Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CONSTRUTORES DA NAÇÃO

Saindo um pouco das abordagens de cunho espiritual mas sem deixar de tambem ser, fiquei impressionado com um tabalho jornalístico mostrando a sociedade muito organizada da Coréia do Sul, um dos países mais avançados da atualidade, altamente informatizado, com grande renda per cápita. Na década de 60 do século passado, era um país mais atrasado que o nosso. Investiu pesado em educação, desde os primeiros anos até a faculdade. Preparou engenheiros, técnicos em informática, cientistas de vários campos e tabalhou para levar a quase zero a corrupção. O resultado é a potencia que temos hoje no sudeste asiático.

O que me encantou mais por lá foi a cultura consolidada quanto aos professores. São chamados os "construtores da nação" e, por isso, estão entre os profissionais mais bem remunerados e dos mais prestigiados. Cérebros de alta categoria sentem prazer e honra em ensinar e, dessa maneira, mantem-se o alto nível de ensino. Onde não há valorização existe "fuga de cérebros". O nível do ensino cai (quando há o que cair, óbvio). E a nação torna-se a nação do sub emprego, dos que não entendem o que lê (quando consegue ler), sem tecnologia, sem ciencia, sem engenheiros, sem patentes, sem educação. Uma nação que ainda está para chegar no futuro, que é o presente dos que fizeram a coisa certa. Vamos pensar?

2 comentários:

  1. Caro fred,

    Infelizmente estamos envoltos de um círculo vicioso onde a educação para a grande maioria da população não passa de um “faz de conta”, o Estado faz de conta que investe, o professor, mal pago e mal formado, faz de conta que ensina e os alunos, que muitas vezes vão para escola só para comer algo ou para receber um bolsa família, fazem de conta que aprendem.
    Sou professor por formação, mas só estive em sala de aula na época dos estágios, e sei o quanto é sofrida a vida daqueles que tomam o magistério por ganha pão.
    Isso tudo é muito interessante para aqueles que vivem da política, pois nada melhor que eleitores alienados para elegerem dirigentes que pensam, apenas, em ganhar dinheiro fácil. Também é valido salientar que mazelas sociais como o caos da saúde, segurança pública e educação são sempre ótimos trampolins eleitorais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fred, para afirmar ainda mais o que você disse, os laboratórios do governo da Coréia do Sul, desenvolveram e já estão em fase de testes, para ser aplicado primeiramente nas escolas de lá a tão sonhada internet 4G com uma velocidade de 600MB/s ou seja, 600x mais rápida que a nossa melhor internet banda larga que atualmente chega no máximo a 1GB. Aliás é algo muito comum no oriente o desenvolvimento de tecnologias que facilitem os meios educacionais, no Japão, esse modenzinho que usamos acoplados nos notebooks, lá, já é 7x mais rápido que os daqui(inclusive lá existem programação de TV desenvolvida exclusivamente para dispositivos móveis). Voltando a Corea, que é a Nação mais informatizada do mundo, a internet nas escolas é prática comum, conteúdos completos são enviados aos alunos pela rede, e em alta velocidade.

    Abraços fraternos!

    Tullius Aguiar

    ResponderExcluir