Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VENTOS DEMOCRÁTICOS

O mundo assiste, impresionado, o efeito dominó que ocorre no mundo árabe. Região de muitas ditaduras, cheia de "slogans" contra o imperialismo norte americano e ocidental, sempre foi vítima do domínio opressor. Ficaram ricos a custa do sofrimento do povo e da ausencia de liberdade. Digam o que quiserem mas a democracia, com as imperfeições que a caracteriza, ainda é o regime mais adequado para o desenvolvimento das sociedades no estagio espiritual em que nos encontramos. E creio que a democracia tende a se aperfeiçoar. Ditadura, jamais. De qualquer espectro político ideológico.

Primeiro a Tunísia, que derrubou o ditador, com manifestações da população em várias cidades. Depois, o efeito dominó. Líbia prepara-se, através de manifestações populares, para comemorar a queda da tirania de Kadafi, no poder há 40 anos. O Irã vê recrudescer o movimento popular contra o Armahdnejar, o homem que quer riscar Israel do mapa. Até no Bahrein, pais próspero, surgem movimentos de protesto.

Há que devemos creditar esse momento histórico nos países árabes? Temos uma panela de pressão. Essa analogia entre os regimes opressores e a panela de pressão é perfeita. Um dia a tampa explode. O sopro dos ventos da renovação naquela região do planeta faz parte de um projeto de renovação espiritual em curso, como bem o sabemos.Um breve olhar sobre todos os campos da vida humana nos faz perceber que há transformações ocorrendo em todo o globo. Na política não seria diferente. Não deverá haver mais espaço para a corrupção e a opressão. O populismo barato, que faz comandantes dominarem o povo através de seu carisma, desaparecerá, em breve, da face do planeta. Quando menos se esperar, eis que não haverá mais espaço para certas práticas que conhecemos tão bem por aqui.

Claro que democracia não é apenas eleição direta. Por incrível que pareça, ditaduras de pessoas ou de partidos podem se perpetuar através de manipulações e atitudes escuras em plena processo eleitoral. Sem falar na manutenção de um povo com baixo índice educacional, o que favorece práticas populistas, em que não se resolvem problemas fundamentais de um país mas se mantem popularidades através da mídia e de supostos programas populares. Democracia é o fortalecimento das instituições e o império da lei. O funcionamento harmônico e respeitoso entre os tres poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - é condição indispensável para a emancipação de uma nação, alcançando o patamar de país desenvolvido. Quando ocorre a hipertrofia de um dos poderes, a democracia verdadeira corre perigo. Será que o legislativo no Brasil é independente ou subserviente ao executivo? E com as atuais nomeações do Supremo Tribunal sendo realizado pelo governante de plantão, será que temos suficiente independencia deste para julgar os desvios do executivo?

Interessante observar que grande parte desses ditadores são amigos próximos do governo que saiu do poder no nosso país. Nunca entendi por que o nosso governo vivia apoiando e cheio de carinhos para com esses regimes torturadores Quem não se lembra das frases afetuosas entre Lula e Kadafi há dois anos atrás? E entre nosso ex- presidente e o presidente do Irã? E ele, nossa autoridade maior, abraçado e feliz com Fidel Castro, ditador de Cuba durante 50 anos e que, por motivo de saúde, passou o poder para o seu irmão, Raul Castro? Sem falar na estreita amizade com Hugo Chaves, que vem promovendo a quebra da Venezuela, com seu projeto bolivariano.

E viva a democracia. Pena que muitas vidas estejam sendo tiradas pelos homens do poder nos países árabes, Seria o ideal que não houvesse qualquer derramamento de sangue. Que o sopro renovador trouxesse apenas debate de idéias e não o espoucar de armas. Mas os que querem se perpetuar no poder parecem não conhecer o valor das idéias. Mantem-se pelo terror, pela opressão. Por isso, são ditadores. Peçamos ao Alto paz para essas terras e bom senso à todos. E que os que estão no poder parem para escutar a voz da população. Não se chega a essa situação aleatoramente. E viva a democracia e a paz.

2 comentários:

  1. Prezado,

    Assistindo ao programa Transição (Rede TV, neste domingo que passou), Divaldo Franco, falou do Armagedon, referindo-se à região geografica do vale do armagedon, localizado no oriente médio. Atualmente vemos as revoltas populares, levantando a voz contra os regimes autoritários impostos (na minha visão) pelos marionetes do imperialismo NorteAmericano (tudo para garantir acesso sem dificuldade as reservas de petroleo). Logicamente também existem do outro lado (o lado anti-imperialismo), abusos de poder, castração de direitos, supressão da liberdade e outros absurdos. Esperamos porém, que a ordem se estabeleça e o povo seja vencedor, e os novos regimes zelem pela ordem e pela justiça, pela liberdade, igualdade e fraternidade.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. "Se" os governantes tomassem como espelho o Senhor Jesus Cristo, fariam tudo para transformar Poder em Autoridade. Creio que seria a partir dai que teriamos Paz, pois o mundo estariá com grandes lideres governando! PAZ PARA O MUNDO ARABE!

    ResponderExcluir