Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

NO MUNDO DOS SONHOS

Quando as pessoas sabem que somos espiritas, é ralativamente comum perguntarem a respeito dos sonhos. E quase sempre narram alguns deles, como se fôssemos decifradores deste mundo onírico. Isso é fruto, claro, do desconhecimento quanto ao espiritismo. E, na verdade, os sonhos tem sua importância, tanto a nível orgânico quanto psíquico. Alem disso, no período do sono físico a alma pode emancipar-se da matéria, ganhando uma independencia parcial da realidade fisiológica. Neste estado, a alma entra em relação com o mundo dos espiritos, podendo se relacionar com parentes domiciliados no além ou contactar com outras entidades, tanto simpáticas quanto adversárias de sua felicidade. A vida que levamos na Terra, não só aquela que se expressa nas atitudes que tomamos durante o dia mas, tambem, a vida mental que temos, é um aspecto determinante para definir nossas companhias espirituais ou o ambiente para onde vamos após despreendermo-nos do corpo no repouso físico.

A complexidade para entender o universo onírico é aumentada face ao fato que, durante essa emancipação, podemos ter acesso a uma experiencia relacionada com vidas anteriores pois os laços com a matéria se afrouxam, permitindo nesga do passado se projetar para a memória imediata. Alem disso, sonhos premonitórios podem ocorrer, ou seja, visões do futuro, graças à peculiaridade do espirito "escapar", temporariamente, do nosso espaço -tempo.

Outro fator que dificulta a compreensão exata dos sonhos é a imensa colcha de retalhos que é nossa mente, ainda não devidamente educada, favorecendo, ante a emancipação pelo sono, a projeção do inconsciente, delineando medos, temores e traumas estruturados no nosso psiquismo.

Como veem, não é fácil penetrar nesa área, no entanto, com serenidade, devemos estar atentos para os sinais que são emitidos. Eles podem indicar necessidade intrinsecas ou desafios a serem vencidos pelo indivíduo. Mas, sem neuroses. Afinal, já é um grande embate as lutas da vigília, imaginem, viver para os embates dos sonhos...

3 comentários:

  1. Oi Fred! Sou Fábio do CEAC Carpina, tive q sair rapidinho não deu tempo de lhe dar outro abraço. Foi uma honra para nós ter vc no nosso 65º aniversário. E foi muito bom ver o público sem bater os olhos. Lembrou muito o nosso ano 60º com Divaldo. Ninguém respirava p não perder nada. Estamos atualmente como diretor do dep. mediúnico e desenvolvemos um trabalho de tratamento médico espiritual nas terças feira, cuja as bases trouxemos do Centro Esp. André Luíz em Olinda (Junior Travassos), casa pela qual eu também trabalhava como médium. Gostaria muito de conversarmos sobre este tipo de trabalho em uma oportunidade conveniente para vc meu amigo. Um forte abraço, Fábio Maciel.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post. Os sonhos sempre me intrigaram e eu sempre tive sonhos diferentes. A minha mãe sempre comenta: mas tu tens cada sonho?!
    O chato é que na maioria das vezes eles são indecifráveis, pelo menos por mim.
    Quanto a sonhos premonitórios, eu já os tive sim. Nunca sonhei com a pessoa e do jeito exato que as coisas aconteceram, mas mudando a pessoa e uma ou outra coisa, sim, já tive. E nesses casos não gostei, pois não foram bons sonhos e ao realizarem-se fiquei mal ... demorei para entender que não era para eu impedir o que quer que fosse, mas se me perguntar, também não sei o porquê dos mesmos.
    Enfim, coisas que ainda estou para descobrir, aprender ... quem sabe um dia eu não tenha mais respostas.
    Abraço.
    Angel.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Fred,

    Gostaria de ver sua abordagem a respeito da Homenagem que a Escola de Samba Viradouro irá fazer ao Espiritismo e ao Chico Xavier no desfile do carnaval de 2011 no Rio de Janeiro.

    Cléo

    ResponderExcluir