Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A MAÇONARIA INVISÍVEL

Existem as instituições na Terra e na dimensão invisível. Dentro desse aspecto, gostaria de expor algumas reflexões sobre a Maçonaria, esta instituição que desperta no imaginário popuar as mais diversas concepções, das mais intrigantes às mais macabras possíveis. Sem descer à análise dessas imagens que fazem ,não se discute que ela, a Maçonaria, sempre contou entre seus membros com personalidades importantes na história política, religiosa, filosófica e científica. Inúmeros são os fatos históricos que tiveram a participação dos maçons na sua consecução. Podemos citar, por exemplo, a revolução francesa, a abolição da escravatura e o sopro do pensamento republicano.

Mas este artigo não visa fazer qualquer abordagem referente a ação das lojas maçônicas nestes fatos, diríamos, de ordem material. Há muito me vem à cabeça idéias para serem colocadas aqui concernentes ao "outro lado" da maçonaria, ou seja, aquele que está na alma, na essência e na estruturação da base mais elevada daquela institução. Aliás, na Revista Espírita, publicada por Allan Kardec, em um dos seus numeros, há várias comunicações mediúnicas de alto teor, proferidas por maçons desencarnados, mensagens estas muito instrutivas. Não foi por acaso que o codificador as colocou em sua conceituada revista.

Não sou maçon mas sempre me chamou a atenção a aura que envolve a maçonaria. E em minhas reflexões, sinto que não chegaremos a entender essa aura sem chegar ao ideal que esta´organizado na realidade invisível. E é aí, nessa dimensão, no mundo das idéias de Platão, que nasce e verte o alimento do ideal maçônico.Verdadeira iniciação espiritual caracteriza seu movimento íntimo. Baseada em valores os mais elevados, impulsiona a busca de se entender a vontade do Grande Arquiteto do Universo, como se referem à Deus os seus membros. E visa, ainda, elevar a cultura espiritual da humanidade à partir de estudos edificantes e pela postura reta de seus proflitentes.

A sabedoria que se busca nos estudos efetuados contribui para o salto evolutivo da humanidade, gerando construtores de templos sagrados na intimidade dos seres. Penso que o compromiso dos maçons é de imensa responsabilidade tal como é àqueles que seguem as várias denominações religiosas, no tocante a necessidade de se viver o ideal em que se acredita. Seriam os maçons construtores de igrejas essenciais, de edificações voltadas à glorificação de Deus na natureza. Com sua ação, a Maçonaria contribuiria para a transformação da Terra em imenso templo, onde a verdade seria vivida na sua forma mais pura. Estaria e está no contexto das imensas transformações regeneradoras que caracteriza o atual ciclo histórico do planeta. Se os seus seguidores atuais estão à altura desse compromisso elevado e histórico, não sei. Se tem consciencia de sua importância no tocante à restauração do Bem, do Belo e do Nobre, , tambem não sei. Mas, ganharia a Terra se eles estivessem.

Há uma harmonia implícita nas estruturas basilares da Maçonaria. As formas geométricas que compõem o movimento íntimo do Universo está na argamassa que dá sustentabilidade às pilastras fincadas não só no mundo físico bem como na realidade espiritual. O conhecimento dessa realidade ilumina a mente e aquece o coração. Em seus objetivos essenciais, os maçons, alem de primar peo estudo das coisas mais sagradas, entendem que necessitam respeitar tudo isso introjetando em sua vida pessoal a moral mais elevada.

Liberdade, Igualdade , Fraternidade, eis o dístico que me faz recordar essa instituição, no mundo material. Amor, honestidade e sabedoria, eis o que me fama imensa acácia luminosa pulsando o infinito e abrigando os anseios humanos mais puros e elevados.

Um comentário:

  1. Ler suas mensagens é como estar conversando com você pessoalmente, Fred. Muito obrigado pela dedicação, pela palavra e pelo exemplo.

    ResponderExcluir