Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

MARTA E MARIA

As irmãs de Lázaro, tão famosas pelas passagens do evangelho, se destacam para um estudo do que cada um pode representar no processo da evolução dos seres. Passou para a posteridade o pensamento de que Marta teria representado o apego às coisas do mundo e de que Maria representaria a ascensão espiritual. Creio que esta não seria a interpretação mais adequada.


Em diversas ocasiões, Jesus demonstrou o imenso carinho por aquela família de Betânia. A própria Marta demonstrou, em diversas ocasiões, seu amor pelos ensinamentos do mestre. Por que, então,receberia a pecha que lhe foi imposta pela história?


Marta significaria a força das realizações práticas no mundo, aliás, ações estas fundamentais para a implantação do Reino na Terra. Maria expressa a contemplação espiritualizada, tambem importante para a consolidação, dentro de nós, das grandes realizações da alma. Jesus não perdia um só momento para consolidar em todos a certeza de que as coisas da alma devem vir em primeiro lugar. E aproveitou aquela situação para, mais uma vez, efetivar o "buscai o reino de Deus primeiramente..." Ele combateu a inquietação mas compreendendo a preocupação, naquele instante, que Marta apresentava, com receio de que não desse conta do preparo da alimentação paa tanta gente sozinha. Alem do mais, o Mestre deveria estar faminto pois viera de uma longa caminhada. O Senhor não entenderia a gentileza da irmã de Lázaro ?


Vejo em cada seguidor histórico de Jesus retratos dos diversos perfis da humanidade. Representam belos e fecundos campos de análise do ser humano. A psicologia encontrará área fértil de estudo nas diversas passagens do Evangelho. Estudar estas passagens é, de alguma forma, devassar a alma humana. Tenhamos olhos para ver.

3 comentários:

  1. Excelentes observações...

    Creio mesmo que todos têm um papel na grande engrenagem da evolução, em algumas oportunidades (fomos) somos verdadeiros adversários da evolução do mundo, da sociedade do grupo em que (estivemos) estamos situados, noutras oportunidades (estivemos) estamos numa de reconstruir os caminhos que destruímos, em outras ocasiões (sabíamos) sabemos perfeitamente auxiliar nossos irmãos de caminhada na edificação de uma existência de fraternidade, servindo ao nosso próximo nas suas necessidades materiais, seja nas necessidades morais, naquelas necessidades urgentes ou noutras não tão urgentes.
    Enfim temos no mundo, sociedade, grupo ao qual (estivemos) estamos ligados um papel a desempenhar, cuidados a tomar, ordens a deliberar, providências a seguir, nenhum de nós estamos neste mundo à deriva da coordenação divina. E trato de tempos diferentes de nossas infinitas existências em que: estivemos, estamos e ainda estaremos imbuídos de assumir o papel que nos cabe na grande engrenagem da evolução do ser.

    Espero ter-me feito entender...


    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Estive no Congresso Espírita Alagoano, tive a oportunidade de conversar com o Frederico Menezes por alguns minutos e, percebi como ele é sereno e equilibrado. Pela segunda vez assisti sua palestra e muito gostei pelo contexto da sua exposição nos dias de Congresso Espírita. Frederico Menezes,Divaldo Pereira Franco e os demais expositores mencionaram suas teses com muita eficiência. Confesso que, muito aprendi nos dias de exposição. Sou Alagoano e percebi que os irmãos de outros Estados também gostaram muito do Congresso. Parabéns ao Frederico de Menezes, ao Divaldo Pereira Franco e aos outros irmãos expositores, vocês realmente são os representantes da BOA NOVA.

    ResponderExcluir
  3. Querido filho Fred, este comentário sobre as irmãs Marta e Maria, e esta pecha imposta pela história, fez-me lembrar de Maria da cidade de Magdala e que muitos afirmam que ela era aquela mulher que tivera sido pega em adultério e fôra levada para o apedrejamento, o qual não ocorrera porque Jesus levou cada homem e mulher a refletir sobre si mesmos," Aquele que tiver sem pecado, atire-lhe a primeira pedra" e todos sairam, pois a consciência pesou. Tendo os velhos saindo primeiro. E não acredito que Maria era aquela mulher, visto que consta que ela era uma cortesã de Magdala, não era casada, então não tinha marido, haviam sim 7 espíritos obsediando-a, os quais Jesus retirou da psicosfera de Maria, e desde então ela mudou seu comportamento. Que todos possam falar da Maria renovada e do quanto que ela trabalhou em prol da divulgação da Boa Nova trazida por Jesus.O que demonstra a força interior dessa mulher, a sua dedicação, auxiliando os leprosos da época e assim como a irmã Marta que certamente meditava, mesmo em suas ocupações, nas palavras de vida eterna de Jesus.
    Paz à todos!
    Maria Aparecida

    ResponderExcluir