Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

IDÉIAS E FUNDAMENTAÇÃO DOUTRINÁRIA

Este espaço propõe-se em ser uma área de exposição do pensamento de progresso espiritual. É um espaço democratico. Tudo o que tenho escrito o faço com o embasamento dos fatos históricos, evangélicos e doutrinários. Alem, claro, de minhas reflexões pessoais. Isso aprendi no Espiritismo, estrutura de livre pensamento alicerçada na razão e no argumento lógico. E qual o motivo dessa abordagem, pode estar pensando os amigos do blog. Bom, quando escrevemos necessariamente as pessoas que nos leem não precisam estar de acordo. Faz parte do desenvolvimento de idéias. Não sou o dono da verdade absoluta assim como voces, queridos colaboradores deste espaço.

Vamos direto ao assunto. Uma das nossas acompanhantes do blog, diante do assunto sobre "Mediunidade de cura", postou um comentário (que não deverei postar para preservar seu nome) um tanto transtornado. Textualmente, escreveu: "Não concordo com isso. Sinceramente me arrependo de ter ido a uma de suas palestras e aproveitando a ocasião, me desligue dessa droga de blog e esqueça que eu existo". Foi quase esse o texto. Fiquei perplexo. Não porque ela se arrependeu de ter ido as minhas palestras. O que eu não esperava foi o fato dela não ter concordado com meus argumentos e não ter argumentado contrário. Ora, dizer que não aceita é muito pouco. Me perdoe mas tudo o que escrevi foi utilizando-me dos evangelhos e dos escritos de Allan Kardec na codificação e na Revista Espirita. Claro, alem das minhas conclusões pesoais. Deixei claro que a tarefa do centro espirita é a divulgação da doutrina; que não se deve concorrer com a medicina e nem transformar a casa espirita em clinica médica. Será que foi o fato histórico sofrido no cristianismo nascente que a incomodou? Não sei pois ela não especificou por que não concordava com o texto.

O embate de idéias e de visões é extremamente salutar. E deve ser feito dentro da civilidade e da cordialidade fraternal própria do ideal que estamos vinculados. Da mesma maneira como não tenho que concordar com todas as opiniões que me chegam, voces tambem não necessitam concordar comigo em tudo. Natural. Agora, embasemos nossa discordância. Não concordar por não concordar é muito vago.

O assunto já se estendeu muito. Tratei do tema para que aproveitássemos e deixássemos claro o direcionamento do blog. Lamento pela irmã nos ter deixado. Se ela, por ventura, resolver retornar, as portas estarão abertas. E se isto ocorrer, meu coração, minha amiga, vai dar uma festa. Não sei se ja nos encontramos e falamos, porem, se ocorrer, quero lhe dar um grande abraço. Quanto ao que escrevi sobre a mediunidade de cura, mantenho todo o texto, até que alguem me prove que me equivoquei.Justificar

6 comentários:

  1. Boa noite! Amigo Fred, é lamentável este ocorrido, pois devemos compreender os fatos dos acontecimentos como imaturidade de nossa irmã, não entender que os conhecimentos doutrinários nem sempre é como queremos que seja, que temos um direcionamento focado para o evangelho e para as codificações de Allan Kardec, mais sabemos que nem tudo pode agradar, sejamos firme em nosso trabalho, seu Blog nos traz muito esclarecimento do que preciso ver e conhecer, estou muito feliz por ter sua companhia em nossos trabalhos e de ter participado e ouvido suas palestra que me cai como um bálsamo de conhecimento e de amor. Muita Paz em seu coração e que o Mestre Jesus seja sua inspiração em seus trabalhos de Amor e Paz. Abraços Fraternos de Rayalla.

    ResponderExcluir
  2. Lamento muito por essa irmã, pois eu adoraria ter o prazer de ver uma palestra do Sr. mas no estado em que resido acho difícil do Sr. vim...E não querendo ser dramático mas esse Blog e as opiniões nele postado pelos demais amigos já me deram força quando eu ñ encontrei em outro lugar! Parabéns pelo seu trabalho Sr. Fred.

    ResponderExcluir
  3. Fred! Cada texto que você coloca no Blog é como se fosse um tesouro de aprendizagem.Continue amigo nos presenteando com os ensinamentos do Mestre Jesus porque é disso que precisamos.
    Abraços e muita paz para ti!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. A Doutrina Espírita é respaudada no Evangelho do Cristo, porém ao contrário de outras doutrinas ou mesmo religiões, não procura nos revelar o que queremos e sim o que precisamos e mais, ela nos mostra o caminho para o entendimento do que plantamos. Você frisou bem, a irmã não teve argumentos, talvez pelo impacto da verdade, muitos realmente não estão preparados quando se deparam com ela, a alternativa? fugir, gritar, criticar.... porém nobre amigo, tudo a seu tempo e esta irmã voltará, quando estiver preparada, e a você que nos dedica ainda mais estes momentos preciosos, muita paz e muita luz.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Fred,

    Lembrei do "Filho Prodigo", à sombra do Cajueiro... Por vezes necessitamos excursionar em outras áreas, conhecer outras realidades, viver novas experiências, aprender e empreender. Tudo sempre converge para Jesus, para o Amor.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  6. QUERIDO AMIGO FRED, LI NOVAMENTE COM MAIS CALMA O ASSUNTO ABORDADO "Mediunidade de cura" NAO VI NADA DE ABSURDO NO QUE VC ESCREVEU. A IRMA DEVE ESTA PASSANDO POR ALGUM PROBLEMA.
    É UMA OPORTUNIDADE DE PRATICARMOS A ALTERIDADE.

    ABRAÇO FRATERNO.

    JOICE & GERALDO

    ResponderExcluir