Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FRASE QUE ME IMPRESSIONA

Gosto de frases que marcam, definem, explicitam com transparencia um caminho. Dentro desse raciocínio, confesso que, dentre todo o evangelho, recheado pelas frases impctantes que lhe constitui as páginas luminosas, uma se destaca para refletirmos no tocante à coerencia que devemos ter entre o que acreditamos e o que vivemos. Eis a frase: "seja sua (palavra, proceder) sim, sim, não, não". Isto implica em profunda identificação entre ideal e vida. Como a nossa palavra será sim, sim, não, não, se não internalizei todo o sentido de minha adesão aos sagrados postulados da vida? quando isto não ocorre, confundimos compreensão e universalismo com concessão à quívocos, assim como cedemos à craveira comum para nos fazer igual com o todo. Ora, o objetivo é ascender para auxiliar que ocorra o mesmo com o todo que me cerca. Ser igual é não se sentir superior a quem quer que seja e não nivelar-se em níveis mais baixos de ser.
Nosso desafio é "estar no mundo, sem se misturar com as coisas do mundo". Claro que isso não é rejeição ao planeta abençoado que nos ampara a evolução. Se refere aos valores do materialismo e todo o cortejo de paixões negativos, de deixar predominar os impulsos da vida puramente animalizada. O salto para uma consciencia mais ampla solicita esforço, sinceridade de propósitos, coerencia intensa e vontade firme. Isso tudo é possível conseguirmos. O importante é querer, desejar ardentemente para que um dia possamos dizer: "não sou eu mais que vivo mas Ele que em mim vive", por mim age e penso como ele.

2 comentários:

  1. Olá, Fred
    "Estar no mundo, sem se misturar com as coisas do mundo". É, o nosso Pai Celestial usa essa pedagogia maravilhosa conosco. Colocando-nos exatamente onde precisamos estar para execitarmos o que diz esta frase. Aprendermos a dizer SIM para espiritualizamo-nos, para desmaterializarmo-nos e NÂO para o orgulho, egoísmo, vaidade, luxúria, maledicência, prepotência, ciúme, inveja, em fim, NÂO para o lado obscuro, decadente.
    É Sérgio, todos nós seremos anjos!
    Um grande abraço, filho querido.
    Cida

    ResponderExcluir