Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ESPIRITISMO PARA O POVO E COM O POVO

Não, não sou candidato a nada, nem o título dessa postagem tem a ver com plataforma política. É só um alerta feita pelo nosso Chico Xavier, preocupado com uma possível elitização do nosso movimento. Explico a questão: Chico, claro, apoiava os encontros, seminários, estudos, etc. Não poderia ser diferente. Só que ele estava observando o risco que corríamos ( e ainda corremos ) de enfeixar nossa dinâmica em estudos para seguimentos cada vez mais aquinhoados com nível de escolaridade, afastando-se, assim, paulatinamente, de atender àqueles menos favorecidos, não só econômica e socialmente, como, tambem, intelectualmente. Da mesma maneira que Jesus pisou o solo da Terra para dizer que ombreava conosco, apesar da distância moral entre ele e nós, convivendo com pessoas das mais variadas condições intelecto - moral, o Espiritismo está no mundo para dialogar com o ser humano de todas as condições. A mensagem do alto precisa se aproximar das massas, do povo. Claro que nem todos estão amadurecidos para o conhecimento. Isso  é natural, porem, quem de nós pode saber quem está preparado ? Alem do mais, devemos oferecer acesso para que todo coração beba da água sublime desses ensinamentos, principalmente, os aflitos, esquecidos, os mais atormentados pelas provações, os mais infelizes, necessitados de consolação. E como temos visto pessoas simples, das invasões e alagados, aliviadas, consoladas com o conhecimento espirita...!

Fiquei feliz pela matéria principal da Folha Espirita deste mes ser exatamente essa preocupação do Chico. Não dá para entender o espiritismo sem Jesus, encastelado em torres de marfim dos torneios academicos mas afastado das almas sequiosas. Creio que foi um alerta. Creio mesmo, que, em geral, os espiritas estão sempre voltados para os que experienciam às margens da sociedade. O próprio Chico foi um grande inspirador dessa nobre atitude. Fica, no entanto, o lembrete. O espiritismo veio para o povo. De todas as condições. De todas as necessidades.

3 comentários:

  1. Oi amigo concordo plenamente, todos nós
    precisamos dos ensinamentos espiritas independente de qualquer coisa.Jesus quando
    aqui esteve não procurou os ricos nem os
    sábios, ele andou com pessoas simples, como
    os pescadores, e os mesmos tornaram-se seus
    discipulos.Então se dependesse de mim, a doutrina seria popagada em praça pública, para que todos tomassem conhecimento da importância
    do Evangelho de Jesus, lógico que seria com
    objetivo e tudo organizado.Sei que para isso
    existe a casa espirita + isso seria+ uma opção
    para aqueles que não tem tempo, e que também
    tem dúvidas em relação a Doutrina Espirita.
    Fred, um inicio de semana com muita luz e paz!!! Abraços!!! Bejin no coração!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Frederico!

    Fico sempre muito feliz em acessar o seu Blog, como sempre cheias de lições que eleva a nossa alma!

    Achei bastante importante a sua opnião em relação a Divulgação da Doutrina Espírita, que está abandonando o Evangelho de Jesus, a prática da Caridade que é a base de todos nós.
    Como o nosso grande amigo Chico nos disse: ''Muitos tem a Doutrina, porém poucos tem o Evangelho''.
    Que está mensagem de reflexão e despertamento possa estar presente em todas as casas Espíritas e principalmente plantada dentro de nós, que infelzmente é a ação mais difícil.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Amigo

    Mesmo atrasada vou expressar minha opinião em relação a Espiritismo para o povo e com o povo;

    Você tocou na ferida aberta pois faz muito tempo que ando incomodada com certos comportamentos nos centros espiritas.
    A elitização: Aqueles que tem melhores condições financeiras e tem um melhor conhecimento dos estudos são tratados com mais atenção enquanto os que vêem em busca de socorro são pouco acolhido.
    Presenciei uma fato num atendimento "fraterno" que depois procurei a pessoa e falei a mesma que fraternidade é amor, atenção, carinho etc..e acrescentei que me deixava muito triste que num lugar onde se trata as dores da alma podia alguém ser tão desprovida de amor para com seu próximo, e que para Deus não existe posto nem patente....

    A verdade é que é notório a falta de humildade em alguns centros e grupos espiritas...Comigo mesmo aconteceu de está falando com uma dirigente e a mesma sem mostrar o minimo interesse ainda disse: Vá, Vá..minha filha termine logo que tenho o que fazer... disse que tudo bem outro dia eu falava..a mesma se retirou e nem soube até hoje que era de interesse do centro o que ia falar se ela tivesse deixado.

    Existe uma distância tão grande daqueles que vão em busca de calor humano, a receptividade ainda esta longe do que o Mestre nos ensinou....
    Confesso que procurei um centro onde desenvolvesse a Doutrina mais próximo do que manda o evangelho.
    Nós espiritas temos essa de que tudo é melindre, mas não é bem assim não podemos deixar de ver as coisas que estão acontecendo dentro do nosso próprio movimento com essa desculpa.

    Estou frequentando o Scheilla é uma casa de amor onde todos são acolhedores, recebem com alegria e carinho quem ali chega.

    Quero deixar bem claro que existe membros maravilhosos em todos os centros. Não vou generalizar apenas citei algo que me preocupa a falta de humildade principalmente e consequentemente o AMOR.È por isso que te admiro tanto, além de todos as qualidades a tua humildade...e carinho que tens com os mais necessitado.

    Não desenvolvo nenhum trabalho no centro espirita, mas não quer dizer que não o faça fora ,isso não importa , acolher um irmão é nossa obrigação não precisa estar vinculada a nada .

    Uma amiga me contava essa semana que ficou muito feliz com atitude do irmão e sobrinha (pai e filha são médicos) fizeram aniversário e pediram aos convidados que participaram da festa para levar como presente uma
    cesta básica para distribuir numa comunidade carente. Ela é espirita uma pessoa extremamente humilde quem eu admiro bastante.
    Falei pra ela que eu iria contar esse fato porque quem sabe outras pessoas não fazem também?E beneficia outras famílias.
    Ela só me contou porque tinha um motivo especial ,somos amiga e sei o porque da felicidade dela.Citei também esse fato pra justificar o que digo só precisa ser cristão seja em qual seguimento religioso for .

    Amigo querido jesus te cubra de bençãos e luz!!!!!!
    Mãe santíssima te ampare em todos os momentos de tua caminhada....
    Abraçoooooooooooo

    ResponderExcluir