Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O HOMEM DE BEM

Há um texto de Kardec no Evangelho Segundo o espiritismo, precisamente no capítulo "Sede Perfeito", que provoca nas pessoas que o leem uma sensação de impotencia, de pequenez, capaz de paralizar as disposições de crescimento dos mais frágeis emocionalmente. É a abordagem feita pelo codificador em que ele enuimera diversas qualidades do homem de bem. Uma amiga pertencente à nossa Casa do caminho, aqui no Cabo de Santo Agostinho, confessou que já se sentiu um quase nada e ficou desanimada, certa feita, ao ler o texto. Claro que o objetivo do codificador não foi o de nos fazer sentir vergonha do que ainda somos. É preciso observar o contexto da abordagem e a finalidade. Ali estão relacionadas virtudes interligadas como referencia a ser alcançada ( e serão ). Mais vigorosa, ainda, é a colocação de jesus dizendo para sermos perfeitos. Dá para encarar ? Lógico que temos como entender o que Ele quis dizer. Não fiquemos intimidados pelo texto, ao contrário, enxerguemo-lo como um tônico para a jornada pois, efetivamente, o é. Buscar o que está ali é possível, solicitando disciplina e firmeza naquela direção. Conseguiremos.

Um comentário:

  1. Prezado Fred,

    Acredito que nosso 1º entendimento ao ler o texto Homem de Bem, é tomar conhecimento da nossa imortalidade e eternidade. Sendo todos nós seres perfectíveis logicamente não deveremos tomar por desculpa, nossa permanência no erro, pelo fato de termos toda uma eternidade pela frente, quanto antes chegarmos à meta estabelecida por Deus, melhor contribuiremos para a construção de um universo harmonioso.

    Ao Demais, vamos nos encher de coragem e determinação no alcance do progresso para o qual fomos criados...

    Forte Abraço

    ResponderExcluir