Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DEUS NÃO É SÁDICO OU OS CAMINHOS DE CARMEM

A história de Carmem me comove. É uma amiga que frequenta, atualmente, nossa Casa do Caminho. Foi atropelada há cerca de tres anos atrás na Pe- 60. Ficou mal. Quebrou a perna e passou mais de um ano para recuperar-se. Colocou gesso ( mal colocado ). Sofreu bastante. Vendia canetas nos ônibus para se sustentar. Tem filhos mas mora só, aqui em Garapu. Apesar de todo o sofrimento, nunca permitiu desaparecesse o sorriso de sua face. Mesmo quando estava chorando de dor, sorria. Escrevo isso porque eu vi. A visitava com outros companheiros do grupo.

Este ano, quando havia se recuperado das sequelas do acidente que quase tirou-lhe do corpo, cai e fratura a mesma perna. Perambula nos hospitais e, finalmente, coloca pinos na perna, não sem antes sofrer com o gesso. Muitas dores. Dores lancinantes. Alem disso, só não passou necesidades básicas porque a instituição adotou-lhe. Quanto sofrimento, amigos! Foram nove meses de angústia mas com o mesmo sorriso no rosto e uma fé maravilhosa. Sempre que chegávamos la´, falava que estava bem ou melhor. Sorria que parecia ser a pessoa mais "saudável" da face da terra. Sua casinha ( realmente pequena ) ferve no verão. Telha de zinco, piso por fazer, portas improvisadas. Doente, com a perna inchada e sozinha ali. Conseguimos alguem para lhe fazer companhia mas que não poderia dormir com ela. Pelo menos, alguem para fazer sua comida pois não podia se locomover. A Casa do Caminho procurou ser útil em todo esse período.

Agora, Carmem já caminha sozinha. Vai ao Centro, sorri como uma criança ao receber um doce. Ela é ( ou era, não perguntei ) evangélica mas dá para perceber que tudo isso que tem vivido mexeu com sua maneira de ver a vida. Creio que ela reflete com mais precisão sobre a reencarnação pois sem esse princípio, como não achar que Deus seria sádico, à ponto de escolher determinadas pessoas para sofrer sem uma "explicação" coerente, racional, lógica e que não fira sua Misericórdia ?

Não, Deus não é sádico. Ao ver, desde o início, o coração singelo e bondoso de Carmem, sua fé verdadeira, comprovada, e sabendo que Deus não é injusto, então, entendemos, pela soberana lei da Reencarnação, que nossa amiga avança no carreiro da evolução pelos caminhos dolorosos, possivelmente, organizados pelo passado ou estruturado pela necessidade de assimilar virtudes como as que ela vem demonstrando.

Deus não é sádico pois não possui os defeitos humanos. Nós é que temos as virtudes divinas e não sabemos experimenta´-las em nossa vida. Estudando a vida de Carmem, avulta a beleza das várias vidas e a destinação gloriosa reservada à todos nós após vencermos as tempestades do apendizado, tempestades estas que foram forjadas, em boa parte, pelos próprios descalabros, e as outras borrascas, pela necessidade de amadurecimento que apresentamos.

Que bom entendermos que o Senhor da Vida, o Amor Inesgotável, não é sádico.

Um comentário:

  1. Que bom ler isso, meu amigo! Pois estávamos tão cansados, sobrecarregados, depois de um dia estafante. Mas percebemos, depois do texto acima, que só temos motivos para regozijarmo-nos e agradecer ao nosso Pai querido. E jamais termos razões para reclamar ou se revoltar diante desta vida, tão maravilhosa. Caminho para a felicidade perene.

    ResponderExcluir