval, que atinge milhões: obsssões, gravidez indesejada, abortos, depressões e crises de variada natureza.

Voltando à suposta homenagem, a escola pode faze-la. É livre, no entanto, fala-se que alguns espiritas iriam desfilar no carro alegórico. Tambem são livres para faze-lo, no entanto, creio que isso não seria compatível como pensamento espirita quanto à festa. Sempre nos posicionamos com imenso respeito aos que gostam e brincam mas fomos muito transparentes no tocante a situação. E vale ressaltar que não temos a idéia de que quem brinca está perdido, nos umbrais, obsedado e coisa que o valha. Não. Muitos brincam e guardam sua qualidades íntimas, com seus méritos adquiridos, etc. A nossa tarefa é esclarecer o que ocorre nos bastidores do evento (mundo espiritual) e o que pode advir ( os problemas citados anteriormente). E se propugnamos uma elevação dos padrões espirituais do planeta, claro que esse não é o caminho. Não precisamos ser incorente com o que ensinamos para ter essa "divulgação" de um expoente espirita. Nem ele necessita disso e nem o espiritismo. A proposta é clara. Precisamos dar um salto moral. Volto a falar do carnaval mais adiante.

10 comentários:

  1. Oi! Fred,

    Muito bem posto suas elucidações sobre esse fato, concordo com vc.

    Beijoka no Coração!

    ResponderExcluir
  2. Lúcido o comentário, como lúcido sempre foi o autor, não precisamos desse tipo de propaganda ou promoção, como também não podemos impedir. Porém, fazer parte é contra o que pregamos e a todo custo tentamos vivenciar, Chico merece qualquer Homenagem, mais bem que podia preceder dessa...

    ResponderExcluir
  3. CHICO COM SUA HUMILDADE,JAMAIS SE OPORIA A HOMENAGEM OFERECIDA A ELE , SIMPLESMENTE IRIA AGRADER E ABENÇOAR E DESEJAR MUITA PAZ A TODOS OS PARTICIPANTES.

    ResponderExcluir
  4. Na grande maioria das vezes o que se observa nesse período festivo é vulgaridade, prostituição, drogatização, crimes, assassinatos, entre outros... A meu ver acho excelente que num período assim, se divulge a doutrina espírita, pois Chico é o grande missionário do espiritismo. Creio ainda ser válido que se fale e se exalte um belíssimo exemplo como nosso amigo carteiro. Ele nós amou, e ainda ama tanto todos nós, não consigo imaginar uma alma tão pura e elevada descordando de tal homenagem.
    Bem, esse é meu ponto de vista.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Prezados,

    Certamente o desfile não sairá muito diferente do tradicional, poderemos até ter alguma surpresa, quem sabe, mas prefiro esperar pra ver a repercussão (logicamente, não ao vivo, não vou perder minha noite de sono). Quanto ao panorama espiritual da época do carnaval, estou de pleno acordo, é um momento 100% antagônico ao panorama da época de Natal.

    Forte Abraço e Muita paz....

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  6. Todas as vezes que vai chegando o carnaval sinto uma tristeza e uma ansiedade terrivel, como se algo de ruim fosse acontecer. Da mesma maneira é no ano novo. Não gosto, tento, mas não gosto. Nunca aconteceu nada de ruim nesses períodos, em minha vida, mas desde muito pequena sentia um medo inconsciênte, inexplicável dessas festas. Será talvez que essas comemorações me trazem lembranças ou sensações do passado, de outras vidas? Não sei. Quanto ao Chico, ele é melhor que tudo isso. Esse marcketing barato, essa idolatria sem nexo. Agora, imitar o Chico: aí é que a coisa pesa, fica mais dificil.

    Abraço
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  7. Fred, realmente eu não tenho nada contra pois Chico Xavier como foi uma pessoa simples, e bastante humilde, com certeza ficará muito feliz com essa homenagem. É sinal, de que ele não foi e não será esquecido sendo um desfile, com respeito dentro das normas do Espiritismo com certeza está valendo. Abraços!!!!!! BOM DIA!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. SOBRE O CARNAVAL
    Emmanuel

    Nenhum espírito equilibrado em face do bom senso, que deve presidir a existência das criaturas, pode fazer a apologia da loucura generalizada que adormece as consciências, nas festas carnavalescas.
    É lamentável que, na época atual, quando os conhecimentos novos felicitam a mentalidade humana, fornecendo-lhe a chave maravilhosa dos seus elevados destinos, descerrando-lhe as belezas e os objetivos sagrados da Vida, se verifiquem excessos dessa natureza entre as sociedades que se pavoneiam com o título de civilização.
    Enquanto os trabalhos e as dores abençoadas, geralmente incompreendidos pelos homens, lhes burilam o caráter e os sentimentos, prodigalizando-lhes os benefícios inapreciáveis do progresso espiritual, a licenciosidade desses dias prejudiciais opera, nas almas indecisas e necessitadas do amparo moral dos outros espíritos mais esclarecidos, a revivescência de animalidades que só os longos aprendizados fazem desaparecer.
    Há nesses momentos de indisciplina sentimental o largo acesso das forças da treva nos corações e, às vezes, toda uma existência não basta para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e de esquecimento do dever.
    Enquanto há miseráveis que estendem as mãos súplices, cheios de necessidade e de fome, sobram as fartas contribuições para que os salões se enfeitem e se intensifiquem o olvido de obrigações sagradas por parte das almas cuja evolução depende do cumprimento austero dos deveres sociais e divinos.
    Ação altamente meritória seria a de empregar todas as verbas consumidas em semelhantes festejos, na assistência social aos necessitados de um pão e de um carinho.
    Ao lado dos mascarados da pseudo-alegria, passam os leprosos, os cegos, as crianças abandonadas, as mães aflitas e sofredoras. Por que protelar essa ação necessária das forças conjuntas dos que se preocupam com os problemas nobres da vida, a fim de que se transforme o supérfluo na migalha abençoada de pão e de carinho que será a esperança dos que choram e sofrem? Que os nossos irmãos espíritas compreendam semelhantes objetivos de nossas despretenciosas opiniões, colaborando conosco, dentro das suas possibilidades, para que possamos reconstruir e reedificar os costumes para o bem de todas as almas.
    É incontestável que a sociedade pode, com o seu livre-arbítrio coletivo, exibir superfluidades e luxos nababescos, mas, enquanto houver um mendigo abandonado junto de seu fastígio e de sua grandeza, ela só poderá fornecer com isso um eloqüente atestado de sua miséria moral.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Fred
    Chamou-me a atenção toda a missiva de Emmanuel sobre o carnaval. E destaco aqui o seguinte trecho: ..."Há nesses momentos de indisciplina sintimental o largo acesso das forças da treva no coração e, as vezes, TODA UMA EXISTÊNCIA NÃO BASTA PARA REALIZAR OS REPAROS PRECISOS DE UMA HORA DE INSÂNIA E DE ESQUECIMENTO DO DEVER".
    É, nós e nossas escolhas. Que esses espíritas que possivelmente irão participar desta homenagem não se charfundem da atmosfera psíquica a qual estarão mergulhados. Que tenham equilíbrio bastante para sair lá de dentro sem aderências em seus perispíritos. Como disse Emmanuel, ...as vezes, toda uma existência não basta para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e de esquecimento do dever. E ainda, observo a tática das forças da treva, fazendo-se admirar Chico Xavier e através disso conseguir atrair para sua lide irmãos comprometidos com o Espiritismo para sutilmente insuflar em seus corações o 'deixa pra depois' e após o carnaval retornarem para o centro espírita querendo aplicar passes nos irmãos. É preciso pensar melhor sobre as atitudes que tomamos na vida e o desejo de servir a Jesus. Responsabilidade, Consciência sobre o que são os fluidos, em fim, há muito o que estudar.
    Um grande abraço, filho querido
    Muit Paz
    Cida

    ResponderExcluir
  10. Como diz a máxima, o bem maior que podemos fazer ao Espiritismo é sua divulgação! Infelizmente nossa inferioridade espiritual ainda cerca-nos de essências destrutivas em época de carnaval (e em tantas outras), mas é que se pode fazer no momento.

    ResponderExcluir