Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

POBRE BRASIL - VAMOS ORAR

Amigos, um pouquinho de política para o blog ficar um pouco chato. Depois daquela notícia estranha de que, por decreto do governo, quem ganha a parrtir de 350 reais per capita, já é classe média ( e que comentei aqui ), praticamente acabando com a pobreza no Brasil ( um mendigo, em geral, ao cabo de um mes nas ruas de São Paulo pode arrecadar cerca de 8oo reais), agora vem os números internacionais, oficiais, sobre o desempenho dos países em termos de geração de riquezas. E o Brasil, em números reais e não de propaganda, está muito mal colocado. Nos primeiros tres meses do ano, entre os Brics ( Brasil, Russia, China e Africa do Sul ) nosso país teve o pior desempenho em sua economia. Enquanto "crescemos", apenas 0,2%, a China cravou 8%, a Rússia 4,9%, a India 5,8% e a Africa do Sul quse 5%. Em relação ao restante dos países emergentes (classe a qual pertence nosso país), ficamos tambem nos últimos lugares. A Argentina ( que enfrenta muitas tuerbulencias internas ) cresceu 4,8 %, Chile bateu em 5,6 %, México 4,6 %, Peru cresceu 6,o % e, até a Venezuela cresceu 5,6 %, ou seja,não dá para os nossos governantes dizerem que nosso fraco desempenho seria resultante da crise que atinge os países da zona do euro ( países ricos). Nosso problema é que se faz apenas política e não se tem administração. Existem projetos de poderes e não projetos para o país. O governo Lula, no meu entender, administrativamente, foi fraco: com excessão do ano 2009 em que crescemos 7 % porque no ano interior o crescimento não existiu (0% ), o crescimento da economia foi pífio e ele não fez as reformas que o país necessitava: fraco investimento em infra estrutura, aeroportos ruins, malha rodoviária entre as piores do planeta sem a devida manutenção, saúde enferma, educação entre as últimas da Terra e segurança que nem precisamos citar. Os casos de corrupção avolumando-se e a preocupação em aprovar-se o aborto e outros senões. Manteve, apenas, o que havia herdado do governo FHC e não usou seu grande capital politico, seu inegável carisma e sua base de apoio gigantesca para mudar o patamar e o nível do nosso país.

Dilma, que manteve muita coisa de Lula e não faz, tambem, as alterações necessárias ao país, é melhor que seu antecessor mas sofre do ideologismo que confunde governo e partido, alem de só ter demitido seus ministros após denúncia da imprensa e sua insistencia, levando-a a não ter escolha. Ainda tem tempo para administrar o Brasil.

A história é implacável. Popularidade muitas vezes não significa realidade. Não sei se isso será compreendido. Bom. A verdade é que o problema do Brasil não é, apenas, porque os paises europeus estão em crise ( e isso afeta ao mundo, de alguma forma, pois estamos numa economia globalizada )mas, tambem, , por fatores estruturais do nosso país, por fatores administrativos. É precisos avançar para outra maneira de se fazer política e governar. O que não é verdadeiro, mais dia menos dia, cai. Os nnúmeros ( reais, hein) não permitem engodos. Hora de orar para que os ventos da mudança atinjam, logo, essa área de nossa vida brasileira. Fundamental que novos atores do setor mudem essa arcaica maneira de se fazer....política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário