Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

"SIM, SIM, NÃO NÃO !"

Falta a humanidade aquele senso de equilíbrio entre tolerância e conivência. É muito próprio da imaturidade espiritual que caracteriza nossa civilização. Recordo, porem, que a chave desse equilíbrio está no limiar da coerencia, ainda que respeitando o direito que cada um tem de escolher seus próprios caminhos. E a frase lapidar de Jesus, dizendo: seja tua palavra Sim, sim, não, não!. Ou seja, era um convite à coerência, à firmeza de princípios, à segurança de convicções. Não se pode relativizar com princípios. Exemplifico: ser contra o aborto e quando surge circunstância de atestar essa convicção dentro de casa, relativizamos, ou seja, optamos pelo aborto por conveniência familiar. E assim verificamos o anestesiamento da sociedade no tocante aos males que ainda a infestam. Confundimos a indulgencia que devemos ter para com os que erram com conivência com o que é errado. Cultuamos valores cristãos superiores mas no dia a dia vivemos afastados destes.

Sim, sim, não, não! Firmeza, vivencia, entrega, coerência, respeito...quem busca o espírito não pode servir, passivamente, ao que lhe é contrário.

2 comentários:

  1. Fred, viver o que se prega é um dos grandes desafios do ser humano. Fácil falar e assumir partido cristão, difícil é viver a vida que Cristo viveu. Gostaria que detalhasse um pouco da frase mais conhecida, e julgada, do espiritismo: "Fora da Caridade não há Salvação". Creio que deve-se entender primeiramente o real significado da palavra Caridade. Alguns amigos de minha igreja, por saberem de minha identificação com o espiritismo, argumentam diversas linhas de pensamento. Dizem que a salvação não vem das obras de caridade e sim, as obras de caridade vem com a salvação. Que a Salvação vem pela Graça de Deus e não por nenhum outro motivo. Fala-se muito em Salvação, mas afinal de contas, o que seria a Salvação? Dizer que Cristo pagou nossos pecados na cruz do calvário, e que se crermos em Jesus estamos salvos? Salvos de quê? do inferno? o que é o inferno? um lugar que queimaremos no fogo por toda eternidade? São muitos questionamentos "polêmicos" nas igrejas, gostaria que vc falasse um pouco sobre esse assunto, segundo a Doutrina Espírita.

    ResponderExcluir
  2. Conhecer o certo e o errado é uma coisa, convencer-se é bem mais além. Portanto, de nada adiantará falarmos belas palavras se não há convicção íntima, e, consequentemente, atitudes vinculadas.

    ResponderExcluir